Os melhores brinquedos caseiros para bebês de 18 a 24 meses


Quem acompanha o blog está vendo a Gabi crescer e conhece as atividades que eu faço com ela. Eu dou bastante valor à capacidade dela brincar livremente e poder desenvolver a sua imaginação usando materiais desestruturados ao invés de brinquedos prontos. Estes também tem a sua vez na rotina da Gabi, até porque são fundamentais para o estímulo adequado das crianças. Tanto que a gente desenvolveu o ebook “Como montar uma área de brincar para bebês”, com todas as nossas dicas dos brinquedos que você precisar ter e porque. (o ebook é gratuito e se você quiser um, basta clicar aqui).

Mas hoje eu queria mostrar os melhores brinquedos caseiros para bebês de 18 a 24 meses com base na minha experiência com a Gabriela. São 6 sugestões que deram muito certo aqui em casa.

Com isso eu começo uma série que vou publicar durante duas semanas, às terças e quintas, com as melhores atividades para bebês de 18 a 24 meses. A partir do ano que vem, não vai dar mais para a chamar a Gabi de bebê, né? Então as brincadeiras com ela serão as sugestões de atividades para crianças pequenas e vai ter pelo menos uma por semana.

Mas se você está chegando no blog agora e tem um filho recém-nascido, não se preocupe. Além da gente tem um monte de posts publicados no blog (dá uma olhada só nos posts que aparecem quando você coloca Bebê na busca), a gente já está planejando novos conteúdos com as mães amigas que têm filhos pequenos e deixaram a gente brincar com os seus bebês e contar tudo aqui no blog.  Tem muita coisa bacana a caminho.

1. Caixas Sensoriais

Brincadeira para fazer em casa com o seu filho pequeno - usando uma pa para pegar o macarrao

As caixas sensoriais são são as organizadoras que recebem algum material diferenciado para que a criança possa brincar explorando os sentidos. Acho que é uma das brincadeiras que tanto eu quando a Gabi, e até a Carol, mais gostamos de fazer neste semestre. Essa da foto é do post “Brincadeira para fazer em casa com seu filho pequeno.”

2. Cola e Descola Palito

Brinquedo feito em casa para bebês - gabi colocando os palitos

Neste brinquedo você envolve um rolo de papel higiênico com papel contact e depois entrega palitos coloridos para a criança brincar de colar e descolar.

3. Tambor de lata

Como fazer um brinquedo para bebês com uma lata - Gabi marcha com o tambor

Tudo começou com o pé de lata da Carol, que chamou a atenção da Gabi. Acabei fazendo uma versão para a Gabi que pudesse ser pendurada no pescoço. Com a ajuda de uma colher, a lata virou tambor e passear cantando “Marcha Soldado” virou rotina aqui em casa.

4. Painel de formas geométricas

Atividade de cores e formas com contact e feltro - gabi e as formas no vidro

Para este brinquedo você só precisa de papel contact e feltro. A ideia é pendurar o papel contact numa parede ou janela, com a superfície colante virada para o lado de fora. Daí você recorta formas geométricas coloridas com o feltro e brinca de colar e descolar as formas com as crianças. Aproveite para nomear as cores e as formas enquanto ela brinca.

5. Boliche de garrafa pet

Brincadeira de movimento com boliche caseiro - gabi sentada no chao

O boliche de garrafa pet foi originalmente feito para a Carol. Mas que acabou aproveitando mais foi a Gabi. Dá pra fazer ótimas atividades de estímulo a coordenação motora grossa com este brinquedo.

6. Violão de elástico

Como fazer um instrumento musical caseiro para os pequenos - gabi ouvindo o som

Bastam alguns elásticos, daqueles de escritório, para você transformar uma caixa comum num violão que vai encantar os pequenos. Veja como funcionou super bem com a Gabi aqui.

Não sei se você já sabe, mas aqui tem brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, clique aqui para receber o seu ebook “Como montar uma área de brincar para bebês” e passar a receber por e-mail tudo que postamos no Tempojunto. Tanto o ebook quanto os emails são gratuitos.

Ebook area de brincar_1

11 Comments

Comente
  1. 1
    Marta Macaya

    As figuras geométricas podem ser coladas em um quadrado grande de feltro mesmo. Fiz uma árvore de Natal de feltro, com círculos de feltro vermelho e ele está adorando por e tirar as bolinhas.

    • 5
      Patrícia Marinho

      Olá, Silvia, obrigada pelo comentário. Ainda bem que a gente consegue ajudar de alguma forma!
      Beijos,
      Patrícia.

  2. 6
    Ana Silvia da Costa Pereira

    Seu site Patrícia é o melhor…. não me canso de ler e ler todas as brincadeiras. Dá vontade de fazer todas. Já fiz a do Contact na parede, com formas geométricas e o tambor. Agora vou fazer os pregadores de roupas com a saladeira e da massinha com bloquinhos e fita crepe. São tantas as idéias…. Muito obrigada pelos ensinamentos e parabéns pela iniciativa. Um abraço.

    • 7
      Patrícia Marinho

      Nossa, que comentário mais simpático! Muito obrigada! Ganhei meu dia! E continue voltando para se inspirar sempre mais 🙂
      Beijos,
      Patrícia

  3. 8
    Amanda Garcia

    estou adorando participar, mas tenho certas dificuldades pois minhas crianças estão sempre em carrinhos e alguns não caminham ainda, e para fazer a atividade com eles tem que ser individual, eles não interagem entre eles, como faço para acontecer essa conexão entre eles?
    Que tipo de atividades posso passar pra eles que eu consiga fazer com que todos participem ao mesmo tempo, o espaço é pequeno.

    • 9
      Patrícia Marinho

      Oi Amanda, tudo bem?
      Eu não entendi muito bem. Você pode mandar um email para patricia@tempojunto.com contando um pouco melhor sobre os seus filhos e o que eles já fazem para eu ajudar? Quantos são? De que idade? Se eles forem bebês é natural que a socialização não aconteçam. A criança só começa a se interessar em brincar com outra criança quando elas são mais velhas. Me manda um email com mais detalhes que a gente conversa. Beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.