Brincadeiras das leitoras no Primeiro Aniversário do Tempojunto!


Gente, eu nem acredito! Hoje o Tempojunto está fazendo um ano! UM ANO!!!! São mais de 500 brincadeiras e muitas histórias publicadas aqui no blog. Um monte de coisa aconteceu neste ano. Minha licença maternidade acabou, eu voltei a trabalhar e depois resolvi largar a agência e fazer do Tempojunto o meu projeto de vida, tamanha a certeza de ter encontrado algo especial, que não só mudou a minha rotina, como está ajudando a vida de várias famílias que me escrevem para contar como o blog foi importante para cada uma delas.

Neste meio tempo, a Gabi cresceu (e eu pude acompanhar!), a Carol já está no 4o ano, a Patcamargo chegou para fazer ajudar no Tempojunto e eu escrevi meu primeiro livro que vai ser lançado pela Editora Matrix em julho (ehhhhh!). Além disso, a Michele se tornou colaboradora regular, com sua coluna de dicas de aplicativos, e a Mônica entrou para o nosso time com a coluna Tempojunto na cozinha (antes disso ela, que foi a minha primeira fonte de inspiração para fazer o blog, já tinha contribuído com um material delícia sobre massinha caseira). Até o blog começou de um jeito e no meio do caminho ganhou cara nova, para facilitar a busca e para ficar mais bonito. Tudo feito pela Amanda, a nossa faz tudo digital.

Graças às colunas Leitura Brincante e Importância do Brincar, eu e a Patcamargo estamos conhecendo um monte de escritores e especialistas no universo infantil que não apenas nos ensinam muito, como nos ajudam a conscientizar toda a comunidade de leitores do blog e seguidores nas redes sociais a brincar. Só no Facebook já são 50 mil pessoas curtindo o Tempojunto e este número cresce a cada dia.

Como se fosse pouco, além de manter o blog,  o facebook e o instagram do Tempojunto com postagens diárias, ainda resolvemos lançar um canal no Youtube. Ele está no começo ainda, mas já tem um monte de vídeos bacanas e muitos outros conteúdos a caminho. Mas sabe o que é melhor? Estamos apenas começando! Tem tanta, mas tanta coisa que a gente está planejando fazer que não dá nem para contar! Só de livros eu tenho projeto para mais uns 3 rsrsrsrsrs.

Por isso tudo, o que não falta hoje é motivo para comemorar muito este primeiro aniversário do Tempojunto! E para celebrar, resolvi fazer um post em homenagem a todas as leitoras que nos ajudaram com conteúdo que viraram posts aqui no blog. Quando uma pessoa me manda um material dizendo “Olha só que eu fiz”, eu fico muito, mas muito feliz! Porque tudo o que eu mais quero com o Tempojunto, além da rotina brincante que conquistei com as minhas filhas, é colocar a brincadeira no maior número possível de lares.

Primeiro foram as amigas do dia-a-dia, que viraram minhas maiores apoiadoras. Da Renata Bordon, por exemplo, vieram as ideias do jogo de tabuleiro feito em casa, a batalha naval diferente, vulcão de argila e a pintura na calçada.

Brincadeiras das leitoras - renata bordon

Da Flavia Guerra eu recebi a mochila a jato do Super João, o batmóvel de sucata e as preciosas dicas brincadeiras no banho para a gente conseguir administrar o banho com a presença da criança no banheiro. Eu, por exemplo, vou montar esta semana a gaveta de distrações da Gabi. Já está na hora!

Brincadeiras das leitoras - flavia

A RenataUngier me mandou dicas para as viagens com criança e a atividade de adivinhar o filme para fazer no restaurante. Ela só não mandou mais porque o Dudu passou a fazer parte de tantos posts por aqui que nem precisa que ela mande nada a mais. Teve as brincadeiras na praia, a vendinha no play do prédio, as brincadeiras com as mãos, a pintura com água e ainda posso estar correndo o risco de ter esquecido alguma coisa.

Brincadeiras das leitoras - renata

A Tânia Hubner mandou uma dicas de livros com direito a fotos do filho Igor fazendo um porta lápis maravilhoso! Já a Tatiana Klingerman deu ideias de como brincar com as crianças no restaurante transformando formas abstratas em figuras. Até a Maria Clara, amiga da Carol, quis dar dica de um ótimo livro de atividades para fazer nas férias, segundo ela!

Agora tem coisa mais linda do que o post que eu fiz com a história da Marina, de 3 anos, que fez TODOS os vasinhos das lembrancinhas do seu aniversário, usando em cada um uma técnica de pintura que a mamãe Priscila Menezes aprendeu aqui no Tempojunto? Talvez a história da festa do João que fez toda a decoração, incluindo as lembrancinhas, com a avó dele! Muito lindo! O mais legal da história da Marina é que a Priscila aprendeu as tais técnicas de pintura graças a um post escrito com as contribuições da @fabi_alicia.

Essa aí é a Marina concentrada pintando os seus vasinhos

Essa aí é a Marina concentrada pintando os seus vasinhos

Além das amigas da vida, o blog também contou, no seu primeiro ano, com a participação das amigas digitais, pessoas que conheci nas redes sociais e que desde cedo, apoiaram o Tempojunto, inclusive ajudando com conteúdo.

Da Janaína (@filhoterapia) veio o exemplo de como é gratificante deixar o filho se lambuzar nas brincadeiras fazendo coisas como a pintura com os pés. A Alena e a Luciana (@basescognitivas) contribuíram com resenhas de livros infantis. Foi a partir dos textos delas, que adoro, que veio a ideia de criar a coluna Leitura Brincante! A Ana Flavia Andreoli também contribuiu para essa sessão com dicas bem bacanas como a do Arca de Noé. Já a Raquel (@mamaecriaebrinca) me emprestou conteúdo para fazer um post ótimo com os 7 passos para conseguir deixar o bebê de bruços.

De bruços

Eu não podia terminar este flashback sem falar do meu principal ganho com o projeto Tempojunto (depois do convívio com as minhas filhas, claro!) que são os feedbacks que recebo das leitoras dizendo que o Tempojunto foi útil e que faz diferença na relação com os filhos. A história do barquinho de sucata que a Ana Paula Toletino fez com a filha Giovana é um dos muitos exemplos que chegam na minha caixa postal e nos comentários da página do Tempojunto no facebook todos os dias.

Giovana se divertindo com seu barco!

Giovana se divertindo com seu barco!

Eu, a Patcamargo e a Amanda agradecemos cada palavra de apoio e incentivo que recebemos. São estímulos para que a gente siga em frente.

Sempre que tiver alguma dúvida, sugestões ou história para contar, por favor use o espaço dos comentários ou entre em contato com a gente por email. Esperamos ter você por perto para muitos outros anos de Tempojunto pela frente.

Ah! Se você curte o tempojunto e quer nos acompanhar de perto, aproveite para se cadastrar e receba as nossas novidades por email 😉

2 Comments

Comente
  1. 1
    pops

    Pati sua linda ! Nao sabia que voce tinha saido da agencia 😉 Parabens de coracao …. amo seu blog e tenho certeza que tem vida longa pela frente. ja falei, quero meu livro autografado , hehe. Nao me esqueco nunca daquele nosso encontrinho no aeroporto ….. vontade de mudar de vida, achar meu caminho, voila! Que mega caminho hein?

    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Pops! Obrigada! Você de fato foi testemunha do comecinho! Estou muito feliz e com muitos planos e oportunidades pela frente 🙂
      Pode deixar que não me esqueci do livro. Beijos!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.