
Uma parede de lousa em casa e muitas brincadeiras para contar
Domingo é Dia de Bagunça aqui no blog! Hoje resolvi começar a contar para vocês a história de como preparamos a casa para receber a bagunça (sem me enlouquecer!).
Assim que eu engravidei da Carol, eu e meu marido decidimos que o apartamento em que morávamos ficaria pequeno com a chegada de um bebê e decidimos procurar um novo. Acabamos comprando um na planta e esperamos 3 anos pela sua entrega. Com isso, pudemos viver a chegada do bebê num apartamento que tinha sido todo concebido para a vida de um casal adulto e era muito pouco amigável para crianças (coisa que só percebemos quando a Carol nasceu, obviamente).
A espera pelo apartamento novo nos permitiu pensar em como seria bom uma casa planejada para a existência de crianças. Eu adoro organização, e sempre fico chateada quando a casa está uma bagunça, mas não queria que a Carol tivesse que ficar limitada a um quarto de brincar. Por isso, decidimos pensar como cada cômodo poderia ter espaços que seriam dela. Na cozinha, por exemplo, a ideia foi colocar uma parede de lousa que faz o maior sucesso até hoje.
Desde o primeiro dia na casa nova a gente sempre usou à beça. Primeiro fazíamos desenhos livres, como esse da foto acima, comigo e a Carol ainda pequena. Depois, comecei a usar a parede para fazer atividades que me eram aconselhadas pela escola (sempre fiz questão de estabelecer parceria com as escolas da Carol e saber como, em casa, eu poderia complementar a escolarização dela). A foto abaixo mostra uma dessas atividades. A Carol estava desenvolvendo a coordenação motora fina e na fase de sair dos garranchos para representar objetos conhecidos em seus desenhos. Nossa bagunça passou a ser usar a parede em atividades que pudessem ajudar nisso. Eu desenhei uma flor e olha que linda a flor que ela fez ao lado!
Até hoje quando uma amiga da Carol vem aqui em casa, é normal perguntar onde tem giz para poder brincar um pouquinho. Com isso elas se divertem e minha cozinha está sempre com um tempero de criança :). E na sua casa? Será que tem algum lugar que poderia receber uma parede assim?
Gostou das nossas dicas? Aqui no Tempojunto, temos dicas de brincadeiras todos os dias e para todas as idades. Se você quiser, para não perder nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de dicas.
Olá, Patrícia! Excelente dica! Vou fazer em casa. Com que idade vc acha que a criança começa a proveitar a parede de lousa?
Olá Tissiana! Dos dois em diante. Até hoje, com 8 anos, minha filha mais velha aproveita.
Ola, adorei….qro fazer….mas vc usa qual giz??? o normal nao é alergico???
Oi Samira,
Obrigada pelo comentário!
Eu uso giz de uma marca chamada Dubom, que pelo menos na descrição é definido como antialérgico. Minhas filhas não tiveram problema algum com isso. Mas se a criança tiver algum problema de alergia, assim como ela deve evitar poeira ou contato com pelos de animais, seria bom consultar um pediatra antes de usar o giz.
Ok?
Beijos,
Patrícia
Boa idéia vou fazer isso mas como voe faz
Parabéns! Vou fazer essa ideia!