Pintura com limão


O título deste post era para ser “brincadeira com tinta invisível“. Pelo menos era essa a promessa do livro Veja como se faz. Apesar de não termos conseguido o efeito da invisibilidade, a pintura com limão foi um barato e por isso virou tema do post de hoje.

Quando a brincadeira não dá certo.

A brincadeira é uma excelente ferramenta para promover o desenvolvimento sócio-emocional das crianças. Quer um exemplo: aprender a lidar com a frustração.

Meu dia começo com a Carol recebendo uma amiga e ambas me procurando para fazer alguma coisa diferente já que elas estavam sem ideia. Recorri à lista de espera da Carol, e propus fazer a tal tinta invisível. Elas toparam na hora!

Você vai precisar de:
. Papel
. Um limão espremido
. Pincel

Pintura com limao - materiais

Como você deve ter deduzido, o limão assumiu o papel da tinta e as meninas começaram a pintar na maior expectativa.

Pintura com limao - pincel no limao

A primeira ideia foi escrever uma mensagem secreta. Segundo o livro, para ler mensagem seria preciso colocar o papel contra a luz.

Pintura com limao - carol pintando

A princípio, todo mundo ficou frustrado porque ou o papel ficava tão molhado que o texto ficava visível mesmo sem a luz por trás, ou ficava seco e aí nem com a luz dava para ler a tal mensagem.

De repente, uma delas colocou sua arte contra a luz da janela. E olha o que aconteceu

Pintura com limao - desenho contra a luz

O efeito não é lindo? As duas começaram tudo de novo, amarradonas com o efeito do limão no papel.

Pintura com limao - amiga da carol mostrando o desenho

Pintura com limao -desenho na luz

Não sei se você já sabe, mas aqui tem brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba um e-mail semanal com tudo que postamos no Tempojunto.

6 Comments

Add yours
  1. 1
    Yuka - Viver Sem Pressa

    Oi Patricia, eu brincava com isso quando era pequena, mas tinha um outro passo. Depois de desenhar no papel, eu esperava secar bem (podia usar o secador de cabelo para acelerar o processo), e quando o papel ficava bem sequinho, a gente pegava uma vela acesa e passava o papel com todo o cuidado pelo fogo. Onde tem limão, ficará marrom. Era pura diversão! Claro que tem que ter supervisão de um adulto, mas eu brinquei muito! Um beijo!

    • 2
      Patrícia Marinho

      Você não vai acreditar, Yuka, mas a Patcamargo me contou a mesma coisa e falou da gente fazer desse jeito que você sugere e postar no blog. Fiquei animada para tentar :)

+ Leave a Comment