Brincar de arte com crianças: pintura no papel amassado


By patcamargo

Quando eu vi essa atividade no blog Buggy and Buddy pensei comigo “uma atividade de arte simples para os meus filhos e o resultado da pintura no papel amassado é super bonito”. Mas no meu caso, não funcionou muito bem. Mesmo assim, a brincadeira foi boa. Ou seja, serviu – e muito! – para brincar com as crianças, só que o resultado não foi o mesmo do post que me rendeu a inspiração. Por isso, achei legal escrever sobre a experiência.

Você vai precisar dos seguintes materiais:

folhas de papel tipo sulfite (o original é um material chamado papel de construção, que não encontrei referências no Brasil)

tinta aquarela

pincel

Pintura no papel amassado - material

Para começar, divida a folha de papel A4 em quatro pedaços menores. Em seguida, amasse-as formando uma bolinha.

Pintura no papel amassado - a bolinha de papel amassado pra pintura

Em seguida pinte o lado de fora todo da bolinha com uma cor de tinta. Até aqui, foi ótimo com as crianças. Olha só como eles estavam se divertindo. E eu consegui chamar a atenção dos três com esta técnica.

Pintura no papel amassado - pintando a bolinha de papel

Feito isso, abra com muuuuito cuidado a folha de papel. E foi aí que não funcionou em casa. Como o papel fica molhado com a tinta e é difícil de explicar para crianças muito pequenas que é preciso colocar pouca tinta, não consegui abrir nenhum sem rasgar.

Mas o truque é usar a tinta aquarela com pouca água, para que o papel não desmanche.

Depois de abrir, pressione-o contra um pano ou papel toalha para absorver a tinta. Se preferir, você pode deixar secar entre uma etapa e outra, mas o efeito não fica tão bonito.

Faça novamente a bolinha de papel e pinte-a com outra cor.

Pintura no papel amassado - Sofia pintando a bolinha

Você vai repetir a pintura quantas vezes achar necessária para que o papel fique colorido. Eu não precisei passar da terceira vez. Veja a foto do resultado com as crianças, o meu e o do blog que me inspirou.

Pintura no papel amassado - arte pronta

Pintura no papel amassado - referencia original

Não fica lindo? Você pode usar as folhas depois de secar como papel de carta, ou para escrever cartões de aniversários e datas comemorativas, ou simplesmente para pendurar na exposição de arte da casa.

Tem várias outras dicas de arte para crianças e bebês aqui no blog. Para não perder nenhuma, faça parte da lista de recebimento da nossa Newsletter. Não custa nada e você fica por dentro de tudo que acontece por aqui.

3 Comments

Comente
  1. 2
    Dani

    Onde moro (fora do Brasil) tem o papel construção. Tenho um grupo semanal com os brasileirinhos em Singapura e vou usar essa ideia. Eles vão adorar.
    Obrigada pelo post.

    • 3
      Patrícia Marinho

      Que legal, Dani! Bom saber que estaremos por perto ajudando a proporcionar momentos felizes com as crianças!

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.