O que você pode transformar em brinquedo?


O que você pode transformar em brinquedo para os seus filhos pequenos? Respeitadas questões básicas de segurança, praticamente tudo! Lógico que você não vai deixar o seu filho, ainda mais se for bebê, brincar com objetos cortantes ou perfurantes. Além disso, o nome deste blog não é Tempojunto a toa: as atividades e brincadeiras propostas são para ser feitas entre pais (avós, tios) e filhos. O importante é entender que, para as crianças na primeiríssima infância (período que vai dos 0 aos 3 anos), tudo é novidade e precisa ser descoberto. No post de hoje é a vez das cápsulas de nespresso virarem brinquedos!

Tudo começa num post que publiquei no dia 05 de agosto do ano passado (ai, que delícia ver os posts fazendo aniversário!Inclusive no antigo layout rs). Na ocasião eu mostrei o lado criativo do papai, que senta para brincar com a Gabi enquanto toma o seu café da manhã antes de ir para o trabalho.

Gabi e as capsulas de nespresso

Passado um ano, a Gabi se desenvolveu e hoje é ela quem pede para brincar com o “Xafé” do papai. Vejam como eu consigo propor várias atividades com este tema.

Primeiro eu mostrei a caixa de cápsulas fechadas. Ela me olhou e disse  “Abri”. Bingo, noção de aberto e fechado transmitida! Depois ela despejou as cápsulas no cadeirão e ficou brincando de colocar de volta na embalagem.

O que você pode transformar em brinquedo - gabi com nespresso

Reparem nas diferentes “técnicas” que ela usa para conseguir empurrar as cápsulas de volta. Um monte de maneiras diferentes de usar os dedos.A gente quase não percebe, mas em atividades assim a criança está aprendendo como usar as mãos. Todo esse aprendizado vai ser importante para ter autonomia para escrever, segurar e abrir objetos mais para frente.

O que você pode transformar em brinquedo - começando a empurrar o nespressoO que você pode transformar em brinquedo - começando a empurrarO que você pode transformar em brinquedo - começando empurrar nespresso

(outro detalhe: os dedinhos da Gabi está sujo de café porque ela estava brincando com grãos de café antes de partir para as cápsulas de nespresso. Meu marido adora café e aqui ele existe de todos os jeitos. Gabi ama brincar de transferir os grãos – sempre com supervisão – de um pote para o outro. E sempre fala “papai?” quando começa a brincadeira, mesmo que ele não esteja presente).

Depois de colocar e tirar as cápsulas da embalagem, hora de colocar na caixa.  A Gabi pega uma cápsula

O que você pode transformar em brinquedo - gabi pega uma capsula nespresso

e tenta colocar num espaço que já está ocupado

O que você pode transformar em brinquedo - colocou no espaço

como não dá certo, ela vai procurar novos lugares para encaixar a cápsula que tem na mão.

O que você pode transformar em brinquedo - espaço vazio pro nespresso

O máximo foi quando ela pegou e encaixou duas cápsulas de uma só vez!

O que você pode transformar em brinquedo - duas capsulas de nespressoO que você pode transformar em brinquedo - encaixando em espaço vazio duas capsulas

E ela faz tudo isso contando: “um, dos, tês, cato, ses…”

Viu quanta coisa numa atividade só? Coordenação motora fina, movimento de pinça, coordenação olho-mão, contagem… E não foi nada estruturado. Eu simplesmente entreguei os objetos e ela foi brincando.

Você pode estar se perguntando: “mas eu não tenho cápsula de Nespresso em casa. Como faço a brincadeira?”. Aí é que está. Adapte!

Se você tiver uma caixa de ovo vazia e peças de lego, vai poder fazer a mesma coisa que eu fiz. Olhe para os objetos da sua casa e pense em como aproveitar para apresentar algo novo para o seu filho. E aproveite para observar os novos usos que a criança dá para o objeto. Quanto mais você fizer isso, mais ideias terá para estimular o seu pequeno. Isso sem falar que o Tempojunto sempre vai estar aqui com dicas ;-)

Se quiser mais ideias de como transformar os objetos da casa em brinquedos, você pode dar uma lida neste post ou neste.

E se quiser ficar por dentro de tudo o que publicamos aqui no blog, assine a nossa newsletter semanal!

2 Comentários

Deixe sua opinião
  1. 1
    Andrea

    Meu filho de 1 ano morde todas as cápsulas de café… Acho que vou esperar mais uns meses para brincar de novo… :/

    • 2
      Patrícia Marinho

      A minha também mordia! Foi só esperar um pouco até ela reagir ao comentário “isso na boca não” e tudo certo!

+ Deixe seu comentário