Como fazer boliche de garrafa pet


Que tal mais uma mostra do que tem no Livro do Tempojunto? Eu fiz um post mais detalhado sobre o que é o livro que você pode ler clicando aqui. São 100 brincadeiras para fazer nas mais diferentes situações: 10 no engarrafamento, 10 no restaurante, 10 na sala de espera do médico e por aí vai, sempre com crianças de 3 a 10 anos. Das 100 brincadeiras, metade estará aqui no blog e a outra metade é inédita. Hoje eu vou mostrar uma das sugestões do que você pode fazer para brincar com os filhos no quintal e vou contar como fazer boliche de garrafa pet.

Você vai ver que para cada brincadeira do livro eu explico a atividade, mostro variações sobre como torná-la interessante para crianças menores (de 3 a 6 anos) e maiores (acima de 6), digo o tempo de preparo, o nível de bagunça e o material necessário. Vamos ver um exemplo?

Boliche de garrafa PET

Passe algumas semanas reunindo as garrafas PET de água, suco ou refrigerante que são consumidas na sua casa. Logicamente elas precisam estar lavadas antes de você guardá-las.  Quando você tiver reunido pelo menos 5 garrafas, pinte cada uma delas com um número de 1 a 5. Você pode usar tinta acrílica ou marcadores sharpie para isso. Pode também usar fita colorida para enfeitar. Se você tiver 10 garrafas, melhor ainda.

Como fazer boliche de garrafa pet - materiais

Como fazer boliche de garrafa pet - garrafas prontas

Quando as garrafas estiverem prontas, basta arruma-las, conseguir uma bola pequena e pronto: você acaba de fazer um jogo de boliche caseiro.

Foto: Fabio Furtado

Foto: Fabio Furtado

Para os menores

Use a brincadeira para brincar de matemática. Você pode contar os pontos do jogo somando os numerais das garrafas derrubadas (se caíram 2 garrafas, uma com o 2 e outra com o 5, o total são 7 pontos). Se a criança ainda for pequena para fazer a adição, simplesmente conte um ponto para cada pino, independente do seu numeral. Se você tiver uma folha de papel e uma caneta por perto, pode pedir à criança que faça um traço no papel para cada ponto. O importante é ter alguma forma de registro e que a criança seja responsável por isso.

Para os maiores

Faça uma competição de boliche de verdade, com regras como definir que cada jogador pode arremessar a bola 3 vezes. Monte um cartaz para marcar a pontuação e cole na parede. Estabeleça um prêmio para quem conseguir fazer o maior número de pontos.

Material necessário: de 5 a 10 garrafas pet, 1 bola pequena (de plástico ou outro material), canetas ou tinta para marcar os numerais. Se quiser, fitas adesivas coloridas para decorar. Pode também ter lápis e caneta para marcar os pontos.

Tempo de preparo: 30 minutos

Nível de bagunça: Baixo

Livro Tempojunto 100 brincadeiras - banner inferior

 

3 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.