Contação de histórias com desenhos


Quem acompanha o blog sabe que tanto eu quanto a Patcamargo adoramos contar histórias para nossos filhos. É por isso que fazemos posts como 10 maneiras de contar histórias e criamos a coluna Leitura Brincante na qual entrevistamos autores de livros infantis e discutimos a formação do hábito de ler e a relação entre a leitura e a brincadeira. Hoje vou falar de mais uma maneira de estimular a linguagem das crianças: a contação de histórias com desenhos.

Como dar vida aos personagens

Eu já contei no post da história da Dona Baratinha, que adoro dar vida aos personagens fazendo com que eles entrem em diferentes brincadeiras com a Gabi. Pois aqui em casa, o pai também adora fazer a mesma coisa. Estamos sempre inventando histórias, nas mais diferentes situações, inclusive para acalmar a Gabi nos momentos em que, por alguma frustração, ela esboça começar um chiliquinho de criança. É só a gente começar com “Era uma vez…” que em geral ela se distrai e esquece a birra, passando a se preocupar com o que vai acontecer na história.

Um tipo de contação de histórias que funciona muito bem, é repetir alguma situação do cotidiano que foi vivida pela Gabi. Ela vira a personagem central da história e acha isso o máximo.

Pois bem, desse hábito de encontrar histórias nas mais diferentes situações, saiu do papai a ideia de fazer uma contação de histórias com desenhos.

Contar historia - parede desenhada

Nesse exemplo, a gente pegou uma atividade que estamos acostumados a fazer, que é desenhar no vidro, e juntamos com outra atividade bem legal que é relembrar alguma viagem que a família tenha feito junta. No início do ano, passamos alguns dias num hotel com um parque aquático. A Gabi se divertiu tanto, que a nossa história feita com desenhos foi “O dia em que a família foi para o Parque Aquático.”.

Viu que demais? A atividade rendeu o maior tempão!

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião