10 Ideias de como brincar e fazer arte com argila


Para este final de semana, resolvi trabalhar com um material bem gostoso e que, além de brincadeiras, pode dar origem a peças de artesanato incríveis que as crianças podem fazer conosco: a argila.

O princípio das atividades é bem parecido com o da massinha. Porém, com uma diferença. É possível “assar” a argila no forno de casa ou deixar secar para dar origem a outras formas de brincar!

A argila é um material bem maleável, mas para trabalhar com ela você precisa ter sempre um pouquinho de água do lado. Conforme vocês forem umedecendo a argila, ela fica mais mole e flexível. Só não molhe muito de uma vez ou ela vai virar uma montanha de lama! Hoje em dia, é fácil encontrar este material em floriculturas,  lojas de artesanato e jardinagem.

arte com argila - material

E você não precisa ter um forno daqueles industriais em casa. Uma ou duas horas, dependendo do tamanho da peça, em forno alto já cozinham a massa e o objeto criado fica pronto para ser usado. Mas também é possível deixar secar naturalmente. Em 24 horas a argila já está sequinha.

Para brincar e fazer arte com argila

1- Desenhando na argila com macarrão

arte com argila - macarrão

Vou começar com um que eu amei, amei. Além de simples de fazer mesmo com crianças pequenas, o material extra é fácil de encontrar em casa (sobras de macarrão) e o resultado é muito bonito. A ideia é do site italiano Arte A Scuola. Mas a Patcamargo fez em casa também e disse que funcionou muito bem! A diferença é que ela fez a pintura com tinta acrílica e deixou secar fora do forno.

2- Animais coloridos de argila

arte com argila - peixe com lantejoulas

Outro que ficou muito fofo foram os peixes e criaturas marinhas sugeridas no site Sun Hats & Wellie Boots. Lá você encontra o passo a passo deste peixe com lantejoula da foto e de outros bichos do mar.

3- Brincando na natureza

arte com argila - pedras carimbadas

Outra dica para aproveitar um dia no parque é buscar vários elementos da natureza com as crianças e depois fazerem impressões dos objetos em bolinhas de argila. Depois de secos, eles podem ser enfeites de mesa, peso para papel, decoração para cenários de brincadeiras e até pecinhas de um jogo da memória bem original, feito por você e seu filho juntos. Olha quanta coisa!

4- Vulcão de argila com erupção

arte com argila - Vulcão em erupção

Esta aqui é uma dica da minha amiga Renata Bordon. Ela fez com os filhos este vulcão de argila. Não ficou o máximo? Para dar sustentação à parte de cima do vulcão, ela usou um copo descartável que foi recoberto com a argila. Depois de seco, que tal seguir a receita deste post que fizemos e criar uma erupção muito realista, com lava e tudo?

A argila para presentear

Vamos falar de presentes. Trouxe duas sugestões que tenho certeza muitos professores, vovós, titios vão amar!

5- Lembrança da infância

presente_maozinha_argila_pagingfunmums

Olha que fofo esse quadro com a mão da criança eternizada na argila! Pode ser o pezinho também ou uma combinação dos dois. A sugestão é do site Paging Fun Mums.

6- O dedinho com carinho

Arte com argila - impressão digital

Outro que também fica uma graça é este pingente feito a partir da impressão digital do bebê ou da criança na argila. Você pode cortar o formato da bijuteria com tesoura comum ou até mesmo com forminhas de brincar com massinha. O furo para o encaixe é feito com palito comum de dente ou churrasco.

O acabamento e as instruções completas estão descritos no site According to Kelly, de onde veio a sugestão. Este eu já vou deixar reservado para o presente de Natal ou de Dia dos Professores.

Para modelar ou carimbar

7- Usando letras

arte com argila - usando letras

Se o seu filho já está na fase de ler e brincar com letras, o blog Racheus.com traz várias sugestões de carimbos, moldes e esculturas usando as letras como referência. E os materiais podem ser usados repetidas vezes!

8- Modelando e brincando de forma livre

arte com argila - argila de forma livre com natureza

O brincar livremente também tem vez com a argila. E como tem. Ofereça um pedaço de argila, um pote de água e vários elementos da natureza, como folhas, galhos, sementes e gravetos à disposição do seu filho.  E deixe a imaginação voar! Olha como ficou a proposta  registrada no site Mary Cherry.com.

