
Como inventar brincadeiras para os bebês
Eu sempre falo aqui que a minha principal fonte de informação é o Pinterest. Eu sigo muitas outras mães que são mão na massa, como eu, incluindo algumas que são profissionais de arte e educação e procuro me informar sobre o que posso fazer para brincar com as minhas filhas. Uma das coisas que mais me chamam a atenção é a capacidade de inventar brincadeiras para os bebês. No começo eu me surpreendia muito, mas aos poucos fui percebendo que tudo tem uma boa dose de bom senso e observação. Acabei percebendo que é mais fácil do que eu imaginava inventar brincadeiras para os bebês.
O primeiro passo é entender o momento que o bebê está passando e quais são os marcos do desenvolvimento esperados para aquele momento. Quando escrevi a série Desenvolvimento do Bebê, preparamos um Quadro Desenvolvimento do bebê, para você baixar e imprimir, em que você tem a indicação desses marcos. Recomendo imprimir e deixar na área de brincar para você se lembrar.
Depois, é preciso reconhecer que tudo, absolutamente tudo para o bebê é uma descoberta e ele está pronto para explora-la usando os 5 sentidos, se você permitir. A criança tem que ter liberdade para experimentar, sem ouvir muito “não pode” e sem que você tenha muito medo da bagunça que vai ficar.
Por fim, você deve reconhecer que os objetos que você tem em casa têm potencial para virar brincadeiras se você se habituar a olhar para os objetos com outros olhos. Por exemplo, quando a Gabi entrou na fase de encaixar coisas, eu tirei do pinterest a ideia de fazer o encaixe das bolas nas formas de cupcake.
Ela adorou e a brincadeira de colocar e tirar ganhou variações como a do pote de algodão.
A Gabi também brinca com brinquedos tradicionais, lógico. Eu inclusive escrevi um post com a minha recomendação sobre os brinquedos essenciais para a área de brincar de uma criança de 6 a 18 meses. Um deles são os jogos de encaixar os anéis.
Ora, se a Gabi se interessou por isso e está nesta fase, porque não inventar variações? Bastou colocar uma espada que era da Carol encaixada no sofá e disponibilizar uma série de argolas para uma brincadeira nova surgir: o encaixe de argola
Repare na concentração da Gabi para conseguir colocar a argola
O legal é que desta forma, com a espada e no sofá, a brincadeira ganhou um forte componente de coordenação motora grossa. Afinal, a Gabi precisa se agachar para pegar as peças e depois levantar para fazer o encaixe
Além disso, ela precisa se equilibrar numa base instável, que a almofada do sofá
E por fim, como ela gostou muito da brincadeira, resolveu descer do sofá e ir buscar, uma a uma, as argolas que estavam espalhadas no chão para poder encaixar tudo na espada.
Quando acabou a atividade de encaixar, a brincadeira continuou: hora de guardar.
Se você gostou dessa dica e não quer perder nenhuma novidade do Tempojunto, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.
Olá, achei muito interessante seu blog, eu tenho duas pequeninas e estou aprendendo mais pra passar um tempo maior com elas, e gostaria de dicas e idéias. estou iniciando um blog sobre a vida de mãe e gostaria de aprender mais nessa área, gostaria de entrar em contato com você pra aprender mais. se possível
Oi Pamella,
Obrigada pelo interesse. Infelizmente a gente não consegue dar muita atenção individual para cada um que entra em contato conosco 🙁 A gente adoraria, mas trabalhamos muito. Uma dica para ficar mais perto do nosso conteúdo é assinar a nossa newsletter gratuita. Toda semana mandamos um email com um resumo do que foi publicado no Tempojunto. Assim você não perde nada do que publicamos. Se tiver interesse, o link para se cadastrar gratuitamente é esse aqui: http://bit.ly/Cadastro_Newsletter_Banner
Beijos,
Patrícia