O que é Parentalidade Brincante e como ela afeta a sua vida


Você já ouviu falar em Parentalidade Brincante? É o jeito de ser pai ou mãe que a gente pratica aqui no Tempojunto. Ele deixa a parentalidade mais leve, fortalece os vínculos entre pais e filhos e deixa as crianças felizes, emocionalmente seguras e criativas. Leia até o final para conhecer alguns princípios da Parentalidade Brincante e entender a diferença que ela pode fazer na sua vida.

O que é a Parentalidade Brincante?

Nós criamos este termo para nomear o estilo parental que transforma os momentos diários que temos com os filhos em oportunidades de aprendizagem. De um jeito natural e divertido. Sem pressão, sem culpa sem estresse.

De um jeito brincante, nós conseguimos que nossos filhos aprendam habilidades essenciais para a vida, como ter pensamento crítico, lidar com desafios, saber se comunicar e regular as emoções. E ainda deixamos a parentalidade mais leve.

Quais são os princípios por trás da nossa filosofia?

  1. A atitude dos pais contribui para as crianças irem bem na vida.

Eu não conheço um pai ou mãe que não quer ver o filho ser feliz e bem-sucedido. Sendo sucesso o fato de não usar drogas, manter relacionamentos saudáveis, conseguir se realizar com uma profissão e conseguir fazer boas escolhas.

Isso não acontece por acaso.

A ciência já provou que os adultos são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Todos nascemos com uma carga genética que define parte do que podemos ser.  Nosso temperamento, por exemplo, nasce com a gente. É como se viéssemos ao mundo com a planta baixa da “casa” que podemos ser.

Só que a planta baixa é apenas o começo. Ela não define quem vamos ser de fato. A casa precisa ser construída. Isso acontece a partir do afeto e dos estímulos que a criança recebe, principalmente durante a Primeira Infância, período que vai do nascimento até os 6 anos de idade.

2. Habilidades podem e devem ser aprendidas desde cedo.

Não é preciso recorrer a programas caros, materiais ou equipamentos para promover essas habilidades. Podemos fazer isso a partir das interações diárias que temos com os filhos. Os breves momentos de diversão fazem diferença. É nunca é tarde para começar!

Por meio das interações diárias com os filhos podemos ensiná-los a prosperar e desenvolver suas habilidades para que serem mais saudáveis e felizes. Não importa a idade da criança.

3. As brincadeiras ensinam habilidades essenciais para a vida.

BRINCAR = APRENDER. Simples assim.

Se você ainda alguma dúvida sobre o quanto a brincadeira é importante, pode ler qualquer entrevista que fizemos ao longo dos anos sobre desenvolvimento infantil através do brincar.

E o que é melhor, a brincadeira faz bem para o adulto também. Todo mundo precisa da brincadeira para ser feliz.

“Brincar molda o cérebro, abre a imaginação e revigora a alma” — Stuart Brown

A parentalidade brincante faz a sua vida mais feliz.

Quando a gente pratica a parentalidade brincante, o dia a dia fica mais tranquilo. Isso se reflete no nosso relacionamento com os filhos e na forma como eles interagem com o mundo.

Para a Gabi, minha caçula, todo objeto da casa pode virar brinquedo. E em cada brincadeira diferentes habilidades são exercitadas.

Os copos descartáveis viram torres, num exercício de paciência e raciocínio lógico.

Mas também são obstáculos de um percurso montado na sala.

Almofadas formam a trilha para atravessar o “rio caudaloso”.

Um simples passeio pela rua vira experimento científico. Como será que a folha ficou assim?

Basta passar um tempinho navegando aqui no site para a ver a parentalidade brincante em ação. Tanto quando abrimos um espaço na agenda só para brincar, quanto quando trazemos a brincadeira para a rotina, já que tempo é um recurso difícil de arranjar.

É muito mais fácil enfrentar os desafios do dia a dia quando ficamos longo dos gritos e adotamos uma forma divertida de olhar para o mundo. Como fazem as crianças.

Se você quiser saber mais sobre o assunto e aprender a praticar a parentalidade brincante, recomendo começar vendo nossos conteúdos sobre Atitude Brincante. Temos posts e um podcast rapidinho para você ouvir em qualquer lugar.

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.