9- Um fóssil original usando animais

arte com argila - fosseis e dinossauros

Não sei se você sabe, mas o Pocoyo, filho da Patcamargo é fã de dinossauros, fósseis e insetos. Imagina a cara dele quando fizer estes fósseis de dinos na argila. Também muito simples, basta pressionar o brinquedo na argila para criar seu fóssil original. E depois de seco, dá para brincar de paleontólogo. É só esconder os discos fósseis no jardim, enterrar no tanque de areia, ou dentro de casa mesmo e propor uma exploração para as crianças.

10- Modelando personagens de forma elaborada

pequeno_principe

Por fim, este é para os mais especialistas no assunto modelagem. O site Duitang.com está em chinês, mas as instruções para fazer este lindo Pequeno Príncipe com sua Rosa e o planeta estão em fotos e dá para entender o que é preciso. Esse é feito com biscuit, mas dá pra fazer com argila personagens de história, para inventar aventuras em casa. Mas, nesse, confesso que eu me arriscaria a fazer somente o planeta. E você?

Para ter ainda mais ideias, siga a nossa pasta no Pinterest. Ah!!! E se você gostou dessa dica e não quer perder nenhuma novidade do Tempojunto, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

 

31 Comentários

Deixe sua opinião
    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Eva, obrigada!
      Eu adoraria saber responder a sua pergunta, mas por mais que a gente saiba que a arte é uma fora de terapia, não somos especialistas e não ouso dar uma opinião baseada em achismo. Acho que vale consultar algum profissional especializado.
      Patrícia

    • 4
      Patrícia Marinho

      Que bom! Obrigada! Coloque “comprar argila para artesanato” no google que aparecerão muitas opções de onde comprar para você.

  1. 5
    Gilmar Carneiro

    Muito obrigado pelas dicas, elas são simples mas de grande potencial criativo. Vou explorar com meus alunos pequenos. Abraço

    • 6
      Patrícia Marinho

      Olá Gilmar,
      Obrigada pelo comentário. Espero que seus alunos gostem das propostas!
      Abraços e volte sempre,
      Patrícia

  2. 12
    Veronica

    Adorei a ideia! Estava procurando alguma coisa p brincar de forma criativa e educativa com minha filha e adorei a ideia da argila! Essa semana vou comprar argila e no próximo final de semana teremos trabalho artístico!!!

  3. 14
    Maria Elisa Alves

    Achei muito interessante e criativas as atividades. Vou fazer e criar , a partir das ideias colocadas. Obrigada.

    • 28
      Poliana Marques

      Olá, Patricia. A PatCamargo, que escreveu este post preparou algumas dicas especialmente para você. Porém, ela alertou que, se você quiser faer uma candeia de lamparina, não dá para fazer com argila. Neste caso, você pode usar o papel machê, que é o melhor material para fazer este tipo de objeto, com mais detalhes inclusive. No nosso site, tem dicas de como fazer este tipo de papel. Você só precisará ter a habilidade de moldar o formato da candeia neste material. Depois compartilha conosco se conseguiu fazer? Se precisar de mais alguma coisa, mande um e-mail para contato@tempojunto.com. bjo

  4. 29
    Juliana

    Olá! Há tempos quero fazer a mão da minha filha em argila. Mas todas os posts que encontro, são com farinha ou maizena. No link que vc sugeriu, a massa também é feita com farinha. Gostaria de saber se, caso eu faça com argila, qual acabamento devo usar para que a argila na resseque e quebre com o tempo. Obrigada!

    • 30
      Poliana Marques

      Olá, Juliana! Temos uma dica sim, da PatCamargo especialmente para vc :) Sobre a argila, se você der preferência para argila branca, ficará mais resistente e o acabamento mais bonito. Para durar mais, você pode aplicar uma camada de verniz (pode ser spray ou com pincel) fosco, depois de a argila secar bem. Dura mais e evita rachaduras. Por fim, se você tiver habilidade, pode usar verniz vitral, transparente ou colorido. Tem sempre que deixar secar bem. Depois conta como ficou? Bjo

+ Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.