3 cartões de Páscoa para fazer com as crianças


By patcamargo

A Páscoa é uma data muito celebrada em casa. Tanto no sentido religioso, quanto no de renovação. Por isso, eu gosto de preparar várias atividades com as crianças para que este seja um momento muito gostoso na família. Neste ano, decidimos criar 3 cartões de Páscoa para fazer com as crianças e presentear os amigos e familiares. Eles são simples e ficam muito bonitos.

Feito com recortes de papel de presente

Sabe todos aquelas sobras de papel de presente? Pois eu guardo os que acho mais bonitos para fazer as mais diversas coisas, com origami, toalhinhas para as meninas brincarem e, neste caso, a decoração de um cartão em forma de ovo. Você vai precisar de:

– Papéis de presente diversos

– Uma cartolina ou papel cartão

– Cola branca

cartões de Páscoa - material cartão de pompom

O primeiro passo é dobrar o papel cartão no meio e desenhar o formato de um ovo, sendo que uma das laterais deste ovo precisa ser rente à dobra do papel. Quando você recortar o formato do cartão, deixe esta parte da dobra fixa.

Já recorte mais dois modelos de cartão para os próximos que vamos mostrar aqui.

Enquanto você faz isso, peça para a criança recortar com a mão mesmo pedaços dos papéis de presente. Deixe que ela faça partes maiores e menores.

En seguida, basta espalhar a cola branca sobre um dos lados do cartão e colar os pedaços de papel presente aleatórios e uns sobre os outros. Aqui é a hora da criatividade!

Para dar um melhor acabamento, depois que vocês preencherem toda a parte externa do cartão, passem cola branca por cima de tudo. Pode ser com o dedo ou o pincel. Vai ficar tudo branco de cola, mas assim que ela secar, formará uma película plástica transparente que dá mais durabilidade ao cartão. Pronto! Olha aqui o vídeo com o passo a passo completo.

Pintando com lápis aquarelado

Já no segundo dos 3 cartões de Páscoa que o Pocoyo fez, usei a técnica de fita crepe e lápis aquarelável que a Patricia Marinho ensinou num post sobre o artista Paul Klee. Os materiais são:

– Água

– Pincel

– Lápis aquerelável

– Fita crepe

A primeira etapa é colar a fita crepe no cartão em formato de ovo (que você já recortou antes). Aqui vai um truque que aprendi com a PatMarinho: cole e descole a fita crepe na sua roupa algumas vezes antes de por no papel. Assim, ficará mais fácil de tirar a fita sem rasgar o cartão.

Crie formas geométricas com a fita à vontade.

Em seguida, eu entreguei o cartão ao Pocoyo e ele pintou como quis os espaços entre a fita crepe com os lápis aquareláveis. Pode misturar cores, fazer mais forte, mais fraco ou como a criança achar mais legal.

cartões de Páscoa - fazendo o cartão de lapis de cor

Pronto? Chegou, então, a hora de usar água e pincel sobre a pintura com lápis.

Conforme vocês forem passando o pincel molhado, a pintura ganha um jeito de aquarela multicolorida! Espere secar o cartão e retire com cuidado as fitas crepe. E está pronto mais um cartão de Páscoa.

Cartão com pom-pons e tinta guache

Como eu já disse antes, meu talento para artesanato é quase nulo, então preciso de atividades simples para que eu possa fazer com as crianças sem que elas fiquem frustradas com o resultado. Este cartão feito com pom-pons é justamente o que eu gosto ;) .

Você vai precisar de:

– Tinta guache ou de pintura a dedo

– Pregadores de roupa

– Pom-pons de lã (ou bolinhas de algodão)

Prenda os pom-pons ou as bolinhas de algodão com os pregadores. Assim, como a PatMarinho fez

cartões de Páscoa - pregador e pompom

Coloque cada cor de tinta em um potinho, ou use a própria tampinha para deixar seu filho à vontade para pintar. Nem precisou explicar para a Potchochenca o que era para fazer. De cara, ela pegou o pregador, “tascou” o pom-pom na tinta e começou a carimbar o cartão.

O mais legal foi quando explicamos para ela que ela podia preencher todo o cartão com as “carimbagens” e que todas as cores estavam liberadas. Foi uma arte só. Confere aí no vídeo.

No final, cada um ficou com um cartão diferente dos 3 cartões de Páscoa e eles estão decidindo quem da família vai ganhar qual. Bem, a Cururuca já decidiu que o dela será para o Coelho da Páscoa!

Se você gostou dessa dica e não quer perder nenhuma novidade do Tempojunto, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.