Brincadeira com o bebê no espelho para estimular os sentidos


Nós podemos brincar com os bebês desde o momento em que nascem. Eles brincam sentindo nosso cheiro, ouvindo nossa voz e brincando de descobrir o que é exatamente que ele está vendo. Ao contrário da audição, que já vem prontinha quando a criança vem ao mundo, a visão do recém nascido vai se desenvolvendo aos poucos. E nós podemos ajudar neste processo.

Tem um quadro das etapas de desenvolvimento do bebê que publicamos logo nos primeiros posts do blog que explica melhor estas fases. Entretanto, os especialistas concordam que o bebê enxerga a uma distância de aproximadamente 20cm no primeiro mês. Mas o que mais chamou minha atenção, e que levou a esta brincadeira, foi o fato de eles enxergarem em 2D neste período. Assim:

Brincadeira com o bebê no espelho para estimular os sentidos - kandinsky

Se eu dissesse que esta foto acima é de uma sala e pedisse para você se sentar, onde você sentaria? E se eu perguntasse onde está o titio, para que lugar você olharia? Como adultos nós temos já muitas referências de imagens, figuras e objetos. Então, muito provavelmente você buscaria neste quadro de Kandinsky algo que se assemelhasse a um sofá ou poltrona, ou ao rosto humano. A criança chega vendo o mundo como algo contínuo. Não identifica os elementos recortados e separados um do outro. Como um quadro abstrato. E sem a referência que temos, é um trabalho difícil para o recém-nascido definir o que é um rosto, onde começa o nariz e onde se encontra com o olho ou com o brinco da orelha.

Por isso, uma das principais brincadeiras com o bebê ainda nas primeiras semanas de vida é o “cute, achou”, o “cadê”. Ela faz toda a diferença no desenvolvimento emocional do bebê. E mesmo depois de meses, os bebês ainda se divertem com esta atividade.

Olha só a Júlia, na foto com quase 6 meses curtindo muito.

Brincadeira com o bebê no espelho para estimular os sentidos - Brincadeira do cadê

Você nem precisa de um paninho. no início, pode usar as próprias mãos para esconder e descobrir seu rosto.

Brincadeira com o bebê no espelho para estimular os sentidos - Brincadeira do cadê com bebe

Brincadeira com o bebê no espelho para estimular os sentidos - Brincadeira do cadê com bebe achou

Com esta brincadeira, o recém-nascido ele começa a “destacar” as figuras do grande cenário e passa a entender onde começam e terminam as coisas.

Espelho meu

Aproximadamente aos três ou quatro meses, os bebês reconhecem o rosto de quem está mais próximo. É muito interessante fazer, então, a brincadeira da careta no espelho, para que ele reconheça seu próprio rosto.

Brincadeira com o bebê no espelho para estimular os sentidos - Brincadeira do reconhecimento

A brincadeira consiste em colocar o bebê na frente do espelho e a uma curta distância. Comece com um movimento simples, como franzir o nariz. Repita várias e várias vezes. A repetição é uma fórmula fundamental para a formação de conexões neurais e que acompanhará seu filho por muitos anos. Outra opção é mostrar a língua.

Brincadeira com o bebê no espelho para estimular os sentidos - Brincadeira do reconhecimento com careta

Dependendo do tempo de vida do bebê, ele irá imitar o movimento, um pouco de cada vez. Deu para notar a concentração da Júlia?

Os sentimentos dão origem a ótimas caretas também.

E além de treinar a visão, aprender a mover músculos da boca e da face para imitar o que está vendo, com esta brincadeira, seu filho terá uma ajuda para desenvolver a área conginitiva que identifica os sentimentos.

Brincadeira com o bebê no espelho para estimular os sentidos - Brincadeira do reconhecimento com sorriso

Olha quanta coisa podemos trabalhar brincando alguns minutinhos com os bebês desde que nascem!

Não sei se você já sabe, mas aqui tem brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba por e-mail tudo que postamos no Tempojunto.

8 Comments

Comente
  1. 1
    Bruno

    Meu filho vai fazer 2 anos e ainda não fala… Marquei consulta com a fono, mas gostaria de brincadeiras em frente ao espelho para estimular meu filhote
    Beijos

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.