Como fazer Nuggets em casa e se divertir cozinhando


Coluna cozinha

Diferente dos adultos, que se preocupam com o produto e o resultado futuro, a criança aproveita o processo e o momento presente. Para elas, o mais interessante e prazeroso é o ‘fazer as coisas’. E o proceso em si, é muito mais importante do que o produto final.

Vamos aproveitar pra deixar todo mundo feliz?

Os pequenos vão se divertir com o processo e mamães e papais vão ficar felizes com o produto final!

 Na receita desse mês fiz bastante fotos do processo de preparação, pra mostrar pra vocês que, não importa a idade, é possível, sim, cozinhar com crianças. E elas adoram fazer parte desse processo e ajudar!

A Lily tem 2 anos e 9 meses e, desde antes de fazer 2 anos, ajuda em pequenas tarefas. Adora se ocupar, ajudar a colocar a mesa, ‘limpar’ as coisas e está sempre pronta para arrastar a cadeira pra junto da bancada da cozinha para ‘cozinhar’. Cozinhar na ‘minha cozinha’, como ela mesmo fala. Outras vezes ela cozinha de faz-de-conta na cozinha dela. Vamos lá? Hoje vamos de NUGGETS!

Como o foco desse mês é o processo, o produto final é bastante simples (porem saudável e nutritivo!): NUGGETS.

Nuggets são uma mão na roda quando você tem crianças! Mas a gente sabe que os nuggets são um tanto quanto duvidosos na sua forma de ‘existir’ (tenho certeza que você já ouviu histórias sobre nuggets e seus ‘ingredientes’ mirabolantes – pé de galinha, cartilagens, sobras de tudo, etc…)

Enfim, verdades ou lendas urbanas, eu acho que você não precisa correr o risco de alimentar seus filhos com ‘sabe-se-lá-o-que’ que tem dentro dessas caixinhas congeladas. É muito fácil, saudável e divertido preparar seus próprios nuggets. E, pra facilitar a vida, aproveita e faz uma quantidade maior e congele. Vai te ajudar na hora do aperto!

Você vai precisar:

– 800 gr de frango (peito ou filezinho da sobre-coxa)
– sal e pimenta
– 2 ovos
– 1 colher de sopa de água
– 1 xícara de farinha de rosca
– 2 colheres de sopa de farinha de aveia
– 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
–  2 colheres de sopa de semente de abóbora triturada
– 1 colher de sopa de azeite de oliva
– ervas de sua preferência (nós usamos orégano)

Para facilitar a ajuda das crianças, especialmente se elas forem pequenas e impacientes como a minha, é melhor você investir um tempinho preparando e medindo os ingredientes antes, senão a coisa pode ficar meio caótica! ;)

nuggets_02

Sobre o frango, eu usei metade peito e metade filezinho da sobre-coxa (pra quem acha o peito muito seco, essa opção é melhor).
Corte em pedaços pequenos, cubos ou tirinhas, dependendo da sua escolha.

nuggets_frango_01

 

Para preparar:

Com o frango já cortado e os ingredientes medidos e separados, as crianças podem fazer tudo sozinhas! (Com a sua supervisão, claro!)

1.Em uma tigela, tempere os pedaços de frango com um pouco de sal e pimenta.

2. Em outra tigela, bata os dois ovos com a colher de sopa de água.

3. Em uma terceira tigela, misture todos os demais ingredientes.

 

nuggets_03

nuggets_04nuggets_05

Depois de tudo misturado, vamos sacudir esse frango!

nuggets_04a

Os pedaços de frango vão para a tigela com os ovos. (As crianças podem usar as mãos… Lily não gostou da consistência do ovo, pediu pra lavar a mão e usou um garfo!).

A mistura de ingredientes secos, coloque em um saco com fecho (tipo Ziploc).

nuggets_06

Coloque o frango já passado no ovo dentro do saco e feche bem.

nuggets_07

E agora vamos sacudir esse frango!!

nuggets_08

Depois de tudo sacudido, você vai ver que o frango está bem coberto com a mistura seca. Aí é só colocar em uma forma untada ou com papel manteiga e levar ao forno (pré-aquecido a 180 graus). Deixe dourar e vire os nuggets para dourar do outro lado.

nuggets_09

Prontinho, agora é só servir!

Ps: se você quiser também pode fazer os nuggets em uma frigideira anti-aderente, com um pouquinho de oleo, só pra não grudar.  Mas fazê-los no forno, além de deixá-los menos gordurosos, ainda te dá um tempo livre para, junto com as crianças, preparar uma salada e colocar a mesa.

nuggets_10

 

Nota da Patrícia Marinho
A Mônica escreveu um ebook muito legal sobre como ajudar as crianças a ter hábitos alimentares saudáveis. Se você quer que o seu filho se alimente melhor mas não sabe como, este livro é para você. Ele traz  18 dicas e orientações para papais e mamães sobre questões relacionadas a alimentação e ainda um conjunto de atividades e brincadeiras para que pais e filhos juntos aprendam sobre o assunto. Tenho certeza de que depois de conhecer a Turminha da Saúde, personagens criados pela Mônica para apresentar os grupos alimentares, vai ficar mais fácil e prazeroso fazer as crianças comerem bem. Para adquirir o seu exemplar de “Alimentação com Saúde e Diversão” e recebe-lo por email, basta clicar aqui.

Cozinha com crianças - Mo e LilyMonica Herzer-Mitteregger é mãe da Lily e mais uma brasileira vivendo em terras estrangeiras. Saiu do Brasil em 2008 e hoje mora em Graz, na Áustria. Publicitária por mais de 15 anos, desde 2014 tem se dedicado às suas panelas e à Nutrição Infantil. Suas experiências e aprendizados ela compartilha no blog Kids & Kitchen– um espaço criado para promover a alimentação saudável e ajudar mamães e papais a criar novos hábitos para a família toda.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.