10 brincadeiras para fazer só com o corpo – Semana Mundial do Brincar


Segunda-feira, dia 21 começa a Semana Mundial do Brincar (SMB) 2018. Para a gente aqui no Tempojunto é um momento de trazer ainda mais a importância das brincadeiras para as crianças, desde seu nascimento.

O tema desde ano é Brincar de Corpo e Alma. E nas palavras da Aliança pela Infância, que lidera a SMB no Brasil, essa proposta da é um chamado para a criança estar inteira na brincadeira, na vivência e no desenvolvimento de seu ser e estar no mundo. Uma presença que pede espaço e tempo para o movimento, o gesto e o reconhecimento de seus sentidos. Vamos falar mais da SMB durante a semana, mas hoje aproveitamos uma frase da semana, e separamos brincadeiras para fazer só com o corpo, sem precisar de material nenhum, para você se esbaldar com seus filhos no final de semana.

1. Fazer caretas

Super simples, né? Mas também é divertido à beça. Brincando de fazer caretas você trabalha as expressões com seu filho desde bebê, também estimula a criatividade e a desinibição.

 

2. Brincar de adivinhar palavras sem som

A gente explica direitinho esta brincadeira no vídeo abaixo. Mas ela é outra que além de brincarmos com a face, ainda ajudamos na aquisição da linguagem.

3. Rolar na grama, no colchão, no chão

Quem não gosta? Então liberem o corpo todo e saiam rolando juntos por aí!

4. Cantar

O ditado não nos deixa mentir: “Quem canta seus males espanta”. Entre as brincadeiras para fazer só com o corpo esta é uma que mexe o corpo inteiro. Porque sempre dá aquela vontade de sacudir o esqueleto quando cantamos. E vale ser desafinado, desritmado, não importa. Se quiser algumas sugestões, no blog tem uma área só de posts com músicas para você cantar com as crianças. Tem música que exercita os sentidos; e que sempre ajudam no desenvolvimento.

5. Equilibrar em um pé só

Pensa que é fácil se equilibrar num pé só? E que tal estendendo as pernas, formando a figura de um avião? Dá para fazermos inúmeras variações da brincadeira, que ainda estimulam o desenvolvimento do sentido de equilíbrio da família.

6. Olhar estrelas ou nuvens

Já escrevemos sobre estas duas brincadeiras em outros posts aqui do blog. Tanto para olhar as estrelas, quanto para brincar de imaginar formas nas nuvens, não precisamos de nada, além de imaginação.

7. Fazer formas engraçadas com a sombra

Esta brincadeira, além de só precisar do seu corpo também é ótima para as crianças pequenas reconhecerem as partes do corpo. Ah, seu filho é maior? Então, que tal brincarem de perspectivas, mudando a sombra, conforme vocês posicionam seu corpo em relação ao sol. E outra alternativa: criar formatos de sombras diferentes a partir de posições que vocês assumem, combinando a sua sombra com a dos seus filhos.

8. Contar uma história de quando você era pequeno

As crianças gostam muito de perceber que você também já foi criança um dia. E aproveitar um momento juntos para contar uma história engraçada, “sinistra”, ou muito próxima do seu filho é uma brincadeira que aproxima, remete a lembranças; e mostra ao seu filho como dá para criar uma narrativa, contar alguma coisa sem ser só lendo um livro. Este post da Momjunction mostra 10 benefícios de contar uma história para seu filho.

9. Brincar de mímica

Outra brincadeira que cabe em qualquer minuto que tivermos, estimula a imaginação e não é preciso nada além do próprio corpo: a mímica. E é uma brincadeira muito versátil porque pode ser tão simples quanto imitar os animais, se seus filhos forem pequenos; ou elaborados, como descrever o nome de um filme, música ou livro, se seus filhos forem maiores.

10. Telefone sem fio

Quem disse que “cochicha o rabo espicha” certamente não brincou de telefone sem fio. Com três pessoas juntas já é possível brincar. Quem escuta melhor? Quem consegue passar a mensagem sem erros? Coloque a mão em concha e bóra brincar!

Não sei se você já sabe, mas aqui tem brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba um e-mail semanal com tudo que postamos no Tempojunto.

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.