Desafio do raciocínio rápido com o cubo mágico aberto


Sou super fã de brincadeiras e charadas que desafiam o raciocínio. E acabei passando este gosto para meus filhos aqui em casa. Especialmente para a Cururuca, minha filha do meio.

Então, fazer este cubo mágico aberto aqui em casa foi uma delícia.

Se você também tem em casa filhos que gostam de brincadeiras que envolvem raciocínio, esta é para você.

*Descrição da foto: Uma das faces de um cubo mágico, com peças amarelas, verde e azuis. O cubo não está montado.

Cubo Mágico Aberto de bolso ou de mesa

Para recriar o cubo mágico no formato de tabuleiro, você vai precisar dos seguintes materiais:

Pedaços de papel colorido. 4 cores diferentes. Podemos substituir os papéis por peças de jogos de montar.

Fita crepe para montar o tabuleiro na mesa..]

Papel branco, caneta e régua para fazer o tabuleiro de bolso.

*Descrição da foto: Num fundo de madeira, estão uma folha de papel retangular branco, uma régua transparente, uma caneta esferográfica preta, blocos de Post-it nas cores rosa, azul, verde e laranja, peças de jogos de montar nas mesmas cores do post-it e um rolo de fita crepe.

Então, para começar, vamos criar o tabuleiro. Eu fiz com 16 casas, que é o mínimo do cubo mágico.

Mas é possível fazer com 9 casas. Neste caso, tem uma diferença no jogo, que eu explico mais à frente.

Aqui, criamos o de mesa.

*Descrição da foto: Mesa de madeira escura. Sobre a mesa, foram colados pedaços de fita crepe, formando 16 quadrados, sendo 4 colunas verticais e 4 colunas horizontais.

E o de bolso.

*Descrição da foto: Sobre fundo de madeira escura, está uma folha de papel retangular branca. Nela estão desenhados 9 retângulos iguais, formando 3 colunas e 3 fileiras.

Para brincar sozinho ou com os amigos

Para jogar, distribua as peças ou os pedaços de papel coloridos pelo tabuleiro. Não tem ordem certa. E, melhor ainda: quanto mais embaralhadas as cores, mais desafiante será o jogo.

*Descrição das fotos: Nos tabuleiro montado na mesa estão os post-its coloridos distribuídos aleatoriamente. No tabuleiro de bolso, feito com papel, estão as peças de jogos de montar coloridas, distribuídas aleatoriamente.

Cada jogador pode mover duas peças ao mesmo tempo, desde que estejam lado a lado, tanto na vertical, quanto na horizontal. Não é possível mudar peças que estejam na diagonal uma com a outra.

O objetivo do jogo é conseguir organizar todas as cores por linha e coluna, como no cubo mágico original. Dá uma olhada em mim jogando sozinha.

Jogo com 16 casas. Todas elas completas.

Jogo com 9 casas – só dá para jogar de uma pessoa, e uma casa precisa ficar vazia.

Como você assistiu, é possível também que seu filho jogue sozinho.

Jogo competitivo e colaborativo

O cubo pode ser um jogo de colaboração, por exemplo, quando todos os jogadores precisam trabalhar juntos, contra o relógio.

E, claro, a forma mais tradicional, é possível unir grupos para fazer uma competição saudável e de raciocínio rápido para toda a família.

Como eu curto muito jogos de raciocínio, eu uso a matemática nas brincadeiras. E se você é dessas também, pode mostrar para seus filhos como a matemática é divertida. Bricando! Tem aqui o link para um e-book com várias brincadeiras envolvendo números. Tem para crianças de 6 a 9 anos. Só baixar porque é de graça.

1 comment

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.