3 Brincadeiras da vovó Lena com os filhos da Patcamargo


Neste domingo, Dia dos Avós, a gente abre espaço para a “vovó Lena”, como os filhos da Patcamargo chamam a mãe dela, a Dona Maria Helena. Eles têm o privilégio de ter a avó pertinho e ainda com muita energia do alto dos seus 71 anos para brincar.

“Enquanto eu puder, meu maior prazer é estar com eles, brincando e nos divertindo”, conta. Quando ainda eram bebês, vovó Lena foi quem primeiro brincou de “Cute-achou!”, de “Janela, janelinha, porta, campainha”, e de “Bate, palminha, bate”. Com o tempo, as brincadeiras foram mudando, e a vovó aprendeu coisas novas para fazer com os netos. Estas três aqui são as que as crianças mais gostam.

Ciranda

Cantigas de roda são as especialidades da vovó Lena. Ela conhece várias. E sempre aproveita para cantar com as crianças, brincando de ciranda.

Sem Nome 3

 

Serra-serra

Eu já fiz um post sobre esta brincadeira que é ótima para fazer com bebês. A Gabi adora. E a vovó Lena também faz sua versão do “Serra-serra” com as crianças. É uma disputa pelo colo da avó. Só que as crianças vão crescendo e o que era um simples prá-lá-prá-cá agora tem versões “radicais”, como esta da Potchochenca virando cambalhota no final da música!

3 Brincadeiras da vovó Lena - larissa virando

Ado-ado cada um no seu quadrado

Esta brincadeira foi criação da própria vovó Lena, que aproveitou as cores do tapete da sala. Cada criança escolhe uma cor e eles só podem pular para outro espaço da mesma cor, depois de cantarem “ado-ado-ado, cada um no seu quadrado” (já ouviram esta música? rsrsrs). Olha só no vídeo a confusão! Mas a brincadeira é ótima também para reconhecer cores e coordenação motora grossa.

Além de brincar, a mãe da Patcamargo gosta de desenhar e pintar com as crianças. Eles passam um tempão colorindo revistas e figuras que eles mesmos fizeram juntos. Para estimular este vínculo com os trabalhos manuais, a Patricia trouxe um kit de bonecas de pano Matrioskas da Alegria sem Bateria. Foi muito legal ver os três junto da avó pintando as bonecas. Depois, eles aprenderam a costurar (com muito cuidado) e encheram as pequenas matrioskas com o estofo. Para não cansar, eles dividiram a atividade em dois dias e todo mundo se divertiu!

3 Brincadeiras da vovó Lena - boneca

A vovó Lena tem também algumas surpresas que até a Patcamargo duvida. Ela brinca de bola, pega-pega, corre cutia e pula corda como uma garotinha. Aqui, neste outro vídeo, ela aposta uma corrida com o Pocoyo. Olha a energia:

Estes são alguns exemplos, que complementam todas as outras sugestões de brincadeiras de vovós e vovôs que falamos durante toda a semana. Tenho certeza que não será por falta de ideias que a comemoração será menos divertida!

E se você não quer perder nada do que a gente posta por aqui, é só se inscrever na nossa Newsletter e receber semanalmente os posts e muitas novidades.

post_link_parceiros

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.