10 atividades para o Dia do Folclore: simples e para fazer em casa


Quando pensamos em folclore, logo associamos ao Saci, a Mula sem cabeça, o Curupira e o Lobisomem. Mas, você sabia que folclore é um “conjunto de costumes, lendas, provérbios, manifestações artísticas em geral, preservado por um povo ou grupo populacional, por meio da tradição oral; populário”. Ou seja, é muito mais amplo! Por isso, escrevemos nosso post com 10 atividades para o Dia do Folclore: simples e para fazer em casa. Separamos atividades com esses personagens bem conhecidos e outras dicas também.  Bóra folclorear?

01 – Arte figurativa com barro ou argila

Você sabia que lindas peças como estas são feitas por figureiras ou figureiros?

As peças são feitas  utilizando as mãos para moldar o barro com técnicas que passam de geração a geração. As obras da imagem acima foram criadas por Fátima Santos, filha da também figureira Dona Lili (Maria Benedita Santos). Dona Lili era uma das maiores representes dessa arte no Brasil e, após seu falecimento, foi inaugurada em São José dos Campo (SP) uma Casa de Cultura em sua homenagem.  Tem até uma exposição virtual com as peças da D. Lili que pode ser visitada clicando aqui.

Então, depois de contar para as crianças quem são as figureiras e  sua importância para o folclore brasileiro, que tal colocar a mão no barro, ou argila, e criar uma da nossas atividades para o Dia do Folclore? Para te ajudar com ideias de como usar a argila, é só clicar aqui para ver uma matéria da Nova escola sobre “mãos na argila”.

Já para inspirar, temos essa obra do mestre Vitalino e uma outra feita por uma criança pequena, usando argila branca. A ideia era observar a obra do mestre e criar uma figura mais próxima da realidade da criança.

02 – Bumba meu boi de caixinha de leite

A história da origem do Bumba meu boi é bem curiosa e você pode conhecer clicando aqui e acessando um conteúdo do site Brasil Escola. Porém, como o Tempojunto está presente no Brasil todo e até fora dele 🙂 se você não sabe o que é Bumba meu boi pode ser que em seu Estado o nome seja outro! Olha que interessante como esse boi é chamado pelo nosso País:

Bahia: boi-janeiro, boi-estrela-do-mar e mulinha-de-ouro

Espírito Santo: boi de reis

Minas Gerais e Rio de Janeiro: bumba ou folguedo-do-boi

Pará, Rondônia e Amazonas: boi-bumbá.

Paraná e Santa Catarina: boi-de-morrão

Pernambuco: boi-calemba

Rio Grande do Sul: bumba, boizinho ou boi-mamão

São Paulo: boi de jacá e dança-do-boi

Então, seja qual for o nome, que tal esta atividade para o Dia do Folclore bem colorida e criativa? O vídeo é do canal da artista plástica Dacira Brandão. Bóra fazer esse boizinho de caixa de leite? 

03 – Boto cor-de-rosa na garrafa sensorial

O Boto cor-de-rosa costuma sair do rio Amazonas, durante as festas juninas,  e se transformar em metade homem e metade boto. Sempre elegante, vestido de branco e com chapéu, ela sai para seduzir as moças. Aliás, para conhecer um pouco da história dessa lenda, clique aqui e assista ao vídeo sobre a Casa dos Povos da Floresta que fica em Rio Branco, no Acre. O vídeo é uma aula sobre o folclore brasileiro com muitas histórias sobre os ribeirinhos, seringueiros e índios.

Agora, bóra prender o boto na garrafa? Essa ideia que vimos no instagram da @mamaenagringa é  uma ótima atividade para o Dia do Folclore, bem simples e para fazer em casa.

04 – Fantoche da Iara

Iara é uma sereia que também vive no Rio Amazonas. Ela é morena, com lindos cabelos longos e olhos escuros. Enquanto toma banho no rio ela canta uma melodia que enfeitiça os homens e eles acabam pulando na água. Bom, depois de conhecer a lenda que tal fazer esse lindo fantoche da Iara? Nós vimos essa ideia no site buggyandbuddy e é super fácil de fazer. O site é americano e por lá não tem a lenda da Iara, claro! Mas eles amam sereias e essa aqui é bem criativa! Mais uma das nossas 10 atividades para o Dia do Folclore: simples e para fazer em casa.

05 – Cantiga do caranguejo – pintura com as mãos

Sabia que muitas cantigas de roda, ou cirandas, são parte do folclore brasileiro? Sempre com letras simples, as cantigas são faceis de cantar e passam de geração para geração. Neste post aqui, publicamos uma brincadeira inspirada na cantiga do Caranguejo. Aquela do “Caranguejo não é peixe”, lembra?

Não lembrou? Dá uma olhada aqui no vídeo do Palavra Cantada e aproveite as várias cantigas folclóricas. Uma ótima trilha sonora para curtir com as crianças as nossas 10 atividades para o Dia do Folclore.

06 – Fantoche de Curupira

O Curupira tem os pés virados para trás e cabelos de fogo. Como outros personagens do nosso folclore, ele habita as florestas, mas a diferença é que ele é muito travesso. A lenda explica que ele persegue as pessoas que desrespeitam a floresta! Uau! Para conhecer um pouco mais sobre o Curupira, encontramos esse video bem legal do canal Turma do Folclore.

Depois de conhecer a lenda, que tal fazer essa ideia que vimos no @varalde.ideias: um fantoche de Curupira usando apenas papel colorido.Fica lindo e é fácil de fazer.

07 – Pulando e brincando como um SaciPererê

Uma das brincadeiras que publicamos neste post aqui,7 brincadeiras para fazer no Dia do Folclore, é ótima para agitar as crianças! Mas, antes de brincar conte um pouco para elas sobre a história desse personagem que é um dos mais famosos do nosso folclore: o SaciPererê. 

Sempre muito travesso, ele gosta de brincar com os animais e com as pessoas. À noite, ele trança a crina dos cavalos e esconde objetos, além de assobiar de um jeito estranho para nos assustar. Um sapeca de uma perna só. Então, bóra brincar e pular como um Saci-Pererê?

08 – Caça ao tesouro do Saci

Esta brincadeira é muito simples e já vem 90% pronta para você! Isso mesmo, nós preparamos as pistas para você reunir as crianças e celebrar também o Dia do Saci que é em 31 e outubro. Aliás, como o Dia das Bruxas também é no dia 31, no nosso material você encontra as duas opções de caça de tesouro, para brincar como preferir. Então, para brincar você vai precisar:

1. Do material que fizemos prontinho para você. É só clicar e baixar.

2. Tesoura

3. O tesouro (no meu caso, foram barras de chocolate)

Simples, fácil de fazer e super divertido!

09 – Serpente encantada de tampinhas de pet

Lá no Maranhão tem a lenda da Serpente Encantada. Dizem que ela vive nas galerias subterrâneas do centro histórico e ela é tão, tão grande que vai chegar o duas em que a cabeça e a calda vão se encontrar e ela vai levar a cidade para o fundo do mar! Tem ate mais detalhes por aqui. Aliás, tem até uma música do artista Zeca Baleiro que fala da serpente. Olha este trecho:

“diz a lenda que ao redor da ilha de
são luís vive uma serpente sempre a crescer.
um dia a sua cauda alcançará a sua cabeça,
e num abraço, ela destruirá e afundará
a cidade nas profundezas do oceano…”

Então, coloque a música para tocar, separe tampinhas de garrafa e clique aqui para aprender a fazer essa linda e colorida serpente!

10 – Lobisomem de pratinho descartável

Você sabia que o Lobisomem é uma criatura folclórica do Brasil, mas surgiu na Europa? Esse homem que se transforma me lobo nas noites de lua cheia já foi até personagem de filme. Mas por aqui nosso lobisomem não vai assustar ninguém! A ideia que vimos no site gluedtomycraftsblog é bem simples de fazer. Aliás, ficou fofo demais!

 

Gostou das nossas 10 atividades para o Dia do Folclore? Então, não esqueça de clicar aqui para receber as pistas para fazer a Caça do Tesouro do Saci na sua casa!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.