10 Brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses


De tempos em tempos eu recebo um email de alguém pedindo dicas brincadeiras para fazer com bebês no seu primeiro ano de vida. Eu já escrevi bastante sobre isso aqui no blog e resolvi ajudar a busca fazendo alguns posts que consolidam essas dicas. Para começar, hoje vou falar sobre brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses, juntando num único post as 10 melhores atividades que fiz em casa com a Gabi.

Eu sei que nesta fase, sendo o primeiro, segundo ou terceiro filho, a gente sempre tem dúvidas. E ter mais dicas de brincadeiras para esta fase ajuda bastante! Por isso, a gente trabalhou com o carinho de sempre e criamos este e-book gratuito com dicas para criar espaços de brincar para seu pequeno. Acesse aqui.

Ebook area de brincar_1

A brincadeira começa com a observação

Uma boa forma de começar a promover atividades para bebês nessa idade é entender o que está acontecendo com eles. Eu mesma, quando tive minhas filhas, achava que não era possível fazer quase nada com os bebês até eles conseguirem se sentar. E eu não estava sozinha. Uma pesquisa da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, de São Paulo, mostra que 53% dos brasileiros acreditam que a criança só começa a aprender a partir dos 6 meses! Que perda de oportunidade de trabalhar estímulos para que o recém-nascido se desenvolva adequadamente!

Nos primeiros meses de vida os bebês conseguem escutar, acompanham objetos com os olhos, conseguem ficar durinhos no colo, prestam atenção em objetos, conseguem segurar coisas e até trocar os objetos de mãos. Isso sem falar no desenvolvimento cognitivo e emocional. São muitas as conquistas. Cabe a nós, pais, em conjunto com cuidadores e as creches, desenvolver essas habilidades. Toda experiência constitui uma forma de aprendizado.

Se você for mãe ou pai de primeira viagem, eu sei muito bem que leva um tempinho para a gente se acostumar a nova realidade de ter um bebê em casa. Mas depois que passou a loucura da chegada da criança em casa, e o bebê começa a passar alguns períodos mais longos acordado, está na hora de começar a propor atividades. A visão, assim como a audição, são os primeiros sentidos que o bebê consegue desenvolver. Para isso, eu fiz quatro atividades diferentes, ambas recomendadas no livro Guia para Pais do Baby Einstein, que infelizmente está esgotado na editora e é um pouco difícil de achar. Mas se você conseguir, vale a pena. 

1. Fazer um painel de cores

Numa folha A4,  você imprime imagens de formas geométricas em cores contrastantes. Preto e branco são as melhores para começar. Depois cola estas folhas coloridas em um painel (aqui em casa foi de isopor) e coloca no berço ou na área do trocador. A atividade consiste em deixar o bebê observar esse universo de cores e formas pelo tempo que ele mostrar interesse. Eu conto mais detalhes de como funciona neste post aqui.

brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses - gabi com painel de cores

2. Fazer um painel de Rostos de Bebês

É impressionante como bebês adoram ver o rosto de outros bebês! Nesta atividade, você recorta imagens de rostos de bebês de revistas e cola em algum lugar que seja frequentemente visitado pela criança. Aqui em casa eu colei atrás da porta. Hoje eu teria colocado mais na altura do chão perto da área de brincar, para que esse painel também funcionasse como estímulo para fazer a Gabi querer ficar de bruços.

brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses - Luiz com Carol

3. Olhar no espelho

Essa é muito simples. É só colocar o bebê diante de um espelho e deixá-lo brincar com aquela imagem, que ele ainda não tem a menor ideia tratar-se de um reflexo de si próprio. Aos poucos, vá fazendo caretas e se delicie com as risadas dos filhotes.

brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses - gabi no espelho

4. Olhar a máquina de secar roupa

Se você tiver em casa uma máquina de secar que tenha abertura frontal, pode experimentar colocar o bebê de frente para a máquina, enquanto ela está em funcionamento, para ver a roupa girar. De quebra, pode promover uma atividade de descoberta sensorial ao fazer o bebê tocar nas diferentes texturas das roupas que saem da máquina quando a secagem acaba.

brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses - gai com a secadora

Deu para entender? Agora você pode pensar em novas propostas de brincadeiras para estimular a visão. Apagar e acender as luzes da sala. Sair na rua para ver as árvores. E por aí vai. Mas e a audição? O que podemos fazer?

5. Brincar com chocalhos

A Série Desenvolvimento do Bebê, feita em parceria com a fisioterapeuta Letícia Swoboda Castro, dá dicas específicas do que fazer para ajudar o bebê a sustentar o pescoço. Brincar com chocalhos é uma delas. Aqui, na verdade, a gente estimula a visão e a audição ao mesmo tempo. Experimente ter um chocalho não muito barulhento e balance-o perto de uma orelha. O bebê vai se virar nessa direção. Depois balance do lado da outra orelha, ele deve se virar para  o outro lado em busca do som. Isso já é uma atividade.

6. Cantar

Eu comecei a cantar para as minhas filhas já na maternidade. Os benefícios são inúmeros! Tanto que uma vez por mês a coluna da @patcamargo é sobre música. A música é ótima para acalmar, por exemplo. A voz da mãe acalma e ajuda a passar segurança. Aqui em casa eu incorporei o hábito de cantar sempre a mesma música, na hora de dormir, para ajudar a estabelecer a rotina do sono da noite. Deu certo! Eu conto mais detalhes neste post aqui.

Agora vamos falar sobre o uso das mãos.

