Como montar uma área de brincar para um bebê de 6 a 12 meses – parte 1


Semana passada eu escrevi dois posts da série “Playground da Gabi” contando sobre os 10 brinquedos que todo bebê deveria ter em sua área de brincar. Se você não leu, dá uma olhada na parte 1 e na parte 2 para saber do que estou falando.

Esta semana vou escrever sobre a montagem do playground, ou seja, sobre como disponibilizo os brinquedos para atrair a atenção da Gabi e mantê-la estimulada por mais tempo. O ponto de partida é compartilhar a minha inspiração. Eu vi a foto abaixo e me apaixonei!

baby play area collage

Essa foto saiu de um post do blog Imagination Tree (que eu amo!) chamado “Baby Place Space for 6 -18 Months: Inspired by Montessori and Reggio”. Traduzindo: Área de brincar para bebês de 6 a 18 meses: Inspirado by Montessori e Reggio. Tudo me chamou a atenção, começando pela ideia de se planejar uma área de brincar especialmente para um bebê, passando pela escolha dos brinquedos e pela forma como eles são organizados.

Eu já falei sobre a minha descoberta da filosofia Montessori neste post sobre “Quadro Sensorial para Bebês”. Tudo o que eu faço com a Gabi apresenta um resultado tão bom que resolvi adotar um pouco mais da filosofia seguindo alguns conceitos que estão por trás da foto do Imagination Tree: tudo no chão, acessível para o bebê, brinquedos preferencialmente de madeira, organização dos brinquedos em cestos de fibra natural, o espelho no chão, luz natural…

A primeira coisa que eu fiz foi comprar os brinquedos conforme já contei para vocês. Depois fiquei pensando em como organizar o espaço e acabei adotando a ideia de fazer um playground itinerante. Ele passeia pela casa em função do clima, do horário e do movimento da casa. Pode estar na sala, na varanda, no quarto da Gabi…

montando o playground_capa

Eu já tinha um tapete grande, da marca Tiny Love (ele é super prático). Bastou uma caixa de plástico para guardar todo o material, incluindo os brinquedos, os cestos e o espelho. Tudo fica na caixa para ser mais prático de guardar e evitar que acumule poeira.

montando o playground 2

Basta abrir a caixa para encontrar os estímulos…

Gabi brincando no playground_default parte 2

… que ficam a disposição da Gabi na hora de brincar!

Confesso que se eu tivesse visto o post do Imagination Tree antes, talvez tivesse comprado um tapete menos colorido, para ter menos estímulos. No entanto, eu já o tinha comprado quando montei o enxoval e ele é tão prático pelo tamanho e forma de guardar e lavar que, no fim, acho que foi uma boa ideia. No próximo post, na quinta, eu conto sobre a questão da organização dos brinquedos nos cestos e na forma de apresentar os cestos para a Gabi.

Que tal? Tem sempre uma sugestão nova para bebês pequenos aqui no blog. Se você não quer correr o risco de perder, inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

Afiliados

27 Comments

Comente
  1. 3
    Fernanda

    Olá Patricia, tenho um bebê de sete meses e estou montando um espaço pra ele brincar… Quais critérios vc usou para escolher os brinquedos? Vcs não tiveram problemas com o espelho? Temo que se deixar perto do meu bebe e vá quebra-lo facilmente :/

    • 4
      Patricia Camargo

      Oi Fernanda. Aqui é a Patcamargo. A Patricia com certeza vai responder direitinho para você, mas só queria adiantar que você pode procurar espelhos de acrílico para seu bebê. Eles funcionam bem e não têm o risco de quebrar tão facilmente. Eu usei em casa com meu filho que na época estava com 2 anos e adorava bater os brinquedos no espelho. Bjs

    • 5
      Patrícia Marinho

      Oi Fernanda,

      Os critérios foram frutos de pesquisa. Li vários livros e artigos falando sobre os estímulos que devem ser feitos com os bebês nesta fase e quais são os brinquedos adequados para eles, respeitando os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) do bebê. Além disso, me identifiquei com a filosofia Montessori, que menciono em vários posts e busquei montar um playground que refletisse isso. Como disse no post, para mim foi vantagem ter um playground itinerante, que pudesse circular pela casa. neste caso, a solução foi um espelho tradicional, que só foi colocado em uso quando havia adulto por perto e na fase em que a Gabi ainda ficava só sentada. O recomendado, como disse a patcamargo é buscar os espelhos de acrílico. que funcionam e são seguros porque não quebram. ok?
      Beijos,
      Patrícia

    • 9
      Patrícia Marinho

      Oi Rosi, os cubos de borrracha você encontra, por exemplo, na Livraria Cultura. Os de pano e as bolas eu comprei em lojas de material educativo aqui de São Paulo.

  2. 13
    Debora

    Estou procurando um tapete justamente como vc comentou… Fácil de guardar e estender, grande, macio ,porém sem tanto desenho e estímulo! Alguma ideia de onde encontrar?

  3. 15
    Claudia Henrique

    Olá, minha irmã tem um studio de Pilates e como tem alunas com filhos pequenos
    e algumas alunas gravidinhas ,estou tendo uma ideia aqui para que as mamães não
    pare de fazer pilates e a nova geração tbem continue ,pensei em montar um espaço Baby
    ou espaço Baby Playground ,algo assim mas estou pesquisando preciso saber se tem algum
    curso para essa ideia ,pois eu adorei tudo isso que eu li e vi na pagina que abri tudo colorido
    um verdadeiro mundo encantado para os babys e os pequenos preciso de uma ajudinha ?!

    • 16
      Patrícia Marinho

      Oi Claudia,
      Acho sua ideia ótima! Infelizmente eu não sei de nenhum curso para indicar não. Mas acho que vale super e pena vocês pensarem nisso sim. Vai ser um super diferencial para o studio da sua irmã.
      Beijos,
      Patrícia

  4. 19
    Inês

    Oi Patricia! Estou a adorar o blog e vim aqui parar porque quero muito construir um espaço de brincar para a minha bebé, que vai nascer em Janeiro. Gostei muito das dicas!!
    Uma dúvida… porque é que agora você teria comprado um tapete menos colorido, com menos estímulos? Que tapete então você compraria agora? Obrigada!!!!

    • 20
      Patrícia Marinho

      Oi Inês,
      Seja bem-vinda! Obrigada pelos elogios.
      Eu teria comprado uma tapete liso. Mas posso falar? No final, a Gabi usa o tapete dela até hoje, com quase 3 anos, e adora. Então está tudo certo!
      Beijos,
      Patrícia

    • 22
      Patrícia Marinho

      Bacana! Tem muita, mas muita coisa aqui no blog para você colocar em prática com sua filha. Espero que se divirtam muito juntas!

    • 26
      Patricia Camargo

      Oi Jake, aqui é a Patcamargo. Hoje em dia já existem em casas de decoração e construção espelhos de acrílico, que não quebram com a mesma facilidade dos espelhos comuns. Bjs

  5. 27
    Jake

    Amei seu blog, vou voltar sempre… Me ajudou bastante… Mãe de primeira viagem rsrs! Obrigada por compartilhar ideias tão maravilhosas para os nossos babys.bjs

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.