Desenho da sombra para conhecer o próprio corpo e brincar de Peter Pan


Você já leu ou assistiu Peter Pan? A história começa mesmo quando Peter entra no quarto de Wendy, João e Miguel para tentar recuperar sua sombra. A sombra de Pan é praticamente um personagem a mais no enredo. Pois bem. Eu (aqui é a Patcamargo) aproveitei esta ideia e propus uma brincadeira nova aqui em casa: o desenho da sombra. Além de ter sido bem divertido, as crianças conheceram um pouco mais sobre o próprio contorno do corpo e ainda despertaram a curiosidade sobre as diferenças entre o corpo de verdade e a sombra.

Desenho da sombra para conhecer o próprio corpo e brincar de Peter Pan - sombra Peter pan

A brincadeira teve duas versões. Você pode escolher a que achar melhor ou fazer as duas e comparar depois. Como este é um post da série brincadeiras ao ar livre, escolha um dia de sol e um lugar onde você pode riscar. Você só vai precisar de giz ou outro material para desenhar no chão. No dia em que fiz as fotos deste post, estava sem giz e usamos cacos de telha para marcar o chão.

Aliás, perdoem as fotos. Esta brincadeira não estava exatamente programada neste dia, foi uma inspiração de momento mesmo.

Mas continuando. Na versão 1 do Desenho da Sombra eu pedi aos meus filhos que deitassem no chão e um riscou o contorno do outro. Todos fizemos posições divertidas deitados, então as figuras desenhadas ficaram bem criativas.

Desenho da sombra para conhecer o próprio corpo e brincar de Peter Pan - figura no chao

Em seguida tivemos que, em pé, fazer uma sombra que encaixasse direitinho no desenho do chão. Pensa em 4 pessoas (eu e as crianças) se contorcendo no pátio do prédio onde moro para conseguir fazer uma sombra condizente com as marcas. Aff. Foi uma risada só.

Desenho da sombra para conhecer o próprio corpo e brincar de Peter Pan - figuras no chao

Desenho da sombra para conhecer o próprio corpo e brincar de Peter Pan - figuras no chao 2

Desenho da sombra para conhecer o próprio corpo e brincar de Peter Pan - figuras no chao 3

Já a versão 2 da brincadeira começa pelo fim. Primeiro fizemos uma sombra engraçada no chão. Então riscamos o contorno da sombra. Daí foi o momento de deitarmos para tentar posicionar o corpo dentro do desenho feito a partir da sombra. Não é fácil rsrsrsr. Isso porque, claro, a sombra é uma projeção distorcida do nosso corpo (benditas aulas de física!). Em outras palavras, seu contorno é um pouco desproporcional ao do nosso corpo real.

Desenho da sombra para conhecer o próprio corpo e brincar de Peter Pan - desenhando a sombra 2

Desenho da sombra para conhecer o próprio corpo e brincar de Peter Pan - desenhando a sombra 1

Olha só a outra versão desta brincadeira, só que na praia, feita pela Patricia Marinho, os sobrinhos e a Carol.

Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.