Brincadeira rapidinha com o seu bebê


A falta de tempo é um principais motivos que afastam os adultos do brincar com seus filhos (o cansaço e a falta de repertório sobre brincar acompanham a lista). Aqui no Tempojunto a gente procura mostrar que, às vezes, bastam 10 minutinhos para você ter um momento especial com os pequenos. Acredite. Eles fazem a diferença. Hoje quero dar um exemplo de uma brincadeira rapidinha que você pode fazer com seu filho pequeno (eu faço com a Gabi desde que ela tem uns 15 meses). Até porque, vamos combinar que não podemos esperar que os bebês dediquem muito mais do que 10, 15 minutos a uma atividade dirigida.

Tudo o que você precisa são recipientes empilháveis. Podem ser copos descartáveis, copos de plástico, potes do tipo tupperware. Use o que tiver em casa e que não quebre. Eu tenho uns copos plásticos coloridos que comprei pensando na utilidade básica de servir água e suco e que passaram a fazer parte da brinquedoteca da Gabi. Tanto que eu fiz um post sobre como ensinar cores para o bebê usando-os.

Brincadeira rapidinha com o seu bebê - copos empilhados

A brincadeira consiste em colocar os copos espalhados e pedir para a criança empilhar os copos. No começo ela não consegue direito e faz com as duas mãos. Aos poucos, com a repetição da atividade vem a destreza. Aliás, isto é um ponto importante sobre o qual falo pouco aqui. É muito importante repetir as brincadeiras com as crianças porque assim, pela repetição, elas conseguem dominar as habilidades necessárias e registrar o aprendizado no seu repertório de conhecimento.

Brincadeira rapidinha com o seu bebê - Gabi empilhando copos

Brincadeira rapidinha com o seu bebê - doi copos empilhados

A criança vai escolher a ordem a seguir até completar o empilhamento.

Brincadeira rapidinha com o seu bebê - todos os copos empilhados

Se ela estiver envolvida com a atividade, vai começar a repetição. Vai ser um tira e põe danado de copos.

Uma dica para deixar a brincadeira mais animada é cantar uma música enquanto brincamos. Aqui em casa eu canto  “Escravos de Jó”. Eu  vou com a Carol, mexendo com os copos de um lado para o outro, ao some a música, enquanto a Gabi tenta imitar. É uma graça. Qualquer hora vou ver se consigo gravar para registrar.

Por hoje é só.

Eu sei que nem sempre dá para vir todo dia aqui no blog. Então, inscreva-se na nossa newsletter (é grátis). Toda semana, você recebe no seu email um resumo com tudo o que fizemos por aqui. Assim, pode facilitar a vida, não é?

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.