5 apps para estimular o raciocínio lógico das crianças


coluna da michelle

Por aqui estamos sempre falando em desenvolvimento cognitivo, mas afinal, o que é cognição?

Estudos que envolvem pesquisas em neurociências tratam a cognição como um conjunto de habilidades mentais necessárias para a obtenção de conhecimento. Elas fazem parte do nosso dia a dia e envolvem pensamento, linguagem, memória, atenção, criatividade e até a nossa capacidade de resolver problemas. Sem um bom funcionamento cognitivo, fica difícil aprender!

O período pré-escolar é especialmente importante para o desenvolvimento destas e de outras habilidades, pois é através de trocas, experiências e estímulos que a criança terá a oportunidade de maturar suas funções cerebrais e consequentemente desenvolver-se plenamente. Existem muitas oportunidades de estimular o desenvolvimento cognitivo durante nossas atividades do dia a dia, mas é durante o brincar que ativamos diversas dessas funções e aprendemos brincando.

Durante as dicas de apps neste ano, irei poder falar um pouquinho sobre cada função e dar dicas para brincar e aprender através de recursos tecnológicos que auxiliam neste processo de desenvolvimento.

E dessa vez… vamos falar de raciocínio lógico?

Ter lógica é algo que está relacionado a organizar o pensamento e estruturar decisões a fim de chegar a um objetivo. Usamos do raciocínio lógico durante a maioria das nossas atividades do dia a dia, desde comprar um bolo na cantina da escola, até ter que dividi-lo com um amigo. Ter um bom desenvolvimento nesta área, torna a criança mais perspicaz, atenta e com boas possibilidades de resolver da melhor forma situações desafiadoras.

Separei esse mês alguns apps que iremos envolver as crianças em momentos de estratégia, organização de pensamento, classificação, associação… e de muito raciocínio lógico. Vamos nessa?

1. Unblock My Car

Seu carro está preso em um engarrafamento e você vai precisar tirará alguns carros que estão atrapalhando sua passagem. Indicado para crianças a partir de 6 anos.

5 apps para estimular o raciocínio lógico das crianças - unblock my car app

2. Color blocks

Vai ser preciso relacionar números e quantidades para fechar blocos e passar para novas fases. Muita atenção para não deixar espaços vazios ou impossibilitados de fechar novos blocos. A partir de 7 anos.

5 apps para estimular o raciocínio lógico das crianças - color blocks app

3. 1010 

Monte linhas e colunas, mas não deixe a tela encher de cubinhos, planeje as jogadas e os encaixes ou seja use a sua lógica. A partir de 8 anos.

5 apps para estimular o raciocínio lógico das crianças - 1010 app

4. Tiny Hands – Qual é o Meu Par?

Esse os pequenos adoram e é uma forma de se estabelecer as primeiras relações lógicas entre iguais. Encontre a mesma cor, forma, bicho, numeral, quantidade… Para crianças a partir de 3 anos. Disponível somente para tablets.

5 apps para estimular o raciocínio lógico das crianças - tiny hands qual e o meu par app

5. Tiny Hands – Torres

Neste app, a criança vai pensar as relações entre maior e menor e organizar torres, filas, brinquedos, perecendo o conceito de seriação. Para crianças de 1 a 2 anos. Disponível somente para tablets.

5 apps para estimular o raciocínio lógico das crianças - tiny hands torres app

Bons momentos de quebrar a cuca por aí e até a próxima!

Se você gostou deste post e quer ficar por dentro das novidades do Tempojunto, entre para a nossa lista e passe a receber a nossa newsletter semanal por email.

Michelle costa soares *Michelle Costa Soares é Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e estudante de Neuropsicologia. Atua  na cidade de Ilhéus-Ba, na área infantil, com avaliação e intervenção dos distúrbios e dificuldades de  aprendizagem. Ministra aulas da disciplina Educação Especial em cursos de Pedagogia na      Universidade do Estado da Bahia/Parfor. Trabalha junto a equipe Multidisciplinar na Equoterapia de  Ilhéus e desenvolve projetos de inclusão educacional para crianças com necessidades especiais.    Atualmente, registra em seu microblog no Instagram (@michelleterapiadecrianca) atividades e recursos educativos para o desenvolvimento das aprendizagens infantis.

5 Comments

Comente
  1. 2
    Ana karla

    Adorei! Gostaria de receber mais conteúdo para a minha filha de 10 anos que tem distúrbios do processamento auditiva. Obrigada

    • 3
      Patrícia Marinho

      Olá Ana Karla,
      Obrigada pelo comentário. Infelizmente não tenho como fazer indicação para problemas específicos. Eu e minha sócia, a Patcamargo, não temos expertise para isso. Nossa recomendação, nesses casos, é sempre consultar um especialista.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.