Como brincar com crianças mais velhas?


Os filhos crescem, vão ganhando independência e vão passando cada vez mais tempo sozinhos ou com os amigos. Vamos combinar que criar filhos não é fácil e, muitas vezes, a gente sente um certo alívio de conquistar parte da vida pessoal de volta. No entanto, quando a gente deixa de aproveitar o tempo junto com os filhos quando eles crescem, perdemos uma conexão que vai ser fundamental para a adolescência que vem por aí. Então, como brincar com crianças mais velhas?

A criança mais velha também precisa brincar com os adultos

Numa entrevista aqui para o Tempojunto, o psicólogo e pedagogo Lino de Macedo, especialista em desenvolvimento infantil, nos chamou a atenção para o fato de que, infelizmente, a criança mais velha, a partir dos 7 ou 8 anos, acaba não tendo mais a companhia do adulto para brincar. A máquina (a televisão, o computador, o celular) o substitui na relação lúdica com a criança. Em parte porque o adulto não tem repertório de brincadeiras. Mas também porque a gente não reconhece a importância de brincar.

No entanto, ao brincar com a criança mais velha, o adulto a empodera para lidar com situações da vida, como a vitória ou derrota (no caso de um jogo), a superação, a persistência (até ganhar do adulto) e a celebração generosa (aquela que não humilha quem não conseguiu o resultado).

Quando o adulto mantém o tempo junto de brincar com a criança mais velha ele já está sedimentando o caminho para que o adolescente tenha prazer da companhia dos pais e dos adultos, além da companhia dos amigos. (Olha aí uma dica daquela receita que todos nós queremos sobre o adolescente).  A pergunta que fica é como tirar a criança de frente das telas para querer passar um tempo conosco?

Planejar que brincadeiras fazer é um passo importante

Tudo vai depender muito da proposta que temos para as crianças. Sim, elas brincam sozinhas. E muitas vezes o que você vai precisar fazer é simplesmente aceitar um convite que a criança faça para brincar.

Mas você pode fazer mais fazendo convites interessantes para a brincadeira. Minha filha, seus amigos e primos NUNCA recusaram um convite meu para brincar, mesmo com 12, 13, 14 anos de idade. Mas é óbvio que eu preciso adequar as minhas propostas aos interesses deles. O seu trabalho vai ser o de pesquisar ideias e apresentar as propostas. Acredite: brincar se aprende.

Aqui no Tempojunto já tem um monte de brincadeiras na categoria “Já sou grande (7+ anos)”. No Livro Tempojunto tem outro tanto de ideias. E ainda tem a pasta “Crianças Grandes” no perfil do Tempojunto no Pinterest. Ou seja, ideias não faltam. Você precisa saber escolher.

Uma ótima maneira de atrair a atenção é propor brincadeiras inusitadas

Recentemente falei sobre alguns experimentos de ciências usando bicarbonato de sódio que tiveram este poder de atrair as crianças por conta do ineditismo. Primeiro escrevi sobre as “erupções coloridas” e depois sobre o “saco que explode“. Hoje vou falar sobre fazer fantoche de gelo.

Você precisar de palitos de picolé, canetinhas e formas de gelo.

Como brincar com crianças mais velhas - materiais

Para começar, você e as crianças usam as canetas para desenhar fantoches no palito.

Como brincar com crianças mais velhas - palito desenhado

Depois é só colocar o palito na forma de gelo, completar com água e congelar.

Como brincar com crianças mais velhas - fantoches prontos

A gente aprendeu na prática que a água do gelo encharcou o palito e isso deixou o desenho meio feio. Mas quer saber, para a gente isso não teve o menor problema. Fizemos teatro, brincamos de fazer o fantoche deslizar no chão e passear pelo corpo.

Como brincar com crianças mais velhas - carol brincando

O mais importante de tudo foi a qualidade do tempo que passamos juntos.

Todas segundas-feiras os nossos posts são dedicados a brincadeiras com crianças mais velhas. Se você quer acompanhar este tipo de conteúdo, mas não tem tempo de voltar aqui, cadastre-se para receber nossas informações. A gente manda uma vez por semana um email com todos os posts que foram publicados aqui no site. É grátis.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.