3 brincadeiras de movimento ao ar livre para crianças grandes


Eu sou daquelas que ama uma brincadeira de movimento. Correr, pular, bater uma bola estão na minha lista de atividades com meus filhos. E quando é uma brincadeira ao ar livre, então, faz mais ainda o meu gênero.

Estar com meus filhos em praças, parques ou mesmo na rua sempre foi algo que eu fiz questão de colocar na agenda. Desde pequenos.

Mas eu sei que conforme eles crescem, a tendência é ficar mais tempo dentro de casa, com atividades mais “paradas”. Fica mais difícil competir com os games, a TV e até com os jogos.

A impressão que eu tenho às vezes é que as brincadeiras tipo pega-pega, esconde-esconde, sardinha viram “coisa de criança”. Então, a gente tem mesmo que modificar algumas brincadeiras ou adicionar novos elementos para que a brincadeira de movimento continue atraente.

Sem necessariamente ser um esporte. Não que as atividades esportivas sejam menos importantes. Mas me refiro aqui a brincadeiras. Brincadeiras ao ar livre sem tem o objetivo de um resultado – com acontece com o esporte.

Brincadeira de movimento com bambolê

Outro dia, fui brincar com minhas filhas – de 9 e 10 anos. E resolvi criar coisas novas. A primeira delas foi o desafio do bambolê.

O bambolê pode ter inúmeras variações de brincar. Eu fiz algumas neste post aqui.

Desta vez, fizemos o bambolear juntas. Olha. Vou confessar que na cintura fomos um desastre! Ashuashuaahshua. Mas no braço, de mãos dadas deu certinho.

Além disso, também fizemos com os pés grudados um no outro. Precisou de equilíbrio, mas deu certo também.

Brincadeira ao ar livre: o giro com abraço

Pode parecer coisa de criança, mas não foi bem assim. A segunda brincadeira foi de correr para o abraço, mas com giro no final.

Sabe aquelas cenas românticas tradicionais em filmes, que duas pessoas vêm correndo em câmera lenta e ao se abraçarem uma gira a outra no ar?

Então. Fizemos uma brincadeira de imitar esta cena.

Simples assim! A força da centrifugação ainda deu uma mãozinha para eu conseguir girar minha filha caçula. E ela se divertia muito, feito criança pequena, girando nos meus braços.

“De novo!” – eu estava com saudades de ouvir isso brincando com ela.

As crianças mais velhas precisam, sim, continuar brincando com a gente

E a última dica de brincadeira, misturou o bambolê com a corrida e giro. Foi um desafio. Uma das minhas filhas ficava com o bambolê. Outra, corria na minha direção.

Quando a gente se abraçava e girava, o bambolê era jogado para cima e a gente tinha que parar de girar e tentar encaixá-lo na gente ou pegá-lo na mão.

Foi uma loucura como muitas risadas e muito bambolê no chão! Nem deu para fotografar porque cada uma estava com uma função diferente. Mas você pode imaginar.

Por serem mais velhas, é possível aumentar o desafio das brincadeiras. Isso estimula a vontade de brincar. Especialmente com brincadeira de movimento.

Tenho outra dica aqui para você. Brincadeira ao ar livre tem tudo a ver com natureza. E como é importante brincar com as crianças em meio à natureza. Então, aqui vai uma brincadeira de Caça a Elementos da Natureza, com versão para crianças menores e para os maiores. Clica no link ou na imagem para baixar gratuitamente e brincar na próxima ida a uma praça, parque ou praia com seu filhos.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.