Brincadeira com jornal e papelão


Muita gente me pergunta: de onde vem tanta criatividade para brincar? Adoraria dizer que vem tudo da minha cabeça, mas não é verdade. Passa boa parte do tempo estudando sobre brincadeiras e atividades para praticar com as minhas filhas e depois vir aqui compartilhar com vocês. Uma das minhas referências é o site Hands On as We Grow. Foi de lá que eu tirei a brincadeira com jornal e papelão que vou mostrar hoje.

Brincadeiras simples para encantar os pequenos.

Eu brinco com as minhas filhas por vários motivos. Um deles é para fortalecer os nossos vínculos. A brincadeira é a linguagem das crianças e a gente consegue estreitar a relação quando fala a mesma língua. Para conseguir brincar mais, as atividades precisam ser simples, práticas e fáceis de fazer. É por isso que a maioria das brincadeiras propostas aqui no Tempojunto são assim. A de hoje não é diferente.

Você vai precisar de uma caixa de papelão, jornal velho e brinquedos pequenos que as crianças gostem. Eu usei uns animais de plástico que tenho em casa e a Gabi adora.

Brincadeira com jornal e papelão - materiais

A montagem da atividade consiste em esconder os brinquedos, debaixo de pedaços de jornal picado, dentro da caixa.

Brincadeira com jornal e papelão -caixa montada

Depois você coloca a criança dentro da caixa para procurar os brinquedos.

Brincadeira com jornal e papelão - evolução da brincadeira

Quando a criança cansar da brincadeira, o jornal pode ser aproveitado para fazer outras coisas, como amassar papel para jogar no cesto, ou fazer um brincadeira sensorial com jornal picado e água.

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

 

6 Comments

Comente
  1. 1
    Angelo

    Ótima ideia essa de caça aos brinquedos, sempre leio o seu blog e uso muita coisa que você sugere. Obrigado pelas dicas!!!
    Eu também faço muitas brincadeiras com jornal e papelão. Ontem eu fiz espadas e escudos e brincamos de gladiador, foi o máximo. Tenho alguns exemplos legais no meu blog paiolhaisso.wordpress.com.

    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Ângelo! Obrigada pelos elogios. Não aguentei a curiosidade e fui lá dar um pulo no seu blog. Amei! É tão difícil ver papais comentando aqui que eu tive que ir conferir. Super parabéns por ter este papel tão lindo na formação da sua filha! E adorei ver que estamos na lista de sites recomendados. Muito obrigada pelo carinho.

  2. 3
    Franciele

    Muito bom Patricia! Gosto muito do “Tempo Junto”. Faço a mesma coisa que vc. Procuro brincadeiras para fazer com minha filha. E descobri aqui uma riqueza enorme de brincadeiras simples, fáceis, com pouco material e recicláveis. Muito joia! Continue nos auxiliando! Vc ñ sabe o quanto é motivador encontrar alguém que pense parecido com a gente… E ver q ñ estamos sozinhos e nem loucos, por querer fazer brinquedos de sucatas com nossos filhos ou então brincar simples e puramente! Obg!

    • 4
      Patrícia Marinho

      Oi Franciele! Obrigada pela mensagem carinhosa. Bom saber que estamos ajudando de alguma forma! Beijos, Patrícia

  3. 5
    maly

    achei bem legal ,e estou querendo pegar ideias para brincar no predio da minha sobrinha que tem muitas crianças de 2 a 6 anos a maioria menina

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.