Inspire-se no Surrealismo para fazer arte para crianças


O que não falta aqui no blog é inspiração para fazer arte para as crianças, já reparou? Tem post sobre Pollock, Klee, Picasso e hoje vou falar sobre Surrealismo, o tema de ontem da Oficina Tempojunto na Urban Arts.

Essa vai ser uma atividade muito fácil de fazer, que não requer prática nem habilidade. A ideia é explorar ao máximo o objetivo dos surrealistas de criar imagens estranhas para fazer as pessoas começarem a pensar em jeitos diferentes de enxergar o mundo. Eles viam beleza nas coisas mais bizarras, nas combinações inesperadas de objetos, como a obra Telefone-Lagosta de Salvador Dali

1938_telefone_lagosta

Para a oficina da Urban Arts, a gente pegou quadros de artistas do portfolio da casa e deixou apenas um pedaço da imagem para que as crianças completassem o desenho do jeito mais louco possível. Um dos pontos de partida, por exemplo, era esse pedaço da obra Elephant Balloon de Mark Koller.

Recortamos o elefante obra Elephant Balloon de Mark Koller para que as crianças pudessem completar o desenho da forma mais maluca possivel.

Recortamos o elefante obra Elephant Balloon de Mark Koller para que as crianças pudessem completar o desenho da forma mais maluca possivel.

Você pode fazer o mesmo em casa usando recortes de revistas. Eu já mostrei esta técnica no post “Complete o desenho“. A Carol também fez um trabalho na escola usando a mesma técnica. Você recorta um pedaço da revista, coloca num papel branco e pede para a criança completar o desenho como quiser. A obra será surrealista se você orientar os pequenos a completar o desenho de um jeito maluco, colocando no mesmo contexto objetos e figuras inusitadas.

Desenho da Carol

 

Gostou das nossas dicas? Aqui no Tempojunto, temos dicas de brincadeiras todos os dias e para todas as idades. Se você quiser, para não perder nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de dicas.