10 Ideias de como brincar e fazer arte com argila


Para este final de semana, resolvi trabalhar com um material bem gostoso e que, além de brincadeiras, pode dar origem a peças de artesanato incríveis que as crianças podem fazer conosco: a argila.

O princípio das atividades é bem parecido com o da massinha. Porém, com uma diferença. É possível “assar” a argila no forno de casa ou deixar secar para dar origem a outras formas de brincar!

A argila é um material bem maleável, mas para trabalhar com ela você precisa ter sempre um pouquinho de água do lado. Conforme vocês forem umedecendo a argila, ela fica mais mole e flexível. Só não molhe muito de uma vez ou ela vai virar uma montanha de lama! Hoje em dia, é fácil encontrar este material em floriculturas,  lojas de artesanato e jardinagem.

arte com argila - material

E você não precisa ter um forno daqueles industriais em casa. Uma ou duas horas, dependendo do tamanho da peça, em forno alto já cozinham a massa e o objeto criado fica pronto para ser usado. Mas também é possível deixar secar naturalmente. Em 24 horas a argila já está sequinha.

Para brincar e fazer arte com argila

1- Desenhando na argila com macarrão

arte com argila - macarrão

Vou começar com um que eu amei, amei. Além de simples de fazer mesmo com crianças pequenas, o material extra é fácil de encontrar em casa (sobras de macarrão) e o resultado é muito bonito. A ideia é do site italiano Arte A Scuola. Mas a Patcamargo fez em casa também e disse que funcionou muito bem! A diferença é que ela fez a pintura com tinta acrílica e deixou secar fora do forno.

2- Animais coloridos de argila

arte com argila - peixe com lantejoulas

Outro que ficou muito fofo foram os peixes e criaturas marinhas sugeridas no site Sun Hats & Wellie Boots. Lá você encontra o passo a passo deste peixe com lantejoula da foto e de outros bichos do mar.

3- Brincando na natureza

arte com argila - pedras carimbadas

Outra dica para aproveitar um dia no parque é buscar vários elementos da natureza com as crianças e depois fazerem impressões dos objetos em bolinhas de argila. Depois de secos, eles podem ser enfeites de mesa, peso para papel, decoração para cenários de brincadeiras e até pecinhas de um jogo da memória bem original, feito por você e seu filho juntos. Olha quanta coisa!

4- Vulcão de argila com erupção

arte com argila - Vulcão em erupção

Esta aqui é uma dica da minha amiga Renata Bordon. Ela fez com os filhos este vulcão de argila. Não ficou o máximo? Para dar sustentação à parte de cima do vulcão, ela usou um copo descartável que foi recoberto com a argila. Depois de seco, que tal seguir a receita deste post que fizemos e criar uma erupção muito realista, com lava e tudo?

A argila para presentear

Vamos falar de presentes. Trouxe duas sugestões que tenho certeza muitos professores, vovós, titios vão amar!

5- Lembrança da infância

presente_maozinha_argila_pagingfunmums

Olha que fofo esse quadro com a mão da criança eternizada na argila! Pode ser o pezinho também ou uma combinação dos dois. A sugestão é do site Paging Fun Mums.

6- O dedinho com carinho

Arte com argila - impressão digital

Outro que também fica uma graça é este pingente feito a partir da impressão digital do bebê ou da criança na argila. Você pode cortar o formato da bijuteria com tesoura comum ou até mesmo com forminhas de brincar com massinha. O furo para o encaixe é feito com palito comum de dente ou churrasco.

O acabamento e as instruções completas estão descritos no site According to Kelly, de onde veio a sugestão. Este eu já vou deixar reservado para o presente de Natal ou de Dia dos Professores.

Para modelar ou carimbar

7- Usando letras

arte com argila - usando letras

Se o seu filho já está na fase de ler e brincar com letras, o blog Racheus.com traz várias sugestões de carimbos, moldes e esculturas usando as letras como referência. E os materiais podem ser usados repetidas vezes!

8- Modelando e brincando de forma livre

arte com argila - argila de forma livre com natureza

O brincar livremente também tem vez com a argila. E como tem. Ofereça um pedaço de argila, um pote de água e vários elementos da natureza, como folhas, galhos, sementes e gravetos à disposição do seu filho.  E deixe a imaginação voar! Olha como ficou a proposta  registrada no site Mary Cherry.com.

9- Um fóssil original usando animais

arte com argila - fosseis e dinossauros

Não sei se você sabe, mas o Pocoyo, filho da Patcamargo é fã de dinossauros, fósseis e insetos. Imagina a cara dele quando fizer estes fósseis de dinos na argila. Também muito simples, basta pressionar o brinquedo na argila para criar seu fóssil original. E depois de seco, dá para brincar de paleontólogo. É só esconder os discos fósseis no jardim, enterrar no tanque de areia, ou dentro de casa mesmo e propor uma exploração para as crianças.

10- Modelando personagens de forma elaborada

pequeno_principe

Por fim, este é para os mais especialistas no assunto modelagem. O site Duitang.com está em chinês, mas as instruções para fazer este lindo Pequeno Príncipe com sua Rosa e o planeta estão em fotos e dá para entender o que é preciso. Esse é feito com biscuit, mas dá pra fazer com argila personagens de história, para inventar aventuras em casa. Mas, nesse, confesso que eu me arriscaria a fazer somente o planeta. E você?

26 Comentários

Deixe sua opinião
    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Eva, obrigada!
      Eu adoraria saber responder a sua pergunta, mas por mais que a gente saiba que a arte é uma fora de terapia, não somos especialistas e não ouso dar uma opinião baseada em achismo. Acho que vale consultar algum profissional especializado.
      Patrícia

    • 4
      Patrícia Marinho

      Que bom! Obrigada! Coloque “comprar argila para artesanato” no google que aparecerão muitas opções de onde comprar para você.

  1. 5
    Gilmar Carneiro

    Muito obrigado pelas dicas, elas são simples mas de grande potencial criativo. Vou explorar com meus alunos pequenos. Abraço

    • 6
      Patrícia Marinho

      Olá Gilmar,
      Obrigada pelo comentário. Espero que seus alunos gostem das propostas!
      Abraços e volte sempre,
      Patrícia

  2. 12
    Veronica

    Adorei a ideia! Estava procurando alguma coisa p brincar de forma criativa e educativa com minha filha e adorei a ideia da argila! Essa semana vou comprar argila e no próximo final de semana teremos trabalho artístico!!!

  3. 14
    Maria Elisa Alves

    Achei muito interessante e criativas as atividades. Vou fazer e criar , a partir das ideias colocadas. Obrigada.

+ Deixe seu comentário