Brincadeira para ensinar a criança a desenhar


O post de hoje é sobre brincadeira para ensinar a criança a desenhar. No livro Fabriqueta de Ideias, que eu adoro, a atividade chama-se desenho maluco. Como já tenho um post chamado Como deixar a atividade de desenhar mais divertida, onde ensino algo que chamei de desenho maluco, desta vez vou ter que trocar de nome. Hoje vamos falar de Desenhos Inusitados.

Chamei de desenhos inusitados porque o desafio da atividade é fazer a criança desenhar de um jeito que ela não está acostumada, como por exemplo, de olhos fechados ou com a mão trocada. Como diz o livro Fabriqueta de ideias; “esses jeitos diferentes de criar ilustrações fazem a gente se dar conta de que desenhar é muito mais uma questão de perceber do que possuir habilidade motora. É uma questão de saber ver.”

“Quando se é obrigado a desenhar sem poder ver ou de um modo com o qual não se está acotumado, a gente percebe elementos como linhas, cores, cules, sombras e texturas com mais cuidado. Essas experiências são chamadas por alguns estudiosos de desenhar com o lado direito do cérebro, que é menos racional e mais intuitivo.”

Eu achei a proposta muito interessante e resolvi fazer com a Carol. Para fazer esta atividade você vai precisar de papel, lápis e um objeto fácil de representar, como por exemplo um copo.

Brincadeira para ensinar a criança a desenhar_materiais

A primeira tarefa da criança será fazer um desenho de observação. Ou seja, ela deve olhar para o copo e desenhar o que está vendo.

Brincadeira para ensinar a criança a desenhar_0217_montagem-carol-desenhando-copo

O resultado do desenho de observação da Carol ficou assim:

Brincadeira para ensinar a criança a desenhar_desenho-do-copo

Depois vem a vez do primeiro desenho realmente inusitado: desenhar de olhos fechados!

Brincadeira para ensinar a criança a desenhar_IMG_0230_montagem-do-desenho-cego-do-copo

O resultado final:

Brincadeira para ensinar a criança a desenhar_IMG_0246_resultado-desenho-cego

Por último a tarefa foi desenhar sem tirar o lápis do papel, algo que a gente já havia feito nesse post aqui.

Brincadeira para ensinar a criança a desenhar_IMG_0247_desenho-sem-tirar-o-lapis-do-papel

Como a Carol já tinha testado cada um dessas técnicas separadamente, o grande barato nesse dia foi comparar o resultado dos três desenhos.

Brincadeira para ensinar a criança a desenhar_montagem-de-todos-os-desenho

Enquanto isso, a Gabi, que não pode mais ficar de fora de nada…

Brincadeira para ensinar a criança a desenhar_IMG_0240_gabi-desenhando-com-o-copo

Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

 

Afiliados

+ There are no comments

Add yours