Kit de robótica para crianças: dica de presente bacana


Hoje eu vou contar a história do kit de robótica para crianças que faz o maior sucesso aqui em casa. Mas além de apresentar esta dica de presente bacana, quero que você reflita sobre os brinquedos que existem na sua casa. Quantas vezes você já parou para pensar se o seu filho (ou filha) tem os brinquedos que deveria?

E não estou falando sobre a quantidade de brinquedos, mas sim sobre a variedade de propostas que ele pode ter me casa.

Já vou adiantar que temos uma lista de brinquedos adequados para cada faixa etária. É um material gratuito para impressão que você deveria consultar sempre que quiser comprar um brinquedo novo. Clique aqui para baixar a sua.

Qual é o seu critério na hora de escolher os brinquedos?

Por conta do trabalho, aprendi os adultos costumam ter dois critérios para comprar um brinquedo:
. eles querem comprar o que o filho pediu
. querem encontrar um presente para uma faixa etária.

Simples assim. Pouquíssima gente pensa no que a criança precisa.

Mas quando entendemos um brinquedo como um “companheiro de brincar da criança”,  será que não deveríamos nos preocupar mais com as escolhas?

Quem me ensinou a chamar o brinquedo de companheiro de brincar foi a Nylse Helena Silva Cunha, pedagoga. Ela revolucionou a história da brincadeira no Brasil quando criou, em 1981, o primeiro espaço de brincar que se tem notícia.

Ela me ensinou a olhar os brinquedos como estímulos para desenvolver habilidades nas crianças.  A partir daí comecei a pesquisar sobre o assunto para entender do que as crianças precisam.

Dessa pesquisa nasceram a lista de brinquedos recomendados por faixa etária  que você pode baixar e o vídeo com 7 Dicas de como escolher brinquedos.

Porque um kit de robótica para crianças?

Esse kit é um exemplo de um brinquedo que eu comprei para completar a brinquedoteca de casa. A ideia surgiu quando senti falta de estímulos para construção diferente de blocos de montar.

Em 2019, participei da Lego Idea Conference e tive a oportunidade de visitar a Lego House, em Billund, na Dinamarca, cidade sede da Lego.

Umas atividades propostas na Lego House era construir um objeto capaz de deslizar por um cabo.  Eu percebi que não sabia por onde começar porque não tinha vivência de brincar de engenheira.  Na mesma hora pensei: o que a Gabi tem que auxiliaria a desenvolver as habilidades necessárias para cumprir essa tarefa? Eu conto esta história no vídeo abaixo.


Daí para chegar no Kit de Robótica para crianças foi um pulo! Comprei um Knex e a Gabi amou!

Ele vem com manual para que a criança monte estruturas seguindo o passo a passo. Mas também dá para brincar livre.

Recentemente propus para a Gabi o desafio de construir um objeto que se movesse (me lembrei da situação da Lego House). Ela parou o que estava fazendo e se empenhou em buscar uma solução.

E não é que ela cumpriu super bem o desafio? Olha o carrinho que ela fez!


E na sua casa, o que está faltando?

É lógico que o Kit de Robótica para crianças foi um exemplo de brinquedo para completar a brinquedoteca. A Gabi não teria pedido naturalmente. Eu só comprei porque senti falta de estímulos para a criatividade e raciocínio lógico. E foi um sucesso.

Agora que queria que você refletisse sobre a sua casa. O que será que o seu filho já tem? O que está faltando? Use a nossa lista de brinquedos por faixa etária para facilitar a sua análise. E complete a sua brinquedoteca no próximo Dia das Crianças ou Natal.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.