Brincadeiras e tradição: o fim do ano é um excelente momento de tempo junto


Hoje estamos abrindo um espaço no domingo para falarmos de tradição. O fim do ano em geral é um momento em que as famílias se organizam e procuram se encontrar. Seja pelo Dia de Ação de Graças (que foi ontem, dia 28), ou o início do Advento de Natal (hoje, dia 29). Por causa do Natal ou do Reveillon, não importa o motivo. Mas este é um período em que, no geral, tradições familiares se tornam mais presentes.

Então, a gente vai contar aqui um pouquinho das tradições que fazem parte da minha família (aqui é a Patcamargo escrevendo) e da Patricia Marinho. Brincadeiras, atividades, músicas que fazemos desde o tempo dos nossos avós e outras que inventamos agora e passaram a ser tradição na nossa própria família. Para você se inspirar e, seja por qual motivo, perceber que este período pode ser um excelente período para passarmos mais tempo juntos.

Agradecer juntos

Sim, sei que o Dia de Ação de Graças já passou. Mas quem disse que agradecer tem data? Este dia não era muito “popular” quando eu era pequena, mas agora tem ganhado adeptos aqui no Brasil. Em casa, desde 2012 temos o nosso cofre de coisas importantes. Ele tem o formato de um coração e nele colocamos durante o ano papeizinhos descrevendo o que foi importante.

Caixa coração

Então, no dia de Ação de Graças abrimos o cofre, lemos com as crianças, lembramos, agradecemos e nos divertimos!

O que você acha de encontrar uma forma de relembrar as coisas que aconteceram neste ano? Que tal uma montagem com algumas das fotos que estão no celular? Ou convidar as crianças para desenhar aquilo que elas acharam de mais legal no ano?

Preparação para o Natal

O Advento – as quatro semanas que antecedem o Natal – sempre foram as mais incríveis na minha infância. Primeiro porque começavam as férias da escola rsrsr. Mas além disso, tinha a correria dos adultos, as compras de presentes, os enfeites, as conversas sobre a viagem para a casa da minha avó (onde passei os natais mais encantadores quando era criança), os preparativos, as brincadeiras, o cardápio da festa e a árvore. Era uma movimentação intensa e diferente na casa, misturada com o espírito de Natal que estava chegando.

Por tudo isso, eu faço questão de manter esse clima agora com a minha família. Você pode ter certeza que enquanto você lê este post estamos montando nossa árvore de Natal, por exemplo.

A Patricia Marinho tem uma árvore bem grandona e cheia de enfeites na casa dela. Olha só o material de preparação.

Essa é a minha árvore antes de ser montada

Essa é a minha árvore antes de ser montada

Em casa, fiz uma menor, enquanto as crianças ainda são pequenas. E eu uso enfeites que não quebram, assim elas podem ajudar sem se preocupar em quebrar nada. Eu costumo começar a decoração de Natal no dia do Advento (hoje!). Faço aos poucos, sempre nos finais de semana, como se estivéssemos mesmo preparando uma festa. As crianças ficam animadíssimas!

decoracao

Outra coisa que não falta é o calendário do Advento. A Patricia Marinho também adotou um, que vai sendo montado e se transformando numa “floresta de Natal”. Olha que fofo.

ainda dá tempo - calendario

O meu tem cara de calendário e tem umas janelinhas que vamos abrindo todos os dias, a partir de hoje. O legal destes dois calendários nem é o formato, mas as sugestões de atividades para fazermos em família. Pode ser de um simples “dê um abraço” ou “cante uma música de Natal”, até “acampamento na sala” ou “vamos visitar alguém que gostamos muito”.

Estas pequenas coisas todos os dias fazem desta época algo ainda mais especial, que certamente será lembrada pelas crianças por muito, muito tempo.

Calendario do advento da Pat Camargo

natal mágico para as crianças - várias ideias

Você pode fazer o seu em casa, neste link aqui você pode encontrar um arquivo para imprimir com um calendário que eu achei muito fofo. Mas as ideias são tantas, que eu já deixei programado para o ano que vem, que farei um post especial só com ideias de calendários de advento.

Mas use envelopes coloridos, ou caixinhas de diferentes tamanhos. Quem sabe usando copinhos descartáveis montados no formato de uma árvore? Eles podem ser colados na parede com fita crepe e dentro você coloca as atividades. Vocês podem ir tirando um de cada vez, conforme os dias passam.

Além de tudo isso, o calendário do Advento ajuda as crianças a ficarem menos ansiosas com o tempo que falta para o Natal! ;)

Outras coisas que não podem faltar

Outra tradição da família que começou quando o Pocoyo nasceu é oferecer uma pequena peça de decoração de Natal para as famílias que nos visitam nesta época ou que nos recebem no período de Natal. Antes, eu costumava comprar alguma coisa. Mas ficou muito mais legal quando eu comecei a fazer as pequenas decorações com as crianças. No ano passado, eu postei aqui a bola de Natal que fizemos com as impressões digitais da família toda.

lembranca_natal_blog3

Este ano, preparamos uma guirlanda muito fofa. Eu vou adiantar a foto do resultado final aqui, mas o passo a passo eu conto na minha coluna desta próxima quarta-feira, ok?

Lembrança de Natal para fazer com as crianças - guirlanda pronta 1

E tirar fotos com o Papai Noel? Uma tradição da família Marinho! Confesso que eu levo as crianças para ver o bom velhinho, mas nem sempre consigo tirar uma foto. Mas a sugestão é muito legal.

Carol e o papai noel

Quando eu era pequena tinha um primo em casa que sempre fazia as vezes de Papai Noel. Era muuuito legal! Quem sabe não tem ninguém na família que tope?

4 brincadeiras para esperar o Papai Noel

A Noite Feliz das outras crianças

Se os seus filhos ganham presentes durante o ano, talvez esta seja uma época legal para ensinarmos a eles sobre a ajuda que o Papai Noel precisa para entregar presentes a crianças que não ganham nada o ano todo. A caridade e a doação são valores importantes independentemente da religião, crença (ou não crença) que se tenha.

Então faz parte da nossa tradição de Natal separar brinquedos que estejam quase novos e possam ser doados nesta época. Se esta não é a realidade na sua casa, que tal usar uma das ideias de brinquedos de sucata que demos neste ano e fazer com as crianças brinquedos que possam ser usados por outras?

Resultado do foguete

Dia de festa

No dia das festas de final de ano, a gente fica com um humor mágico! Tem correria ainda para os últimos preparativos, tem cheirinho de comida especial, tem bagunça com as crianças e muita expectativa porque, afinal, mais um ano está se encerrando.

Fizemos um post com sugestões de brincadeiras para serem feitas em família nestes momentos. E outro com duas músicas de Natal bem diferentes para variar um pouco o “Jingle Bells”. Dá uma olhada, você vai gostar.

Espero que algumas tradições possam fazer parte da sua família e que elas sejam uma forte vínculo que seja passa do a seus filhos e netos!

E para não perder nada, que tal fazer parte do nosso grupo de e-mail? É gratuito e você recebe semanalmente na sua caixa postal tudo o que acontece por aqui.

livro-tempojunto-100-brincadeiras-banner-inferior - sem logo cultura

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.