10 ideias para transformar um passeio numa aventura


Umas das melhores coisas da infância e poder dar asas à imaginação sem restrições. Tudo pode ganhar novos sentidos sob os olhos das crianças. Hoje quero ajudar você a fazer de um dia do lado de fora um momento inesquecível e por isso vou dar 10 ideias para transformar um passeio numa aventura.

Sim, numa aventura! Não é preciso muito para incentivar a criançada para passar um tempinho no mundo da imaginação. Até uma simples caminhada no quarteirão pode virar um momento de descobertas.

1. Invente um novo mundo.

Antes de sair de casa, chame as crianças para conversar e juntas imaginem um lugar que vocês podem visitar ou personagens que vocês podem ser. Vale até colocar fantasia. Depois é só viver um pouco da história durante o passeio na rua. Por exemplo, ir no supermercado para comprar os ingredientes para o banquete real é muito mais interessante do que simplesmente fazer compras.

2. Faça uma caçada de cores

No site Thepoemfam.com eu encontrei outra ideia ótima que é aproveitar a volta no quarteirão para fazer uma caça ao tesouro de cores. Você só precisa preparar um cartaz como esse da foto para a criança saber o que precisa encontrar.

10 ideias para transformar um passeio numa aventura - caçada de cores

3. Brinque de “Eu vejo…”

Escolha um objeto da rua. Uma árvore por exemplo. E dia “Eu vejo uma coisa marrom e verde”. A criança tem que fazer perguntas até descobrir que você pensou numa árvore. Quanto mais velha a criança, mais difícil o objeto. Com a Carol eu brinco com cores e vale até a cortina de dentro de um apartamento em um andar alto rsrs.

4. Veja o mundo em outra proporção

Leve uma lente de aumento na próxima vez em que for a rua e deixe a criança observar de perto as flores, folhas, texturas e bichinhos que encontrar no caminho.

foto: Fabio Furtado

foto: Fabio Furtado

5. Tire fotos

A Patcamargo fez uma coluna super legal com o tema “Brincar com seus filhos de fotografar o mundo”.  Pois bem, no próximo passeio, deixe as crianças tirarem fotos do que elas acharem mais bonito, interessante, feio, colorido e por aí vai.

Você pode até dar missões, como fotografar uma placa de carro que comecem com uma determinada letra ou uma placa de trânsito.

Brincar com seus filhos de fotografar mundo - sofia com camera

A brincadeira pode continuar em casa, com as pessoas que não foram ao passeio tentando descobrir de onde é cada foto.

6. Faça da rua um cenário

No post 10 maneiras de brincar de caça ao tesouro, eu falei de uma ideia genial que achei no site Howdoesshe.com. Você morre de vontade de gravar os filhos e nem sempre eles deixam, né? Então a brincadeira é fazer um mapa com lugares da vizinhança (foto) e definir uma tarefa para cada lugar. Tipo cantar no balanço. Antes de começar você avisa que cada tarefa vai ser filmada. Adorei! Você pode ver mais detalhes no post original.

10 maneiras de brincar de caça ao tesouro - mapa

7. Pequeno aventureiro

E que tal usar rolos de papel higiênico ou de papel toalha para fazer um binóculo que nem este da foto que a Patcamargo ensinou a fazer neste post aqui? Seus filhos certamente vão adorar fingir que são pequenos aventureiros observando o mundo.

Desafio artesanato fácil - binoculos

8. Explore a audição

Faça uma caminhada diferente, fazendo a criança usar a audição para reconhecer os sons da rua. Sirenes, motores, latidos, risadas. Tudo isso vai aparecer no seu caminho!

9. Colecione tesouros

Observe a rua. Você vai ver que pode encontrar vários tesouros no caminho: uma folha diferente, uma flor numa árvore que você nem tinha reparado que existia, uma tampa de refrigerante que, depois de beeeeem lavada, pode virar um brinquedo. E por aí vai.

10. Bracelete de folhas e flores

Até com crianças maiores você pode fazer coisas diferentes, como este bracelete de folhas que eu achei no Alphamom.com. Você pode usar rolo de papel higiênico com contact para fazer a base e depois usar o papel contact novamente para cobrir a colagem.

10 ideias para transformar um passeio numa aventura - bracelete de folha

Viu como pode ser divertido dar uma volta no quarteirão? E se você não quer perder nenhuma atividade destas, inscreva-se na nossa Newsletter e você receberá semanalmente nossas novidades!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.