Jogo com bexiga para uma bagunça boa em casa


Nossa, se você resolveu ler este post com o nome que eu coloquei, parabéns! Você é dos meus e não tem medo de uma bagunça de vez em quando. Este jogo com bexiga não cria exatamente uma bagunça, mas a brincadeira, confesso, precisa de um pouco mais de espaço. Em geral nas férias das crianças, ou quando passamos vários dias frios, sem possibilidade de brincar do lado de fora, eu libero brincadeiras mais baguncentas em casa. Se não todo mundo acaba colocando as energias acumuladas onde não deve.

Para começar nosso hóquei de bexigas e meias, você vai precisar montar os “equipamentos”, com o seguinte material:

Tubo de papelão vazio, destes finos e mais compridos, que vêm em papel alumínio, papel manteiga ou papel toalha.

Pedaço retangular de papelão

Fita adesiva

Bexigas

Meias

Uma caixa de papelão ou uma bacia ou algo que possa servir como gol (pode até usar as cadeiras da sala)

Jogo com bexiga inspirado no hóquei

Para começar, faça um corte longitudinal no tubo de papelão, dividindo-o ao meio. O corte precisa ter no máximo 1/3 do tamanho total do tubo.

 

Em seguida, corte um retângulo de uma caixa de papelão com aproximadamente 20cm X 12 cm. Encaixe esta aba no corte do tubo e prenda com fita adesiva para deixar bem firme. Assim você terá seu “taco” de hóquei. Faça um para cada jogador.

Encha quantas bexigas vocês quiserem. Coloque as meias nos pés de todos os jogadores. Distribua um “taco” de hóquei para cada participante. Coloque uma música bem agitada e comecem a jogar! O objetivo é tentar empurrar as bexigas para o gol. Quem pontuar mais, vence!

Adaptar para lugares pequenos ou ao ar livre

Eu brinquei com meus filhos em casa num final de semana. Foi muito divertido. Claro que eles têm 8, 7 e 6 anos, então é mais simples controlar o escorregar da meia, com a vontade de alcançar uma das bexigas. Se seus filhos são menores, é mais aconselhável começar a brincar com os pés firmes no chão, sem meias.

Como tinha bastante gente brincando em casa, eu optei por afastar a mesinha de centro e tirar o tapete. Desta forma, ganhamos um “campinho” razoável e sem obstáculos que machucassem. Mas já dá para brincar num corredor pequeno, ou mesmo num espaço menor, reduzindo o número de bexigas.

Também não encha demais as bexigas para que não estourem com facilidade.

Por fim, se você tem possibilidade de levar a brincadeira para o quintal, a rua, a grama, a areia da praia, perfeito! Só escolha um chão mais liso para brincar e evitar que as bexigas estourem com o atrito numa superfície rugosa.

Curtiu este jogo com bexiga? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião