Mais 5 brincadeiras que tornam a hora da leitura mais estimulante


By patcamargo

A gente fala muito aqui no Tempojunto sobre como a leitura faz parte do desenvolvimento das crianças, desde muito cedo, quando ainda são bebês. Além de publicarmos mensalmente uma entrevista com autores de livros infantis, já fizemos um post sobre o valor da leitura e aqui na minha coluna também já dei algumas dicas para tornar o momento de ler um livro com seu filho mais brincante.

Hoje eu vou dar mais algumas sugestões que são simples e que fazem uma diferença no momento de ler com as crianças.

1.Prepare um ambiente

Quando você já conhece a história que irá ler fica mais fácil pensar num ambiente que ajude a criar o clima do livro. Um lençol ou tecidos, uma luz mais fraquinha ou uma música e até efeitos sonoros (chuva, mar) de fundo podem ajudar.

Mais 5 brincadeiras que tornam a hora da leitura mais estimulante - area de leitura

2.Traga um personagem para contar a história

Dê voz ao ursinho de pelúcia ou ao boneco preferido e faça com que ele leia para as crianças. É incrível como este pequena mudança de foco dá nova vida a uma história contada muitas vezes. Além disso, a presença do personagem desperta por si só a imaginação dos seus filhos.

Mais 5 brincadeiras que tornam a hora da leitura mais estimulante - menina lendo com ursinhos

3.Traga um livro inusitado

Vale à pena de quando em vez ir à livraria ou à biblioteca e levar para casa um livro que seja fora do que vocês estão habituados. Pode ser um livro sem palavras, ou outro sem figuras (recentemente, eu li para meus filhos O Livro Sem Figuras. Achei incrível e as crianças riram o tempo todo). Pode ser um conto oriental, que tem outro tipo de narrativa ou uma poesia.

O inusitado faz o momento da leitura ser aguardado pelas crianças.

Mais 5 brincadeiras que tornam a hora da leitura mais estimulante - o livro sem figuras

4. Cante músicas

Muitas fábulas têm músicas consagradas. Os três porquinhos (Quem tem medo do Lobo Mau), Branca de Neve (Eu vou, eu vou, prá casa agora eu vou), Saltimbancos, Chapéuzinho Vermelho (Pela Estrada Afora), entre outras. Usá-las ao contar uma história ajuda a envolver a criançada.

Brincadeira para pais e filhos contarem uma história com música-violao

5. Envolva

Faça perguntas no meio da leitura para que as crianças adivinhem o que virá em seguida. Peça que elas contribuam, fazendo sons referentes ao que está acontecendo. Em casa funciona sempre. Meus filhos amam fazer barulho de chuva, de batida na porta ou o uivo do lobo. As crianças adoram brincar pois numa brincadeira elas são os personagens principais desta ação. Quando elas se envolvem na história, participando da leitura ativamente, os livros viram uma gostosa brincadeira!

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

post_link_parceiros

5 Comments

Comente
  1. 2
    Bruna Gabriela Sandi

    ADOREI AS IDEIAS, QUANDO SURGIR MAIS, POR FAVOR ME ENVIE. SOU PROFESSORA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. BEIJOS

    • 3
      Patrícia Marinho

      Olá Bruna,
      Obrigada pelo interesse. A gente não consegue mandar ideias específicas de um assunto. Se quiser receber o nosso email semanal com o resumo do que postamos no blog é só se cadastrar e entrar na nossa lista. É grátis. o link para o cadastro é este aqui:
      http://bit.ly/Cadastro_Newsletter_Banner
      Beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.