10 ideias de brincadeiras para fazer no quarto

10 ideias de brincadeiras para fazer no quarto


Quando se tem crianças pequenas, entre 0 e 6 anos, é preciso encontrar maneiras de usar os diferentes cômodos da casa para que elas possam ter liberdade de exploração e assim se sintam estimuladas a experimentar atividades novas e decodificar o mundo em que elas vivem. Deixar apenas um quarto de brinquedos ou um canto da casa como espaço lúdico não é suficiente.

O convite que eu faço neste final de semana é para que você veja sua casa com outros olhos. Essas 10 ideias de brincadeiras para fazer no quarto certamente deixarão as crianças encantadas. Pense no seu quarto como um playground e veja as crianças se deliciarem com isso.

Antes de dormir

1. Contar histórias

Uma das melhores e mais estimulantes brincadeiras para fazer com as crianças no quarto antes de dormir é contar histórias. A gente gosta tanto disso que até fez um post com 10 maneiras de brincar de contar histórias.

10 maneiras de brincar de contar histórias capa

2. Festa do pijama

Nada como uma festa do pijama para transformar uma noite comum numa experiência memorável. Nesse post tem as dicas de como organizar uma festa do pijama capaz de agradar crianças de diferentes idades.

Uma festa do pijama para ninguém botar defeito - balada das meninas

Durante o dia

3. Pega-roupas

A Patcamargo inventou um jeito divertido de fazer as crianças tirarem o uniforme da escola. É o pega-roupas, uma brincadeira de pega-pega em que a cama é o campo onde as crianças precisam se proteger da bruxa mamãe.

pega roupa - pat e as crianças

4. Mamãe raposa

Esta é uma brincadeira que a Carol e a Gabi inventaram: a mamãe raposa. O cobertor da cama vira a caverna aonde a raposa tem que entrar para pegar os pintinhos.

5. Pula-pula

Já que o assunto é quarto, uma outra brincadeira que não pode faltar é transformar a cama num pula pula!

Pega roupas - crianças sorrindo

6. História Maluca

Se as crianças forem maiores e a família tiver pelo menos 3 pessoas, dá para usar a cama para brincar de história maluca. Cada um escreve um pedaço da história e todos se divertem no final.

jogo de perguntas e respostas

7. Câmera quente

A cama também é um ótimo lugar para reunir a família e brincar de câmera quente.

 

Quando elas acordam

8. Cócegas

Quando elas já estão bem despertas e de bom humor, a cama é um ótimo lugar para um ataque de cócegas!

9. Massagem

A Shantala se popularizou muito como massagem para se fazer em bebês e crianças pequenas. Mas você não precisa ser nenhum especialista para fazer uma massagem simples. Aproveite este momento e faça massagem nas pernas e braços (sempre em direção às extremidades do corpo), movimentos circulares na barriga e nos ombros. Se for massagear as costas, cuidado para não pressionar a coluna. Termine pressionando as solas dos pés e as palmas da mão.

acordam na cama - massagem

10. Bolinha pluct

Essa brincadeira é assim: você pega a mãozinha ou pézinho da criança e vai contando cada dedo, indo do mindinho para o polegar (ou do dedinho para o dedão). Em cada dedo você fala: “bolinha”. Quando chegar entre o indicador e o polegar, você escorrega seu dedo (veja no vídeo que entenderá melhor) e diz “pluct!”. Ida e volta, fica desta forma: “Bolinha, bolinha, bolinha, bolinha, pluct! Bolinha, pluct!, bolinha, bolinha, bolinha”.

Toda sexta-feira tem um tema diferente para inspirar o seu final de semana com as crianças. Se não quiser perder nada,   inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

+ Nenhum comentário

Deixe seu comentário


E aí, o que você achou?