10 ideias de brincadeiras coloridas


A princípio, as 10 brincadeiras para ensinar as cores que vou apresentar hoje foram feitas para crianças menores, até uns 6 anos. Mas na prática, boa parte delas, especial os experimentos, interessam para os maiores também. Vamos aproveitar o final de semana para fazer umas brincadeiras coloridas?

Ensinar as cores para as crianças pequenas

1. Maneiras diferentes de ensinar as cores

Minha lista de ideias hoje começa com o post Maneiras divertidas de ensinar as cores. Lá você vai encontrar pelo menos 4 atividades e muitas dicas de como introduzir as crianças no universo das cores a partir de um ano de idade.

10 ideias de brincadeiras coloridas - maneiras divertidas de ensinar as cores

2. Separação de cores

Outra maneira de fazer uma brincadeira colorida interessante com cores é propor maneiras diferentes e inusitadas de fazer a separação de cores. No post Brincadeiras para ensinar cores, eu mostro como usar peças de Lego para fazer isso.

Brincadeiras para ensinar as cores - gabi colocando o lego no cesto

3. Águas coloridas

Taí uma brincadeira que eu postei na última terça e que a Gabi amou, amou, amou! Potes, colheres e água colorida foi tudo o que ela precisou para passar mais de uma hora brincando!

Uma atividade com água colorida que vai fazer a alegria dos pequenos - gabi concentrada

4. Caça ao tesouro das cores

A única brincadeira de hoje que a gente não fez ainda é a Caça ao Tesouro das Cores. Neste post do Iammommahearmeroar.net, eu encontrei a dica de montar uma paleta de cor (literalmente) para fazer as crianças procurarem objetos na natureza nas cores selecionadas. A brincadeira começa na montagem da paleta!

10 ideias de brincadeiras coloridas - caça ao tesouro das cores

5. Tintas Dançantes

Nessa brincadeira você usa leite, gotas de corante e um cotonete para fazer um balé de cores. Muito simples e com um efeito incrível!

Brincadeiras mágicas com as tintas dançantes - mexer na tinta

Brincadeiras coloridas para as crianças maiores

6. Arte colorida

Uma maneira bem legal de brincar com cores de forma inusitada com as crianças maiores é usar a técnica de derreter o giz para fazer arte. Você cola o giz de cera no papelão ou numa tela e usa o secador para derreter. A mistura de cores fica incrível.

Arte com giz derretido - cores prontas

7. Espuma colorida

Olha uma brincadeira simples que consegue reunir numa única atividade crianças de idades diferentes: espuma colorida. Você faz a espuma no mixer, coloca alguns brinquedos e deixa no box ou na banheira para as crianças se divertirem juntas.

Qual foi a última brincadeira diferente que você fez com seus filhos - carol e gabi na banheira

8. Cores no filtro de papel

A Patcamargo mostrou, na semana passada, uma brincadeira muito legal com canetinhas e filtro de papel para ensinar as cores. Você precisa ler o post para entender direito, mas o que acontece é que quando você coloca o filtro de papel riscado na água, ele decompõe a tinta e novas cores surgem. Parece mágica. E qual criança não gosta de mágica, não é verdade?

Descobrir as cores com canetinha e filtro de cafe - separaçao das cores final

9. Erupção Colorida

A ideia é usar a reação química que acontece quando se mistura bicarbonato de sódio e os ácidos (vinagre), para fazer um experimento que mistura as cores de forma divertida: a erupção colorida.

10. Instrumento Colorido

Para terminar, nada melhor do que misturar música e cores! Faça como Patcamargo e monte um xilofone colorido para os seus filhos.

Espero que tenha gostado das sugestões. E se você não quer perder nenhuma atividade destas, inscreva-se na nossa Newsletter e você receberá semanalmente nossas novidades!

4 Comments

Comente
  1. 1
    Viviane.

    Amei!!! Sou professora de Educação Infantil e amo ver essas ideias novas que vcs fazem. Gostaria de receber mais…
    Bjs…

    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Viviane! Muito obrigada! Acabei de cadastrar você na nossa lista para receber as nossas publicações por email, ok? Toda semana vai um email com um resumo da semana anterior.
      Espero que goste!
      Beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.