Quando as fotos da família viram brincadeira para bebês


Desde pequenas as crianças adoram olhar para os rostos. Vale tanto o dele próprio (com as brincadeiras no espelho) como o de outras pessoas. Falei sobre isso no post sobre brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses, quando apresentei a atividade de fazer um quadro com colagem de rostos revistas. Hoje quero falar sobre outra atividade rapidinha em que as fotos da família viram brincadeira para bebês.

Vamos combinar que hoje em dia, graças ao mundo digital, é cada vez mais difícil ver pessoas falando em imprimir fotos. Mas, se você tiver álbum de algum momento da vida da criança, ou mesmo se tiver fotos avulsas impressas, você pode brincar de jogo de reconhecimento que vai não apenas estimular a memória, como reforçar o vínculo com as pessoas da família que não estão presente no cotidiano das crianças.

Tudo o que você precisa fazer é pegar o seu álbum, colocar a criança no colo e começar a conversar:

Quando as fotos da família viram brincadeira para bebês - pat conversando com a gabi no colo

Além de nomear as pessoas, você pode aproveitar para contar histórias sobre aquele dia. A criança provavelmente vai começar a apontar e falar sobre aquilo que mais a interessa.

Quando as fotos da família viram brincadeira para bebês - gabi apontando pro album

Nesse dia, a Gabi estava feliz em ficar falando o nome das pessoas nas fotos. Veja o vídeo:

Por falar em fotos, uma dica super legal, que eu ainda não fiz, é montar um álbum com as fotos da criança fazendo suas atividades de rotina, incluindo os amigos do cotidiano e os brinquedos preferidos. Depois você mostra o álbum e na medida em que conquista a atenção da criança, pede para ela nomear as pessoas e falar sobre as situações que as fotos monstra “Olha, você está brincando de bola!”. “Olha quem está aqui, a Juju!”. Num primeiro momento pode ser que a criança só olhe e escute. Com o tempo ela passa a falar o nome das pessoas e a descrever as situações.

Você poderia fazer tudo isso mostrando as fotos na tela do computador ou celular? Poderia, mas o bom e velho contato com o mundo analógico de vez em quando é bem bom, né?

A gente publica várias atividades para ajudar no desenvolvimento das crianças pequenas aqui no blog. Se você não quer perder nada, que tal fazer parte da nossa lista de envio de e-mails? A Newsletter Tempojunto é semanal, gratuita e traz todos os posts que fizemos.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.