5 ideias para brincar ao ar livre


A gente sabe que é difícil para quem mora em metrópoles ter um tempo junto com as crianças ao ar livre. Ficamos cada vez mais encarcerados em casa e deixamos as crianças se acostumarem com isso. Mas também sabemos o quanto é muito, mas muito importante mesmo brincar “do lado de fora”. Tanto para os filhos, quanto para os adultos também.

Por isso, vamos sempre trazer aos domingos dicas de atividades para fazer no parque, na praça, na praia ou no quintal. Vem com a gente!

A Patricia Camargo foi com a família para um hotel fazenda nas férias. Nestes lugares sempre tem um espaço para brincar ao ar livre em que podemos criar várias atividades. E dá para fazer versões em qualquer lugar.

Parede de escalada

Força nos braços e pernas, equilíbrio, concentração e domínio do medo. Estas são alguns dos benefícios de escalar alguma coisa. A Patcamargo encontrou esta mini parede no meio de um bosque e as crianças foram direto para ela. Mas o efeito é o mesmo se você subir numa árvore com seu filho. Deixe que ele descubra como avançar na escalada. Ah! Vale subir em um muro? Pois é, com cuidado e sendo um muro conhecido…

brincar ao ar livre - parede escalada

Obstáculos com pneus

Não, a gente não carrega pneus no porta-malas do carro toda vez que vamos para um espaço ao ar livre ;) Mas existem lugares em que já existem obstáculos como estes montados.

Se não tiver, serve um caminho de pedras, troncos grandes no chão, ou obstáculos que você mesmo faça marcando o chão com pedrinhas, galhos e folhas. A ideia é movimentar e trabalhar a coordenação numa brincadeira de cavaleiros, heróis ou valentes princesas que precisam vencer o caminho tortuoso até chegar a um tesouro. No começo, as crianças desconfiaram da instabilidade do pneu. Até a Patcamargo ficou com receio de afundar com seu peso. Mas logo todos pegaram o jeito e estavam praticamente saltando por sobre os pneus.

brincar ao ar livre - pneu

Equilibrista

Na foto, a gente aproveitou um cabo de aço e uma corda já montados no espaço do hotel. Mas você pode ter o mesmo efeito com uma corda de pular esticada no chão e uma fita de tecido amarrada em dois troncos de árvore.

brincar ao ar livre - henrique na corda

A brincadeira é descobrir formas diferentes de cruzar um rio imaginário. Vale andar de frente ou de lado, sentar na corda (e fingir que está agarrado nela), tentar se equilibrar sem segurar na fita. Quem conseguir atravessar mais vezes de jeitos diferentes, ganha. Caímos? Claro. Mas depois do primeiro tombo, o resto foi motivo de muitas risadas.

Cama de gato

Esta também não é difícil de montar. Você precisa de barbante ou fita, fita crepe e pequenos guizos ou sininhos (encontrados em lojas de armarinhos ou de fantasias). Passe o barbante pelos troncos das árvores, criando uma espécia de teia e coloque os sinos presos em alguns pontos da trama. A brincadeira é passar pela cama de gato sem tocar os guizos. Esta atividade a gente também fez dentro de casa.

brincar ao ar livre - cama de gato

Fazer ondas com sementes no lago

Alguns parques ou espaços livres tem um lago por perto. Que tal brincar de quem consegue fazer mais círculos na água jogando sementes? Tem gente que conhece bem a técnica e é capaz até de fazer a semente pular várias vezes na superfície da água antes de afundar. Mas, como por aqui ninguém conseguiu, melhor não pagar mico e ficar somente no concurso de círculos aquáticos. Também brincamos de quem fazia o círculo mais longe e depois conseguia acertar outra semente dentro do círculo feito.

As crianças se divertiram tanto que a Patricia precisou tomar cuidado extra para ninguém cair na água. Puseram uma corda no chão e ninguém podia passar dela para brincar.

Usamos sementes que acabam se desintegrando mais rápido no lago, em lugar de pedrinhas.

brincar ao ar livre - pedra lago

Para completar, a gente fez aqui uma seleção de atividades para fazer com coisas que encontramos na natureza. Que tal brincar de encontrar folhas, pedras e galhos com formatos diferentes para depois criar grandes obras de arte juntos?

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.