Guia Tempojunto para escolher o melhor brinquedo para seu filho


Escolher o melhor brinquedo para uma criança é bem mais que entrar em uma loja ou site da internet, comprar rapidamente a primeira opção que aparecer e sair rapidinho.

Mas também não precisa ser uma dor de cabeça.

Há um meio termo, entre comprar o que eu vi nas propagandas e ficar horas na frente das prateleiras sem saber o que fazer.

E o segredo é sabermos quais as principais características temos que ter em mente sobre o brinquedo na vida e no desenvolvimento das crianças.

Brinquedo faz parte sim do desenvolvimento do seu filho

Começando pelo começo: “Brinquedo” é aquilo que a criança usa para brincar no sentido de interagir, de criar, de usar.

Por isso, ao escolher um brinquedo, prefira aquele que faz menos coisas sozinho, ou seu filho será um mero expectador de um objeto.

Esta lista acima já dá as primeiras pistas para você comprar um brinquedo. Eu exploro melhor cada uma nest outro post aqui (é só clicar para se aprofundar mais).

Vamos a outros macetes que vão ajudar você a percorrer os caminhos da loja de brinquedos ou navegando na internet.

Brinquedo não tem gênero

Talvez seja um dos exercícios mais difíceis na hora de comprar um brinquedo. Mas é importante que seu filho e sua filha tenham a chance de brincar com tudo.

O brinquedo feito em casa também tem valor

Não seja pressionado pela moda

Pokemon GO, do Hand Spinner, do Slime e do Fidget Toy. Talvez quando você estiver lendo este post, já tenha outra moda no mundo dos brinquedos.

Então, não se sinta pressionado por elas. Elas passam.

Pense na essência do brinquedo, que é o mais importante. E em ter diversidade deles na sua casa.

Diversidade vale mais que quantidade.

Faça você mesmo

Sim! É possível, é ótimo também! Faça em casa com seus filhos brinquedos a partir de sucata, de materiais reciclados.

A gente tem uma quantidade enorme de brinquedos caseiros que você pode fazer com seu filho. Acesse aqui para ver a nossa seção: Brinquedos Caseiros.

De todas estas dicas, a que eu destaco com a mais importante é a necessidade de ter brinquedos diferentes. Podem ser poucos, mas diversos.

Na hora de escolher o melhor brinquedo, diversidade é melhor que quantidade

Se um dia é uma casinha eletrônica, no outro pode ser um quebra-cabeça, no outro uma bicicleta e no outro um bloco de montar de madeira.

Se um dia vocês vão juntos à loja, no outro podem ir a uma feira de troca de brinquedos e no outro podem levar os brinquedos que ele ganhou no aniversário, mas não são muito “a cara” do seu filho.

E que tal, um dia brincar com o tablet e no outro brincar sem nada?

Mas a gente se perde mesmo com tanta oferta de produto, não é mesmo? Que tal ter na bolsa também um check-list desta diversidade de brinquedos. É só baixar gratuitamente e guardar com você.

No momento de comprar ou de indicar um presente para um parente ou amigo, use, consulte e marque aquilo que ainda falta para seu filho.

Listinha prática

Se você acha ainda muito complicado escolher o melhor brinquedo seguindo o que escrevemos neste guia, tem uma lista com sugestões de brinquedos comerciais que fizemos para você começar sua pesquisa.

A lista está neste link aqui.

Depois de escolher o melhor brinquedo

Agora que você já sabe como escolher melhor o brinquedo para comprar para seu filho ou dar de presente, o que fazer com ele em casa?

A Patricia Marinho fez um post falando da Casa Brincante. Um termo que nós cunhamos a partir dos nossos estudos e entrevistas sobre o que são ambientes preparados para as crianças dentro de casa.

A gente se baseia nisso aqui, que a criadora do conceito brinquedoteca, Nylse Helena, nos disse. E ampliamos para a realidade que não é preciso uma casa enorme para a criança ter espaço para brincar.

Também é ruim confinar seu filho num cantinho ou quartinho de brincar.

Você pode entender melhor este conceito continuando esta leitura no post que eu falei. Só clicar aqui.

Se você gostar do conteúdo, ou quiser ir direto ao assunto, pode aprender ainda mais assistindo ao minicurso gratuito “30 maneiras de organizar brinquedos”.

E, lembrando, para ter todas as dicas que eu coloquei aqui sobre escolher o melhor brinquedo, você pode baixar nosso guia de bolso clicando aqui ou na imagem abaixo.

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.