Brincadeira para bebês: vamos remar


Eu vivo falando que o Pinterest é minha fonte maior de inspiração para encontrar brincadeiras para fazer com a Gabi, não é?

Pois bem, minhas idas à livraria para fazer pesquisa de bibliografia sobre o brincar também rendem frutos! Recentemente descobri o livro 150 jogos para a estimulação infantil, do Jorge Batilori e Victor Escandell, publicado pela Ciranda Cultural e estou encantada. São atividades para ajudar no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos. Foi de lá que veio a brincadeira para bebês: vamos remar?

A brincadeira é muito simples e tem variações. Com a Gabi, o que eu faço é sentar de perna aberta, com ela virada de frente para mim e sentada. Nós damos as mãos e começa a brincadeira. Eu puxo e ela vem em minha direção. Depois ela vai para trás e me puxa em sua direção. Veja o video para ver direitinho como fizemos (com direito à Gabi super distraída porque tinha alguém filmando por perto)

O detalhe é que a Gabi gostou tanto que agora vem para perto de mim, sente e me dá a mão como deixa para eu fazer a brincadeira com ela.

Eu cantei uma versão daqui de casa da Cantiga de Roda do Rema Remador. No livro, eles sugerem a música do marinheiro

“Ô, marinheiro marinheiro 
Marinheiro só 
Ô, quem te ensinou a nadar 
Marinheiro só 
Ou foi o tombo do navio 
Marinheiro só 
Ou foi o balanço do mar 
Marinheiro só”

Eu disse que a brincadeira tem variações porque a gente pode não só mudar de ritmos, como mudar a posição das pernas. Além disso, a atividade vai mudando à medida que as crianças crescem. Neste post aqui a PatCamargo falou sobre a brincadeira Serra Serrador, que segue os mesmos princípios desta que mostrei aqui hoje, e que a vovó faz com os filhos pequenos da Pat (de 3 a 5 anos).

Ah! Quem quiser mais dicas de livros de atividades para crianças pode ler este post aqui (tem uns 2 que estão esgotados no fornecedor, mas quem sabe você encontra). Em breve vem aí o livro do Tempojunto para rechear esta lista 😉

 

Espero que estas dicas ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

Selo post com afiliados

1 comment

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.