10 maneiras de brincar de contar histórias


Há algum tempo a Patcamargo escreveu uma coluna deliciosa com 5 brincadeiras que tornam a hora da leitura mais estimulante. Para este final de semana, resolvi trazer outras 10 maneiras diferentes e divertidas de brincar de contar histórias.

1. Cesto de contar histórias

Do Theimaginationtree.com eu recomendo a ideia de fazer um cesto com bonecos para que eles virem os personagens para a contação de histórias.

10 maneiras de brincar de contar histórias - cesto com personagens

2. Com música

A Patcamargo fez outra coluna ótima para mostrar como pode ser bom contar histórias através da música e aproveitou para ensinar as diferentes canções que tornam a história da Chapeuzinho Vermelho memorável. Ou vai dizer que você não se lembra do “Pela estrada afora, eu vou bem sozinha, levar estes doces para a vovozinha…”

Brincadeira para pais e filhos contarem uma história com música-violao

3. Roda de Histórias

Outra sugestão que é bem bacana porque envolve as crianças é esta do Kiwicrate.com, de criar uma roda de histórias. Com as crianças vocês fazem a roda e colocam em cada divisão uma situação ou personagem que vai servir como ponto de partida para a história. O que eu amo nisto é ver o desenho que as próprias crianças fizeram como inspiração.  No post original, em inglês, tem um passo a passo detalhado.

10 maneiras de brincar de contar histórias - roda de histórias

4. Teatro de Sombras

Que tal fazer um teatro de sombras? A Carol aproveitou um dia sem telas para inventar uma história tão incrível que eu acabei sugerindo para a gente fazer o nosso teatro oficial, com a tela de projeção e os personagens. O video tutorial mostra como fazer. Assim a gente continua contando histórias mesmo quando as crianças crescem.

5. Com as fotos da família

Eu encontrei um post mega legal no Scholastic.com falando sobre como pode ser divertido usar as fotos da família para iniciar uma história. Parece um pouco o que falei no post “Quando as fotos da família viram brincadeira para bebês”. Só que estas ideias não são para bebês. Um exemplo é pegar uma foto sua, de antes das crianças nascerem, e contar a história daquela foto. Outra é pegar diferentes fotos de uma ocasião e pedir para as crianças colocarem em ordem.

Quando as fotos da família viram brincadeira para bebês - gabi apontando pro album

6. Com massinha

Olha que ideia ótima do Nurturestore.co.uk: você brinca de massinha e ainda cria elementos que servem para contar histórias.

10 maneiras de brincar de contar histórias - historia com massinha

7. Com desenhos

Outra ideia maravilhosa: usar imagens de revistas, caixas, ou mesmo impressas no computador para que as crianças soltem a imaginação e criem sua história. Ideia do Notimeforflashcards.com.

10 maneiras de brincar de contar histórias -desenhos

8. Com fantoches

Taí um jeito maravilhoso de contar histórias: com fantoches. Você tanto pode comprar kits como os do Alegria sem Bateria para fazer fantoches mais bem acabados (lembra da Gabi brincando com os fantoches?), como pode fazer uma oficina de fantoches, como esses de palito de picolé, e depois usar como personagens.

fantoche

9. Com cartões

Aí vai outra sugestão que envolve as crianças em todos os processo. Elas ajudam na elaboração de cartões com objetos, locais e personagens e depois é só selecionar os cartões para contar as histórias. Muito legal, né? Ideia do amomwithalessonplan.com que você encontra aqui.

10 maneiras de brincar de contar histórias - cartões

10. Com uma folha de história em quadrinhos

Para terminar a lista, um post como tudo o que você precisa para criar a sua própria história em quadrinhos!

Como criar uma história em quadrinhos com as crianças - HQ_MATERIAL_HP_1860X1200

Toda sexta-feira tem post de inspiração para o final de semana aqui no blog. Se você quiser, pode se inspirar por email. É só clicar aqui para se cadastrar e entrar para a nossa lista. É grátis.

13 Comments

Comente
  1. 1
    Maria Odete Kruger

    Gratidão pelas brilhantes idéias. Peço licença para utiliza-las num Projeto
    Social que participo com crianças de 5 a 11 anos. e que são muito carentes
    de tudo.

    • 10
      Patrícia Marinho

      Oi Mariana! Muito obrigada pelo carinho e pelo interesse em receber mais informações. Já coloquei você na nossa lista de email.
      Beijos e volte sempre,
      Patrícia

    • 12
      Patrícia Marinho

      Oi Mariza,
      Que bom que você achou útil! Espero que sua turma se divirta!
      Beijos e volte sempre,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.