
Experimento para crianças: o que é permeável?
A pandemia da Covid19 trouxe a escola para dentro de casa e com ela a chance de vermos como nossos filhos aprendem. Eu sou mega defensora do brincar como ferramenta aprendizagem e por isso AMOOOO ver como a escola promove o aprender através do brincar. No post de hoje vou mostrar um experimento para crianças que a escola pediu para fazermos para explicar o conceito de permeabilidade.
O que é permeável?
Minha filha está no primeiro ano do ensino fundamental, mas desde cedo ela tem contato com experimentos científicos para crianças. A diferença é que, agora, ela já começa a fazer experimentos orientados, que têm a função explícita de transmitir algum conteúdo do curriculum escolar dela.
Neste ano, a escola está trabalhando os objetos e os materiais dos quais eles são feitos. As crianças aprendem sobre os materiais e as características de cada um deles. O objetivo do experimento que vou mostrar hoje é ensinar sobre o que é permeável.
Você vai precisar de:
. copo com água
. copo transparente vazio
. elástico de escritório
. 1 colher de chá
Materiais diversos, como por exemplo: papel alumínio, filme plástico, guardanapo, papel toalha, pedaço de tecido. O ideal é escolher pelo menos 3 materiais considerando o que você tem disponível em casa.
O passo seguinte é chamar a criança para brincar e explicar o que vai acontecer. Ela vai pegar os materiais, um de cada vez, e, com a ajuda do elástico, vai fixar o material no copo vazio. Depois ela pegar uma colher de chá de água, vai colocar no copo coberto, e vai ver se a água “atravessa” o material ou não.
Antes de começar o experimento em si, pergunte para a criança o que ela acha que vai acontecer. Peça para ela formular hipóteses!
Essa etapa de formular hipóteses é muito importante porque instiga a curiosidade das crianças!
Vamos fazer o experimento?
Depois que você separou os materiais, apresentou para o seu filho e ele formulou suas hipóteses e hora de começar o experimento para crianças de hoje. Aqui começamos testando o papel alumínio.
Repita o processo com os diferentes materiais para ver o que acontece. A água não passa pelo filme plástico.
Já o tecido absorveu a água.
Viu como comportamento dos materiais é diferente? Essa é a hora de explicar para o seu filho porque algumas vezes a água passa pelo material e outras vezes não. Tanto o papel alumínio quanto o filme plástico são impermeáveis, ou seja, não permitem a passagem de outros corpos, no caso a água, pelos seus poros.
Já o tecido e o papel são permeáveis, já que a água consegue passar por eles!
Pergunte para o seu filho do que é feito o guarda-chuva? Já imaginou se fosse feito de papel? O que aconteceria? E se os nossos sapatos fossem feitos de papel toalha? Daria para sair com eles na chuva sem estragar?
Hora de fazer os registros de tudo!
A última etapa de uma brincadeira de experimento para crianças é fazer o registro do que foi aprendido. Nessa hora, vale tudo. Se a criança ainda não escreve peça para ela fazer desenhos ou então gravar um vídeo, como fez a Gabi, para explicar o que aconteceu. Se a criança já sabe escrever, peça para ela deixar registrado por escrito.
Esse processo ajuda a criança a refletir sobre o que aconteceu, formular o seu entendimento do assunto, e criar um instrumento que facilita a absorção co conteúdo.
Na pasta Brincar com Ciências do nosso Pinterest, você encontra muitos outros exemplos de experimentos divertidos para fazer com as crianças.
Eu quero brincadeiras indivíduais.