
Como organizar um dia sem TV
Meu post de hoje vai ser sobre como organizar um dia sem TV. Nem aqui e nem na casa da Patcamargo o dia a dia acontece sem TV. Mas a gente tenta limitar o tempo que ela ocupa na vida das crianças, principalmente, no meu caso, no dia da Gabi. A gente segue a linha da Dra Ana Escobar, que não elimina as telas da vida dos filhos, mas entende que tudo em excesso é ruim.
Por que não eliminamos as telas? Porque todas elas têm a sua função. Tem horas em que a criança precisa sossegar um pouco, ao mesmo tempo em que a gente tem atividades, de casa ou do trabalho, para executar. Nesse momento a TV pode ser uma alternativa. Mas nada de fazer da TV a sua babá.
Por outro lado, quando limitamos o tempo diante das telas, as crianças são forçadas a buscarem alternativas para se distrair. Quanto menores elas forem, maior a necessidade da presença de um adulto para isto. Se forem mais velhas, o papel do adulto é aproveitar o tempo sem TV para estabelecer conexão. Ou no mínimo funcionar como facilitador, com ideias e materiais, para que as crianças tenham estímulos para ocupar o seu tempo livre.
Se você quer promover um dia sem TV em casa, aí vão algumas dicas de como aproveitar este tempo junto com qualidade.
A primeira dica é envolver as crianças em um projeto. Se elas forem mais velhas, podem fazer que nem a Carol e criar um Teatro de Sombras. Eu gostei tanto da ideia dela, que eu conto neste post, que resolvi sentar com ela para fazer um teatro para as futuras encenções serem ainda melhores.
Você também pode sugerir que façam um brinquedo com sucata, como o robô aí da foto. Basta reunir alguns materiais e deixar como um convite para a imaginação.
Ou transformem uma caixa de papelão num cenário para brincadeiras.
Vocês também podem se envolver num projeto de artes, como o decalque com bandeja de isopor, daquela que vem com os frios que você compra na padaria.
Ou um dos 3 artesanatos feitos pela Patcamargo, que acha que não tem habilidade nenhuma, mas mesmo assim aceitou meu desafio “artesanato fácil para fazer com os pequenos” e provou que mesmo quem acha que não tem vocação para atividades manuais pode fazer coisas incríveis com as crianças.
Ainda dentro de casa, pode aproveitar o dia para fazer jogos da família. No post Noite de Jogos em Família você encontra várias dicas.
Outra alternativa é usar a oportunidade de ficar sem TV para fazer o Cofre Anti-tédio da sua casa. No fim vocês vão ter uma lista enorme de atividades para fazer. E o que é melhor uma lista feita com as crianças 🙂
Agora, se você estiver com mais de uma criança, pode fazer uma das atividades listadas no post “Pique sino e mais 10 brincadeiras para receber os amigos”.
Para as crianças menores, eu sugiro seguir as dicas do post Um dia de brincadeiras com seus filhos. Lá eu conto como fazer para planejar um dia inteirinho de atividades com os pequenos.
Ou ainda aproveitar as dicas do post 25 brincadeiras para crianças até 5 anos.
Se você puder passar o dia fora de casa, o repertório aumenta. Que tal ir para um parque e relembrar algumas antigas brincadeiras de rua? Neste post eu falo sobre 6 brincadeiras de antigamente. Pular elástico, por exemplo, faz o maior sucesso com meninas e meninas.
Mas tem mais. Você pode escolher uma das brincadeiras do post 25 brincadeiras para fazer do lado de fora.
Viu como a vida fica mais fácil quando se tem repertório de brincadeiras? Ideia aqui é o que não falta para você programar um dia sem TV.
[…] você quiser ajuda para desconectar os seus filhos, dá uma olhada nos posts Como organizar um dia sem TV e Um dia de brincadeiras com seus filhos. Lá você encontra mais dicas de como deixar a sua casa […]
Sou professora da Educação Infantil ,gostei muito das atividades …..achei enriquecedoras para o desenvolvimento das crianças.
Olá, Elisabete! Que bom que você gostou 🙂
Manda uma slime para mim
Sou professora de educação infantil. E essas atividades sao maravilhosas.para nossas crianças, amei cada uma delas.
Oi Eliana, que bom você gostou!