Brincar para entender o valor de uma amizade


Hoje é dia de falar do terceiro episódio da série “Brincar para quê?” que eu e a Patcamargo criamos para compartilhar nossos aprendizados sobre porque a brincadeira é tão importante para as crianças. Nos dois primeiros episódios, falamos sobre “Brincar para respeitar as diferenças” e “Brincar para aprender a dividir”.  O tema de hoje é “Brincar para entender o valor de uma amizade“.

A gente fala de brincadeiras todo santo dia porque percebemos que é pela brincadeira que as crianças testam as coisas da vida. É como se fosse um mini laboratório para desenvolverem suas habilidades tanto cognitivas, como falar, quanto as sócio emocionais. E 100% dos especialistas com quem a gente conversa confirmam isso. As crianças não nascem, por exemplo, sabendo se controlar, respeitando os desejos das outras pessoas e sabendo lidar com os seus sentimentos. Tudo isso são habilidades sócio-emocionais que se constroem com o tempo com a ajuda das brincadeiras.

Além do Circuito da Confiança e do Pique-Sino que apresentamos no vídeo, olha só outras dicas de brincadeiras que podem ser usadas nesta questão de ajudar os pequenos a entenderem o valor de uma amizade:

1. Passe a água – um tem que passar a água para o outro, sem olhar para trás.

20 Brincadeiras refrescantes para um dia quente - passe a agua detalhe da passagem

2. Desenho sem fio – em que as crianças precisam estabelecer uma forma diferente de comunicação.

Prepare-se para se divertir nesta brincadeira para um grupo de crianças - reproduzindo o desenho nas costas

3. Brinquedo de sucata – juntas as crianças criam um brinquedo novo.

como fazer um robô de sucata - robo pronto

4. Fazer banca de produtos para vender – o mais legal é quando as crianças criam os produtos que serão vendidos.

Banca de venda - Carol e dudu vendendo

5. Brincadeira da História Maluca – o melhor é ver as gargalhadas que as crianças dão quando, juntas, lêem a história que foi criada.

jogo de perguntas e respostas

Viu quanta ideia interessante? Pesquisando no blog você encontra mais. Tem gente que quer proteger tanto os filhos que os isola das outras crianças, com medo que eles possam ser magoados. Mas é justamente na brincadeira que as crianças entendem o valor da amizade.

Quem pediu para a gente fazer os três primeiros episódios da série “Brincar para quê” foi o biscoito Passatempo, que tem um trabalho bem bacana de ajudar a conscientizar as pessoas sobre o quanto deixar as crianças terem tempo para brincar junto com os amigos é importante. Brincando junto as crianças aprender a dividir, entendem as diferenças e conhecem o valor da amizade. Todo mês vão ter vídeos novos nesta e nas outras séries do nosso canal no Youtube. Se quiser acompanhar todas as nossas postagens, inscreva-se lá no nosso canal!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.