Brincadeiras para estimular o raciocínio


A gente vive falando que brincar com os filhos é importante para fortalecer nosso vínculo com eles, e também para desenvolver o potencial das crianças. Em geral, uma única brincadeira consegue promover o desenvolvimento de várias habilidades simultaneamente. Hoje eu quero falar de uma habilidade específica e por isso o tema do post são brincadeiras para estimular o raciocínio.

Como estimular o raciocínio das crianças

Nosso cérebro não nasce pronto. As crianças precisam de afeto e estímulo para ter uma arquitetura cerebral robusta e daí ter a capacidade de se desenvolver em todo seu potencial. Nossas habilidades começam a se formar na infância. Isso inclui o nosso raciocínio lógico.

Existem várias brincadeiras para estimular o raciocínio. As mais clássicas são: quebra cabeças, jogos de tabuleiro, blocos de montar, jogo da memória, xadrez, etc.

Mas além das brincadeiras já conhecidas, tem muita coisa diferente que você pode fazer em casa para surpreender os filhos. Porque, vamos combinar, tem hora que as crianças simplesmente cansam de brincar das mesmas coisa.  Só aqui tem um monte de ideias.  E um dos posts mais acessados do Tempojunto é justamente um que ensina brincadeiras e pegadinhas de raciocínio. Faz tanto sucesso que a gente até preparou um PDF gratuito para você baixar e imprimir as pegadinhas.

Hoje vou ensinar uma brincadeira nova que fiz nas férias com a Gabi, de 7 anos e o seu primo João, de 18. Já fica a dica de que essa brincadeira funciona para crianças de diferentes idades!

Desafio da sequência de copos

Para fazer essa brincadeira você vai precisar de fita crepe e objetos de 3 cores. Pode ser copos descartáveis ou peças de bloco de montar.  Eu usei, ao todo, 5 copos brancos, 7 vermelhos e 7 amarelos.

O primeiro passo é usar a fita crepe para montar, no chão uma “tabela” com 3 linhas e 3 colunas.  Em seguida você distribui na tabela os 8 copos ou outro objeto colorido, sendo 3 da uma cor, 3 de uma segunda cor e 2 de uma cor diferente. Fica assim:

Os itens coloridos devem ser distribuídos de forma aleatória, e uma das casas deve ficar em branco para que seja possível movimentar os itens.

Você vai fazer esse processo de montar a tabela duas vezes, deixando uma de frente para a outra. Assim:

No espaço entre as duas tabelas você vai colocar os 3 copos que sobraram, um de cada cor. Esses copos definem a sequência que gostariam de montar.

O objetivo do jogo é mover os copos na tabela até que todos os copos estejam alinhados, sendo cada cor em uma coluna, de acordo com a sequência definida no jogo.

Cada jogador tem a sua própria tabela e o desafio é ver quem consegue fazer a sequência primeiro.

Se não houver a possibilidade de reunir dois participantes, dá para a criança brincar sozinha,

Vou colocar um pequeno vídeo que mostra como jogar. Um detalhe: os copos, ou o que você tiver escolhido como peças, só podem ser mexidas na horizontal ou na vertical, nunca em diagonal. É preciso mexer uma peça de cada vez, sempre usando a casa vazia.

Gostou? Esta foi a dica de hoje! Não deixe de aproveitar para baixar o seu PDF de pegadinhas de raciocínio!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.