Só 10 minutinhos: mais 10 atividades


Eu já escrevi aqui no blog sobre atividades que podemos fazer com as crianças, mesmo quando temos só 10 minutinhos disponíveis. Afinal, o que eu quero aqui é dar dicas de brincadeiras que possam ser deliciosas não importando o lugar, a situação ou o tempo que a gente tenha. E olha que acabei descobrindo tantas brincadeiras que podemos fazer em 10 minutinhos que resolvi escrever um novo post.

Desta vez, eu dividi por categorias para facilitar. Começamos com

Atividades com esforço físico

1. Andar sobre os pés

Está atividade não requer nenhum material, só um pouco de habilidade. Dê a mão para a criança e peça para ela subir nos seus pés. Andem juntos desta forma. De lado, de costas, de frente. É mega divertido, além de trabalhar muito a coordenação motora e exercitar os comandos “direita-esquerda” do cérebro.

Quando vocês estiverem craques no andar, tentem dançar, pular ou apressar o passo juntos!

2011-04-18 01

2. Serra-serra e balanço na perna – você ainda se exercita!

Estas duas brincadeiras têm mil e uma atividades. A mãe da Patcamargo (no dia das avós vocês verão um post com ela) sempre fazia com a Patricia quando era pequena e agora faz com os netos. Também não precisa de material. E se você mantiver uma postura correta, a atividade também serve de exercício para o abdomem e as pernas. Olha que tudo!

No Serra-serra você senta e coloca seu filho sobre sua coxa, de frente para você. Dê as mãos, estiquem o braço e façam uma espécie de gangorra (olha o abdomem trabalhando), enquanto cantam:

Serra, serra, serrador

Serra o papo do vovô

Quantas serras já serrou

Prá fazer meu bangalô!

Ganha quem acabar a brincadeira mais deitado.

2011-04-17 10

Já para o balanço na perna, você deve sentar na ponta do sofá, ou da cama, ou de uma cadeira firme. Alongue uma das pernas e posicione a criança deitada de bruços na sua perna (abaixo do joelho) de mãos dadas com você. Ao flexionar e alongar a perna, a criança fica num “balanço”, enquanto você exercita os músculos da coxa e do abdome.

Quanto mais na ponta do sofá, mais forçar você terá que fazer. Então, se você tem algum problema de coluna, é só sentar mais para trás e usar o sofá como apoio para a perna.

lari_bruco

3. Cavalinho

Esta também é simples e uma porta aberta para risadas. Nas costas ou no ombro, uma “cavalgada” pelo corredor é certeza de 10 minutos divertidíssimos.

cavalinho_opcao_melhor_steven_depolo

Sem tanto esforço físico

Ok. Você está cansado e atividade física não é a proposta. Sem problemas! Olha aqui as dicas para 10 minutinhos com zero esforço:

4. Figurinhas

A Patcamargo fez um post na coluna dela sobre o quanto colecionar figurinhas e completar os álbuns é importante na criação de vínculo na família dela. Dez minutos por dia são suficientes para abrir um pacote de figurinhas com as crianças. Depois dá para criar outras coisas com as figurinhas que forem repetidas.

foco album figurinhas Frozen

5. Álbum de família

É uma experiência linda mostrar para as crianças as fotografias de quando éramos pequenos. Contar as aventuras, as brincadeiras. E elas amam a experiência. Tanto que o tempo passa num piscar de olhos.

album_familia_opcao

6. Jogos de cartas

Um baralho e algumas regras fáceis de serem memorizadas. E você tem mais 10 minutinhos com as crianças. Neste post do Uol Mulher, tem alguns jogos bem legais para crianças a partir de quatro anos.

Atividades artísticas

Sim! É possível fazer trabalhos suuper fofos em pouquíssimo tempo. Eu separei dois que adorei.

7. Papel de carta com bolhas de sabão

A Carol adorou fazer com a amiga estes papéis super fofos com bolhas de sabão colorido. Foi uma farra aqui em casa e o resultado final ficou lindo.

8.Pintura com caminhões de brinquedo

Esta ideia incrível eu encontrei no blog Happiness is Homemade. Nele tem a explicação direitinho de como fazer. Em 10 minutinhos está criada uma obra de arte cheia de cor!

pintura_caminhao_happinessishomemade

Usando aparelhos eletrônicos

9. Aprenda o app que ele mais gosta

Talvez você precise de 15 ou 20 minutos dependendo do app ;) , mas reservar um tempinho com seu filho para aprender aquele jogo eletrônico que não sai da mão dele sempre que há uma oportunidade? Eu já postei algumas dicas de aplicativos e um sábado por mês temos a coluna da pedagoga Michelle Soares com dicas ótimas de apps para todas as idades.

apps para volta às aulas

10. Telefone para dizer “oi”

Tem outra coisa que eu faço cada vez menos e eventualmente acabo me cobrando: telefonar para as pessoas simplesmente para dizer “oi” e perguntar como estão. Pois em 10 minutos você consegue fazer 5 ligações com as crianças. Não é para ter nenhuma conversa longa, até porque, quem irá falar no telefone são elas e não você. Aproveite para fazer uma surpresa para os vovôs, o padrinho e a madrinha (da criança e seu também), para o amiguinho da escola, para aquele amigo que sabe do seu filho, mas não teve ainda a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente.

crianca_telefone

 

Se você quiser receber sempre as nossas novidades e não perder nenhum post,  inscreva-se na nossa Newsletter! 

É rapidinho.

 

 

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.