Na cozinha com crianças: Bolinho de Abobrinha com Queijo de Cabra


Coluna cozinha

No nosso Tempojunto na Cozinha desse mês fizemos umas experimentações com uns utensílios de cozinha um pouco mais ‘perigosos’: um ralador e uma faca (que fique claro, faca de criança!). Como a Lily já tem quase 3 anos e está bastante acostumada a ajudar na cozinha, resolvi deixar ela explorar um pouco mais (com muuuuuita supervisão!!).

Na filosofia Montessori, é comum as crianças ajudarem nas tarefas e elas começam cedo a se familiarizar com as ‘ferramentas’ da cozinha. Olha só alguns exemplos do que eles podem usar:

Facas

Números 1 e 2 são exemplos de facas comuns (por aqui elas se chamam ‘faca de manteiga’ e não são afiadas), com um cabo mais grosso para auxiliar o manejo.

O 3 e o 4 são cortadores de ovos cozidos.

O 5 e o 9 são cortadores de legumes.

O 9 tem um formato diferente que ajuda na hora de segurar e é bastante seguro para os pequenos.

O número 6 é um fatiador de maçã.

Os números 7, 8, 10 e 11 são opções de facas para crianças maiores, pois requerem mais habilidade e controle, coisa que as crianças menores ainda não desenvolveram.

Então vamos lá? Hoje vamos de Bolinho de Abobrinha com Queijo de Cabra!

Chic né?! 😉
Brincadeiras à parte, não é porque é comida de crianças que precisa ser sem graça! Temperos e ingredientes um pouco mais exóticos (como curry, azeitonas, alcaparras, alecrim…) talvez sejam a ajuda que você precisa para fazê-los experimentar coisas novas, além de trazerem muito mais sabor às receitas (não, não é o sal que faz a comida ficar gostosa, aliás, quanto menos você usar, melhor!)

Na cozinha com crianças: Bolinho de Abobrinha com Queijo de Cabra - lily e abobrinha

Você vai precisar:

– 150 gr de abobrinha ralada (eu usei a verde e a amarela, que compramos fresquinhas na feira)
– 100 gr de queijo de cabra (feta) – ou queijo minas, se você preferir
– 2 ovos
– 80 ml de azeite de oliva
– 200 ml de iogurte natural
– 200 gramas de farinha de trigo
– 2 colheres de chá de fermento em pó
– sal e pimenta à gosto (cuidado com o sal porque o queijo já é salgado!)
– cebolinha picada

Para preparar:

Vamos começar com as novidades: ralar as abobrinhas e cortar o queijo!

Na cozinha com crianças - Bolinho de Abobrinha com Queijo de Cabra - ralando

Nós não usamos as duas abobrinhas inteiras senão ia ficar muito mais do que 150gr. Se elas formarem água depois de raladas, escorra bem antes de misturar na massa.

Em uma tigela, misture os ovos, o azeite de oliva e o iogurte. Em seguida, a farinha de trigo, o queijo picado, sal e pimenta. Por último, a abobrinha, a cebolinha e o fermento em pó.

abobrinha_04

Coloque a mistura em forminhas tipo muffin (ou qualquer outro formato que você tiver) e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos à 180 graus.

Olha a concentração para esse trabalho de precisão que é encher as forminhas! rsrsrs

abobrinha_05

Eu acho que já está pronto!!

Na cozinha com crianças - Bolinho de Abobrinha com Queijo de Cabra  - forno

 Os bolinhos ficam macios e deliciosos! Perfeitos para um lanchinho à tarde e até pra levar na lancheira.

Na cozinha com crianças - Bolinho de Abobrinha com Queijo de Cabra  - bolinhos prontos

Eu adorei e acho que você também vai gostar (;

Na cozinha com crianças - Bolinho de Abobrinha com Queijo de Cabra - lily comendo

Nota da Patrícia Marinho

A Mônica escreveu um ebook muito legal sobre como ajudar as crianças a ter hábitos alimentares saudáveis. Se você quer que o seu filho se alimente melhor mas não sabe como, este livro é para você. Ele traz  18 dicas e orientações para papais e mamães sobre questões relacionadas a alimentação e ainda um conjunto de atividades e brincadeiras para que pais e filhos juntos aprendam sobre o assunto. Tenho certeza de que depois de conhecer a Turminha da Saúde, personagens criados pela Mônica para apresentar os grupos alimentares, vai ficar mais fácil e prazeroso fazer as crianças comerem bem. Para adquirir o seu exemplar de “Alimentação com Saúde e Diversão” e recebe-lo por email, basta clicar aqui.

 

Cozinha com crianças - Mo e LilyMonica Herzer-Mitteregger é mãe da Lily e mais uma brasileira vivendo em terras estrangeiras. Saiu do Brasil em 2008 e hoje mora em Graz, na Áustria. Publicitária por mais de 15 anos, desde 2014 tem se dedicado às suas panelas e à Nutrição Infantil. Suas experiências e aprendizados ela compartilha no blog Kids & Kitchen – um espaço criado para promover a alimentação saudável e ajudar mamães e papais a criar novos hábitos para a família toda.

 

Categorias

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.