Quando é recém nascido, o bebê vive com a mão fechada em forma de punho a maior parte do tempo. Completado um mês, ele já começa a apertar qualquer objeto que seja colocado na sua mão. A partir do segundo mês ele já fica com as mãos abertas e abre os braços quando vê um objeto até que no terceiro mês ele já segura um objeto com ambas as mãos. O que podemos fazer é criar atividades que estimulem este uso do braço e da mão, respeitando o que é esperado para cada fase.

7. Brinquedos no berço

O berço é um dos locais onde o bebê passa mais tempo durante os seus primeiros meses de vida. Podemos fazer várias coisas para deixá-lo interessante. Colocar um móbile, que vai servir para estimular a visão e a audição, colocar um grupo de bonecos de pano anti-alérgicos para serem os “Amigos do Berço” e ainda pendurar objetos diferentes, posicionados ao alcance da mão, para que o bebê possa brincar com a recém descoberta habilidade de deslocar o braço e conseguir tocar um objeto. Eu usei a haste do tapete de atividades para esta brincadeira. A Gabi adorou encontrar os seus brinquedos em outro contexto.

Atividades para bebês de 0 a 6 meses – #2 - berço

8. Usar os brinquedos de formas diferentes

Antes de mais nada, não caia na tentação de oferecer muitos estímulos para o seu bebê ao mesmo tempo. Nessa fase, eles estão usando todos os sentidos para aprender, sendo a visão e o tato os mais óbvios, sem falar no paladar, já que tudo vai para a boca! Quando a gente oferece coisa demais ao mesmo tempo, o bebê não sabe o que olhar ou tocar e acaba ficando irritado pelo excesso de estímulo. O importante é saber reconhecer o interesse da criança e permitir que o bebê explore o brinquedo em sua totalidade, respeitando o que é esperado para cada fase. Por exemplo, se o bebê descobriu sua mão e agora começa a esticar os braços, coloque o brinquedo um pouco longe das mãos para que ele se esforce para pega-lo.

Já aconteceu com você do bebê ter ganho um brinquedo e ter desistido deles depois poucos dias de uso? Comigo já. Por conta disso eu percebi que eu tinha um dever de casa, que era pensar em jeitos diferentes de usar o mesmo brinquedo para deixá-lo mais atraente para a Gabi. Por exemplo, você pode colocar o mesmo brinquedo em outro contexto ou estimular uma experiência diferente. Na foto você pode ver a Gabi de frente para a cadeira de atividades, e não sentada,  explorando-a com as mãos. Esse novo olhar para a cadeira fez com que ela curtisse ainda mais o seu brinquedo.

Atividades para bebês de 0 a 6 meses - #9 - Como usar os brinquedos gabi

9. Estimular a posição de Bruços

A postura de bruços é muito importante para o desenvolvimento muscular do bebê. Ela ajuda a fortalecer a coluna, o que vai ser fundamental para um marco do desenvolvimento que é consegue sentar. Tem um post no blog com 7 passos para conseguir deixar o bebê de bruços. Dá dó uma olhada no video da Série Desenvolvimento do Bebê para ver como isso funciona na prática.

10 Fazer um Cestos dos Tesouros

E por último, você pode fazer o bebê descobrir o mundo a partir dos objetos da casa. Quando a Gabi tinha 4 meses eu fiz o primeiro Cesto de Tesouros para ela e foi o máximo. Conto tudo com detalhes, desde a origem dos cestos e porque eles são interessantes, neste post aqui

Cesto tesouros

 

E se você quer conhecer outras brincadeiras muito legais e saber das novidades do Tempojunto, assine a nossa Newsletter. É grátis e toda semana vai um email com os links do que foi publicado no Tempojunto para você. 

*A visão da sociedade sobre o desenvolvimento da primeira infância – uma pesquisa FMCSV e Ibope (2012)

Ebook area de brincar_1

Gostou do nosso post?! Aqui no blog, todos os dias tem sugestões para você e seus filhos. Não perca! E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

 

13 Comments

Comente
  1. 5
    Rosmarli

    Parabéns! tudo é muito interessante, são coisas e gestos que fazemos
    sempre, mas não pensamos nos resultados, e com estas dicas os
    movimentos vão ser melhor colocados , obrigada.

    • 6
      Patrícia Marinho

      Eu que agradeço o empenho em deixar um comentário. Super obrigada. Espero que aproveite bastante as sugestões que a gente publica por aqui e nos nossos outros canais. Beijos!
      Patrícia

  2. 7
    Valmir Jose de Sousa

    Achei o máximo. Parabéns! Meu filho tem 9 meses, o Esdras Daniel, e fiquei feliz, pois praticamos todas as dicas que você sugere. Você tem razão, percebemos maior interatividade e desenvolvimento psicomotor, e mais, o emocional da criança é enormemente estimulado de maneira positiva e prazerosa.

  3. 10
    Nivea Maria Bernardino Nunes

    Sou professora de educação infantil á 15 .anos e esse é o meu primeiro ano que trabalho com bebês de 4 meses á 11 meses. Na sala ha 15 bebês e eu quetia por favor algumas dicas de atividades para os bebês. Obrigada.

    • 11
      Poliana Marques

      Olá, Nivea, boa tarde!Aqui no site, no campo de pesquisa da lupinha ou no campo O que você quer fazer? você pode fazer uma bisca específica de brincadeiras para a faixa etária de bebês – 0 a 1 ano. Tem muitas brincadeiras!!! Além disso, temos nosso e-book Atividades Sensoriais para Bebês de 0 a 2 anos à venda na lojinha do Tempojunto, tb no no site. Se precisar de mais alguma coisa mande um e-mail para contato@tempojunto.com Obrigada!!

  4. 12
    leandra ramos

    ola, estou interessada.
    gostaria de saber o valor da mensalidade, e se podem ir pegar em casa.
    quero colocar meu sobrinho, podem da essa forca????

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.