Brinquedo caseiro para bebês de 12 a 18 meses


Eu resolvi escrever o post de hoje porque me dei conta de que vivo inventando brincadeiras diferentes com a Gabi, resultado de uma extensa pesquisa que faço em livros e principalmente no Pinterest do Tempojunto, e me esqueço de dizer que podemos evoluir com uma mesma brincadeira, ao longo do tempo, à medida que o bebê cresce. Tem um brinquedo caseiro para bebês que eu descrevi no post “Pompom e tubos”. Você chegou a ler? Hoje quero contar como fiz a brincadeira ficar mais incrementada simplesmente adicionando mais bolas e mais tubos vazios na atividade.

Quando a Gabi era mais nova eu queria incentiva-la a andar, uma estratégia que usei foi colocar um tubo de papel toalha preso na parede e dar para ela pompons para jogar no tubo.

Brincadeira para bebês pompom no tubo-colocando o pompom

Pois bem, quando ela cresceu, o desafio mudou. Agora eu queria exercitar a usa capacidade de resolver problemas. Ao invés de um tubo na parede, coloquei três, sendo um de papel de toalha, um de papel higiênico e um de batata pringles (sim, de vez em quando rola uma junkie food aqui em casa).

Brinquedo caseiro para bebês de 12 a 18 meses - painel com tubos

Além disso, posicionei uma caixa organizadora logo abaixo dos tubos e nela coloque bolinhas de diferentes tamanhos. Sendo que, de propósito, algumas delas só passavam no tubo de Pringles, que tem um diâmetro maior do que os outros dois.

Brinquedo caseiro para bebês de 12 a 18 meses - gabi e os tubos

A Gabi passou a ter que analisar as bolas e, por tentativa e erro, perceber aonde ela deveria jogar as bolas de diferentes tamanhos para que elas caíssem do outro lado.

Brinquedo caseiro para bebês de 12 a 18 meses - Gabi analisando as bolas

Lógico que teve muita tentativa e erro. Ela chegou a puxar um dos tubos para entender o que estava acontecendo.

Brinquedo caseiro para bebês de 12 a 18 meses - Gabi colocando as bolas nos tubos

Aos poucos. com um pouco da minha ajuda, ela conseguiu perceber qual bola deveria jogar em que tubo para ter sucesso e aí foi só alegria!

Brinquedo caseiro para bebês de 12 a 18 meses - colocando as bolas nos tubos

Legal, né?

Se você se interessou por este assunto de evoluir com a brincadeira à medida que o bebê cresce, provavelmente vai se gostar de ler sobre como fui mudando o jeito de usar brinquedos de encaixar formas geométricas e de usar Cestos dos Tesouros (o que eu faço até hoje).

E se você gostou deste post e quer acompanhar tudo o que publicamos no Tempojunto, é só clicar aqui e assinar a nossa newsletter semanal.

 

 

2 Comments

Comente
  1. 1
    Santiago

    Muito bom! Tenho um sobrinho com 8 meses e já estou na busca de atividades para incentivar e para quando ele estiver andando.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.