
Como ajudar o seu filho a estudar
Como ajudar o seu filho a estudar. Taí um campo complexo e amplo com várias referências que eu poderia citar. O que eu aprendi, com a prática, é que as brincadeiras também são um recurso extremamente útil para manter a motivação e o interesse das crianças pelo estudo. E este é o meu tema de hoje.
Do que a criança precisa para conseguir estudar melhor?
Quando a Carol entrou no primeiro ano, eu recebi da escola uma ficha com várias dicas importantes para um estudo mais produtivo.
No caso do ambiente, é importante ter tudo arrumado, nada de barulho, claridade e conforto. Assim como é fundamental oferecer um lugar em que a criança consiga manter uma boa postura.
Ajude seu filho a organizar o tempo e ensine-o a ter todo material necessário à mão na hora em que for começar a estudar. Nada de ficar parando durante a lição para ir procurar a régua ou a caneta que ficou faltando.
Também é muito importante organizar uma rotina em que a hora da lição seja feita num momento em que seu filho esteja bem disposto. Fome, cansaço ou irritação atrapalham o rendimento. Se você puder deixar para fazer algumas atividades burocráticas, como as contas da casa, na hora em que o filho estuda isto ajuda.
Mas o que estas dicas têm a ver com brincadeiras? É que mesmo que a gente facilite ao máximo a rotina de estudo, muitas vezes as crianças precisam de uma motivação a mais. Aprender não precisa e não deve ser chato.
O papel das brincadeiras na hora do estudo
Claro que precisamos fazer as nossas crianças perceberem que o processo de aprendizagem é algo relevante, mas isso não precisa ser necessariamente sério. Quando minha filha começou a estudar tabuada, por exemplo, ela não se mostrava disposta a aprender por decoreba. Daí nasceu o desafio da tabuada.
Se você quiser mais ideias para deixar o estudo da matemática mais estimulante, dá uma olhada no Board que criei no Pinterest sobre este assunto. E se o seu interesse for especialmente na multiplicação, checa esse link. Você faz o cadastro e tem acesso a vários PDFs gratuitos que pode baixar, imprimir e sentar para fazer com as crianças.
Por falar em internet, a quantidade de sites que apresentam desafios interessantes para as crianças é enorme. Na medida em que elas crescem, precisamos entender como usar a tecnologia a nosso fazer. A última paixão da Carol é um site chamado rachacuca.com.br. Os problemas de lógica, por exemplo, são perfeitos para fazer com as crianças.
A brincadeira é um ótimo jeito de ensinar conceitos novos
Quando se fala em ciências, aí o universo do que pode ser feito com as brincadeiras, é maior ainda. Aqui no blog nos já falamos sobre vários conceitos interessantes como:
Densidade
Propriedades do gelo
Estes e outros exemplos estão reunidos no post Brincadeiras que estimulam a curiosidade dos jovens cientistas.
Os aplicativos também podem ser aliados na hora do estudo
Todo mês a gente publica aqui no blog a coluna da psicopedagoga Michelle Costa Soares. Nela a Michelle dá dicas de apps que podem ser úteis para o desenvolvimento das crianças. Isso inclui apps que auxiliam na aprendizagem.
Apps para estimular o desenvolvimento escolar das crianças
Apps que ajudam na aprendizagem
Apps de aprendizagem para pequenos de 3 a 8 anos
Viu como tem coisas que você pode fazer para ajudar o seu filho a estudar?
Para terminar, não se esqueça de valorizar o esforço do seu filho. Mostre que você se importa! Se você não dominar o conteúdo das matérias, deixe a criança explicá-la para você. E estudem a partir daí.
Não sei se você já sabe, mas aqui tem brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba por e-mail tudo que postamos no Tempojunto.
+ Seja o primeiro a comentar
Comente