Apps para desenvolver a atenção das crianças


coluna da michelle

A atenção tem um lugarzinho especial quando falamos em aprendizagem. E não tenham dúvida, diversas funções cognitivas dependem dela. Uma criança que não consegue manter-se atenta diante de atividades do cotidiano, dificilmente terá registrado em sua memória os conteúdos apresentados no dia a dia.

É importante lembrar que o interesse é um “despertadorzinho” quando falamos em atenção. Pesquisas em neurociências revelam que tarefas que ativam centros encefálicos relacionados ao prazer mais facilmente mantêm o foco do indivíduo. Assim fica mais fácil entender, porque algumas crianças conseguem ficar horas na televisão, mas quando precisam daquela mesma atenção para realizar atividades que exigem esforço mental, ela não vem.

E se por aqui falamos sempre em estímulos de algumas funções cognitivas, vamos conhecer apps que podem ser interessantes para desenvolver a atenção das crianças?

1. Piano Tiles

screen322x572

É um app que exige da criança a manutenção da atenção diante de diversos outros estímulos visuais e auditivos. Um momento de distração e tudo volta ao começo. Indicado para crianças maiores de 6 anos.

2. 1 a 100

screen568x568

Aqui a criança precisa manter o foco diante de um tempo já estipulado para concluir a tarefa e ainda utilizará de registros da memória para lembrar em que número parou. O objetivo é encontrar os números de 0 a 100. Indicado para crianças maiores de 7 anos.

3. Mahjong

mahjong

É um joguinho de associação de cartas, onde a criança precisa observar as mudanças de posição para encontrar os pares. Algumas novas funções atencionais serão solicitadas. Indicado para crianças a partir de 5 anos.

4. IMimic

imimic app

Quem nunca jogou Genius? Um dos queridinhos da minha infância está disponível em app e dará à criança possibilidade de se envolver em tarefas de memória auditiva, mas a atenção é um dos fatores predominantes neste jogo. Indicado para crianças maiores de 5 anos.

5. Find-It: Objetos Ocultos para Crianças

ipad7-640x480

Este os pequenos adoram e é preciso achar o que se pede, mesmo que tenham um monte de objetos parecidos e misturados. Bons estímulos para a percepção visual e a manutenção da atenção. Indicado para crianças a partir de 4 anos.

Vai lá baixar! E lembrem-se… a atenção funciona muito melhor quando vemos sentido em algo que estamos fazendo. Mostre o sentido para as crianças através do brincar que os resultados na aprendizagem serão surpreendentes. Até a próxima!

Por aqui, todo mês tem dicas de apps para as crianças. Se você gostou dessas e quer ficar por dentro das novidades do Tempojunto, entre para a nossa lista e passe a receber a nossa newsletter semanal por email.

Michelle costa soares*Michelle Costa Soares é Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e estudante de Neuropsicologia. Atua  na cidade de Ilhéus-Ba, na área infantil, com avaliação e intervenção dos distúrbios e dificuldades de  aprendizagem. Ministra aulas da disciplina Educação Especial em cursos de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia/Parfor. Trabalha junto a equipe Multidisciplinar na Equoterapia de  Ilhéus e desenvolve projetos de inclusão educacional para crianças com necessidades especiais. Atualmente, registra em seu microblog no Instagram (@michelleterapiadecrianca) atividades e recursos educativos para o desenvolvimento das aprendizagens infantis.

2 Comments

Comente
  1. 1
    Vanessa

    Gostaria de sugestões para APP que auxiliem na alfabetização, de preferência em português caso haja áudio. Obrigada desde agora!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.