Brincadeiras para estimular a linguagem: Jogos Verbais


Volta e meia a gente vem aqui falar sobre brincadeiras para estimular a linguagem porque é um assunto fascinante tanto para mim quanto para a PatCamargo. Tem várias jogos e brincadeiras que você pode fazer para ajudar a criança a se comunicar melhor.

Aqui, no site, você encontra dicas que vão de como ensinar para as crianças os traçados das letras, até como aprender palavras novas, passando por jeitos diferentes de contar histórias.  Também fizemos um vídeo para o nosso canal do Youtube com 10 brincadeiras

Hoje eu quero falar com vocês sobre os jogos verbais.

O que são os jogos verbais?

São todos os jogos e brincadeiras em que você só usa a fala para brincar.  Por exemplo, brincadeiras de adivinha ou as brincadeiras que envolvem música. Os mais recentes que eu fiz com a Gabi foram o jogo dos opostos e o jogo da rima.

No caso do jogo dos opostos, um dos participantes fala uma palavra e o outro precisa falar qual é o oposto dessa palavra.

Já no jogo da rima, um participante fala uma palavra e o outro precisa falar uma que rime.

O interessante das duas brincadeiras, além do fato delas poderem ser feitas em qualquer lugar, é que você pode aumentar a complexidade em função da idade e do vocabulário da criança. O site Dicionário de Antônimos, tem mais de 25.000 antônimos de palavras em língua portuguesa. Ou seja, dá para aprender muitas palavras novas usando o recurso dos jogos verbais.

Já que você tem interesse no assunto dos jogos verbais e exemplos de brincadeiras para estimular a linguagem, talvez você se interesse também pelo nosso PDF gratuito “Charadas e piadas para qualquer hora“. Você baixa nosso arquivo e tem um estoque de assuntos para falar com a crianças em momentos variados, como a hora da refeição em família ou quando vocês estão no carro.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.